terça-feira, 2 de junho de 2015

Beata Beatriz Bicchieri, Dominicana - 3 de junho

     Beatriz pertencia a uma rica e poderosa família de Vercelli, Itália. Era filha de Pedro e de Alásia de Biandrate. Nasceu por volta do ano 1240.
     Em 11 de julho de 1250 o pai deixou em testamento os seus bens às irmãs Emília, Otina e Beatriz. Em 9 de dezembro de 1254 as três irmãs dividiram os bens, pois desejavam organizar cada qual sua vida e Emília já tinha decidido fundar um convento e nele ingressar. Beatriz desposou Joaquim de Ivachi.
     A fundação de mosteiro feminino dominicano enfrentava dificuldades. A incorporação dele na Ordem dos Predicadores, e mais precisamente na Ordem Segunda dominicana, somente ocorreu em 24 de fevereiro de 1266, quando o Geral João de Vercelli apoiou e recorreu ao papa Clemente IV para aprovar a iniciativa.
     A irmã mais velha de Beatriz, Emília (beatificada por Clemente XIV em 1769), foi a fundadora do primeiro mosteiro da Ordem Segunda dominicana e chegou a ser sua superiora.
     Em 1270, após enviuvar, Beatriz ingressou no convento das dominicanas de Vercelli fundado pela irmã. Mais tarde, fundou outro convento de dominicanas em Vercelli, que governou com sabedoria e humildade. Ficou célebre pela vida de oração e penitência que conduziu até a morte, ocorrida em Vercelli no ano de 1320. À sua morte, foi reconhecida pela voz popular como beata.
     A Beata Beatriz é recordada no dia 3 de junho, enquanto sua irmã, a Beata Emília de Vercelli, é celebrada no dia 3 de maio.
 
Etimologia: Beatriz, do latim Beatrix: “a que faz feliz alguém”, feminino de beatus, “feliz, beato, ditoso, bem-aventurado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário