quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Santa Joana Antida Thouret - 24 de agosto

   
    “Minha filha, aqui é a vontade de Deus! Ele quer você na França. Os jovens ignorantes abandonados estão esperando por você. Vá, portanto, como uma filha generosa de São Vicente de Paulo e evangelize os pobres”, disse um eremita à jovem Joana Antida Thouret.
     Joana Antida Thouret nasceu em Sancey-le-Long, próxima de Besançon, na França, no dia 27 de novembro de 1765. Francisco e Cláudia eram seus pais, tiveram cinco filhos sendo ela a primeira. Joana, de natureza melancólica, tinha uma saúde delicada, um caráter gentil e era muito caridosa. Desde cedo aspirava a uma vida de comunhão com Deus. A família simples, dedicada a vida rural, sempre foi voltada para a fé cristã.
     Quando aos dezesseis anos sua mãe faleceu, Joana ficou tão abalada que só encontrou amparo na imensa devoção que dedicava à Virgem Maria. A partir de então ela teve de assumir as responsabilidades da casa e da família, da qual cuidou com muito amor e determinação. Mas o apelo de Deus ao seu coração era muito forte e aos 22 anos, com o consentimento do pai, ela ingressou no noviciado do Convento das Irmãs da Caridade de São Vicente de Paulo, indo para Langres e depois para Paris.
     Naquela época era normal a noviça ser submetida aos trabalhos pesados da comunidade. Assim foi com Joana que, em função da mudança de clima e do grande esforço físico, acabou adoecendo gravemente. Temendo ser enviada de volta para a casa paterna, rezou muito pedindo a Deus para cura-la. Foi atendida através de uma dedicada enfermeira que a tratou com medicação especial. Em 1788 recebeu o hábito religioso das vicentinas.
     Nesta época, a Revolução Francesa espalhava morte e terror, levando muitos religiosos, leigos e sacerdotes à condenação e à morte pela guilhotina. Em 1795 Joana e suas companheiras foram para a Suíça, mas em 1797 ela retornou a sua cidade natal. Em 1799 fundou em Besançon uma escola gratuita para meninas, onde funcionava também o atendimento aos pobres. Algum tempo depois abre uma nova escola e uma farmácia. Entretanto os revolucionários a descobriram e teve de se esconder por dois anos.
     Em 1799 pôde retornar e junto com quatro religiosas fundou outra escola com farmácia, formando o primeiro núcleo do Instituto das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. Em 1802 escreveu as regras e em 1807 fundou o Instituto das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. 
     Logo as discípulas de Joana Antida aumentaram e a nova congregação se expandiu pela França, Suíça, Saboia e Nápoles. Nesta cidade, em 1810, Joana assumiu a direção de um grande hospital. A Santa passou a última etapa de sua vida em Nápoles, onde empreendeu intensa atividade abrindo muitos institutos, desenvolvendo assim sua congregação.
      Em 23 de julho de 1819 as regras do Instituto são aprovadas pelo Papa Pio VII.
     Joana continuou a empreender vigorosos esforços na fundação de novas casas até que no dia 24 de agosto de 1826 faleceu no convento de Nápoles rodeada por suas religiosas.
     Foi beatificada em 23 de maio de 1926 pelo Papa Pio XI e canonizada também por ele em 14 de janeiro de 1934, tendo sido indicada sua celebração para o dia de sua morte.

Basílica de Sta. Joana Antide Thouret em sua cidade natal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário