quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Santa Rosa Fan Hui, Virgem e mártir – 16 de agosto

Martirológio Romano: Na aldeia de Fannjiazhuang próximo de Wujiao na província de Hebei na China, Santa Rosa Fan Hui, virgem e mártir, que na perseguição desencadeada pelos sequazes da seita dos Boxers, coberta de ferimentos, foi lançada ainda vida no rio.

Uma catequista exemplar por sua entrega a dar a conhecer o Evangelho, por sua conduta e seu amor ao próximo. Catequista por 20 anos, Fan Hui havia mudado seu nome pelo belo nome de Rosa.

     Em 1895, a China foi derrotada pelo Japão; como resultado disto surgiram as sociedades secretas que defendiam motins com violência, uma delas era os 'Boxers', apoiados pela Imperatriz viúva Tzu Hsi e pelo seu conselheiro o Príncipe Tuan, que agiram de maneira sangrenta e xenofóbica.
     As vítimas foram os cristãos, tanto fiéis como missionários, que desde junho de 1900 sofreram uma verdadeira perseguição.
     Entre os muitos mártires desse período também consta Fan Hui, que tinha tomado o nome de Rosa, se tornara uma ativa catequista da aldeia de Kang-kia-tciang e das aldeias vizinhas, e que teve que se esconder durante a perseguição dos 'Boxers', mudando continuamente de lugar.
     Junto com uma amiga, que mais tarde se tornaria uma verdadeira testemunha, ela passou o dia Assunção e a noite seguinte em oração. Na manhã de 16 de agosto de 1900, a vila foi invadida por soldados que prenderam alguns cristãos, mas informados da presença de Rosa, de cujo zelo eles haviam tomado conhecimento, com a ajuda de alguns espiões eles a encontraram e a prenderam.
     Ela foi submetida a um interrogatório cheio de espancamentos, golpes de lança e espada que faziam com que seu sangue gotejasse abundante, mas ela não negava ser cristã, demostrando ter fé na vida eterna e que, portanto, esses tormentos eram aceitos com fé.
     Rosa foi lançada, toda ensanguentada, no rio da aldeia, mas ela conseguiu escapar e atingir a margem oposta. Alcançada novamente pelos carrascos, foram-lhe infligidos outros ferimentos e jogada de volta na água, onde ela acabou se afogando; ela tinha 45 anos.
     Rosa foi beatificada junto com outros mártires chineses por Pio XII em 17 de abril de 1955 e canonizada junto com 119 outros mártires na China, pelo papa João Paulo II em 1º de outubro de 2000.

Fontes:
www.santiebeati.it/
http://es.catholic.net/op/articulos/37299/rosa-fan-hui--santa.html# - Por: P. Felipe Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário