segunda-feira, 15 de junho de 2015

Santa Benilde de Córdoba, viúva e mártir - 15 de junho


Martirológio Romano: Em Córdoba, na Andaluzia, Espanha, Santa Benilde, mártir, morta em idade bem avançada durante a perseguição dos mouros.  
     Corria o ano de 853 quando se desencadeou uma perseguição dos mouros contra os cristãos. Há tempos os muçulmanos havia invadido a Espanha e de tempos em tempos faziam leis para combater o aumento do catolicismo no país.
     Santo Eulógio conta que no dia seguinte ao martírio dos Santos Anastásio, Feliz e Digna, Benilde se apresentou aos juízes.
     Apesar de sua idade avançada, a viúva Benilde encheu-se de coragem evangélica, ergueu sua voz contra a tirania. Compareceu diante do juiz muçulmano na mesquita de Córdoba e proclamou que preferia a fé à vida e ao silêncio cúmplice com aquela tirania. Seu gesto claro, generoso e valente lhe custou a vida. Foi decapitada e suas cinzas foram dispersas, como as daqueles três mártires citados. Entretanto, antes de lançar seus restos mortais no Guadalquivir, seu corpo sem cabeça fora empalado e exposto a toda a cidade.
     Como os mouros conheciam bem os costumes cristãos, depois das execuções queimavam os corpos dos mártires e suas cinzas eram lançadas no Rio Guadalquivir para evitar a criação de santuários nos túmulos dos mártires.
     Dizem os entendidos que desde então as águas do Guadalquivir baixam “contaminadas” pelo único barro que, em lugar de sujar, fecundam a Igreja andaluza.
     Introduzida no Martirológio Romano por Barônio, a festa de Benilde é celebrada no dia 15 de junho. Ela é considerada uma dos Mártires de Córdoba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário