sábado, 16 de junho de 2018

Santa Valeriana e comp., Virgens e Mártires – 17 de junho


Martirizadas em Aquileia, província de Udine, Itália, no século I-II.  

     A única santa que leva este nome se encontra em um grupo de quatro mártires de Aquileia, comemoradas no Martirológio Jeronimiano no dia 17 de junho. 
     As quatro mártires são: Círia, Musca, Valeriana e Maria. Lamentavelmente a antiguidade dos livros litúrgicos, a ação destrutiva que chegou à antiga cidade de Aquileia, fundada pelos romanos no ano 181 a. C., por meio da invasão de Alarico no ano 401, e depois por Átila no ano 452, resultaram na perda das informações sobre as quatro mártires.
     Em todo caso, somente as duas primeiras – Círia e Musca – são recordadas inicialmente na liturgia de Aquileia, e depois na liturgia de Udine. O antigo breviário as considera irmãs, as quais desprezaram a vida mundana e se consagraram como virgens ao serviço de Nosso Senhor Jesus Cristo: Círia dedicando-se à vida contemplativa; Musca à vida ativa.
     Elas sofreram o martírio em Aquileia, durante as perseguições dos séculos I-II, porque não conseguiram fazê-las sacrificar aos deuses. 
     As outras duas não constam dos primeiros breviários de Aquileia, e não se sabe porque Valeriana e Maria foram consideradas mártires com as duas irmãs no Martirológio Jeronimiano.
     Entre outras coisas, nos estudos hagiográficos às vezes Valeriana é confundida com a mártir africana Valéria, venerada no dia 16 de junho; ou com a mártir Valéria, romana ou milanesa, venerada em 18 de junho. Também foi confundida com o santo bispo de Aquileia, Valeriano, que se celebra no dia 27 de novembro. 
     Lamentavelmente estamos no campo das hipóteses. A destruição de Aquileia e a fuga de seus habitantes, refugiados na laguna de Grado, não tem ajudado na identificação ou na precisão de informações sobre elas, tão distantes estão no tempo, mas com a aureola de mártires sempre resplandecente na história do Cristianismo.

*
A Basílica Patriarcal de Aquileia

     O primeiro edifício de culto católico edificado em Aquileia ocorreu em 313 d.C., por iniciativa do Bispo Teodoro. Era constituído de três grandes salas retangulares, batistério e áreas de serviço.
     Em 452, parte do edifício foi destruído pelos hunos de Átila e jamais foi reconstruído.
     Na primeira metade do século IX, o patriarca Maxencio deu início aos primeiros trabalhos de reestruturação da antiga construção, sendo criado o transepto, a cripta dos afrescos, o pórtico e a Igreja dos Pagãos.
     A basílica atual é substancialmente aquela consagrada em 1031 pelo Patriarca Poppone após modificações que ele realizou.
     O mosaico que colocamos à guisa de ilustração remonta aos primórdios da basílica e bem poderia ser a figura de uma jovem como Valeriana, ou de suas companheiras.

Etimologia: Valeriano (a), do latim, derivado de Valério, do latim Valerius: "que é forte, robusto, valente, que tem saúde".

Fonte: www.santiebeati.it/

Nenhum comentário:

Postar um comentário