quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Beatas Maria de Jesus de Yglesia de Varo; Dolores e Consuelo Aguiar-Mella y Diaz, Mártires – 19 de setembro

Grupo de Mártires Escolapias no qual está a Beata Maria de Jesus de Yglesia y Varo

Martirológio Romano: Em Madri, na Espanha, as Beatas Maria de Jesus de Yglesia y Varo, Maria das Dores e Consuelo Aguiar-Mella y Díaz, virgens do Instituto das Filhas de Maria das Escolas Pias, que foram coroadas com o martírio pelo testemunho dado a Cristo.


     Irmã Maria de Jesus Yglesia y Varo, nascida em 25 de março de 1891 em Cabra (Córdoba), aos oito anos de idade tornou-se aluna do novo Colégio das Irmãs das Escolas Pias fundado em 1899.
     Estudante exemplar, mudou-se para a Congregação das Religiosas das Escolas Pias e fez sua profissão em Carabanchel em 11 de dezembro de 1911. Foi professora e educadora nas Faculdades de Carabanchel, Santa Vitória e Madri, nesta última de 1922 a 1936, competente e com um verdadeiro espírito de abnegação às alunas e às ex-alunas.
     Em 1935 ela se tornou superiora do colégio; em um momento histórico que envolveu a Espanha em um grande massacre entre os irmãos, provou ser prudente, humilde e de grande caridade para com todos.
     Após a eclosão da Guerra Civil, em 18 de julho de 1936, ela se refugiou com suas irmãs em um apartamento perto do Colégio, de onde foi levada e martirizada pela milícia vermelha em 19 de setembro.


     Dolores Aguiar-Mella nasceu em 29 de março de 1897 em Montevidéu, no Uruguai, de pai espanhol e mãe uruguaia; quando tinha 2 anos de idade, em 1889, a família se mudou para a Espanha, na cidade de Madri, de onde era originário seu pai, que abriu um escritório de advocacia.
     Tendo ficado órfã de mãe, Dolores foi para o Colégio das Irmãs das Escolas Pias em Carabanchel, onde completou seus estudos magistérios; em 1918, aos 21 anos, deixou o colégio e conseguiu um emprego no Ministério do Tesouro, vivendo de maneira cristã e mantendo um relacionamento próximo com suas educadoras.
     Quando, depois de 18 de julho de 1936, as irmãs tiveram que se refugiar em um apartamento perto do Colégio, Dolores quis juntar-se a elas e para ajudá-las. Foi uma decisão que lhe trouxe várias ameaças, mas ela permaneceu firme em seu propósito.
     E com as irmãs dividiu dificuldades e medos, até 19 de setembro de 1936, quando todas foram levadas e fuziladas num bairro de Madri, pelos milicianos vermelhos fanáticos e cheios de ódio.
As Beatas Dolores e Consuelo, leigas

     Consuelo Aguiar-Mella, irmã de Dolores, nasceu em 29 de março de 1898, também em Montevidéu, no Uruguai; era muito pequena quando a família mudou-se para Madri. Aos 7 anos ingressou no Colégio de Carabanchel que frequentou até a diplomar-se professora.
     Em 1918, ele deixou o colégio e começou a viver como uma jovem cristã e com dignidade sua fé, empenhada no trabalho e tendo algum entretenimento.
     Em 1929 seu pai morreu e ela foi morar em Toledo por um tempo; Nos primeiros meses da Guerra Civil (julho-setembro de 1936), morou em Madri, dividindo a casa paterna com seus dois irmãos casados, enfrentando muitas dificuldades e preocupação por sua irmã Dolores.
     Quando, em 19 de setembro de 1936, soube que sua irmã havia sido presa, quis se juntar à ela e às suas amadas educadoras, com elas colhendo o martírio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário