segunda-feira, 28 de março de 2016

A Santa Túnica de Argenteuil e o Sagrado Espinho de Bari

     Duas relíquias da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo são alvo de peregrinação nesse mês: a Santa Túnica de Argenteuil, França, e o Sagrado Espinho em Bari, na Itália.    
     A túnica que Nosso Senhor usou durante a Paixão está sendo visitada neste mês na Basílica de Saint Denis, caso raro que ocorre muito excepcionalmente.
A Santa túnica de Argenteuil analisada por um cientista
 
     Numa igreja de Argenteuil, cidade hoje absorvida pela grande Paris, venera-se uma túnica que, segundo tradição milenar da Igreja, foi tecida por Nossa Senhora para o Menino Jesus. Seria a mesma que Nosso Senhor usou na sua Paixão. A mesma, portanto, que os algozes romanos, vendo que era inconsútil – isto é, formando uma só peça, sem costuras – lançaram à sorte, para não ter que dividi-la entre eles.
     Utilizando equipamentos os mais avançados, a ciência moderna foi analisar a relíquia. O professor André Marion, pesquisador do Centre National de la Recherche Scientifique – CNRS (Paris) é especialista no processamento numérico de imagens, leciona na Universidade de Paris-Orsay e é autor de numerosas publicações científicas e técnicas.
     Ele já fez descobertas surpreendentes a respeito do Santo Sudário de Turim, com base em métodos ótico-digitais. Ele publicou suas conclusões sobre a túnica de Argenteuil no livro “Jesus e a ciência – A verdade sobre as relíquias de Cristo” (foto embaixo).
     Para o trabalho, o Prof. Marion localizou nos arquivos da Diocese de Versailles chapas tiradas em 1934. Estavam bem conservadas. Sobre elas aplicou as técnicas de digitalização de imagens, baseadas em scanners e computadores poderosos. É de se salientar a precisão do método, que chega a ser de 10 a 20 milésimos de milímetro.
     Assim ele pôde mapear as manchas de sangue, que não são facilmente perceptíveis num primeiro olhar. Por fim, comparou o mapa obtido com as manchas de sangue – aliás, minuciosamente estudadas – do Santo Sudário de Turim. Porém, desde logo surgia uma dificuldade. O Santo Sudário envolveu o Corpo de Nosso Senhor esticado e imóvel no Santo Sepulcro, enquanto a Santa Túnica de Argenteuil fora portada por Ele vergado sob a Cruz, caminhando com passo cambaleante, desequilibrando-se e caindo na ruela pedregosa, imensamente enfraquecido por desapiedadas torturas.
     Se ainda imaginarmos Nosso Senhor segurando com suas mãos a extremidade da Cruz na altura do ombro, é fácil supormos que a Túnica deve ter formado pregas.
     Essas pregas raspavam nas chagas abertas nas divinas costas, enquanto a parte da frente da Túnica ficava solta por efeito da curvatura geral do corpo. Todos esses fatores faziam com que o sangue se espalhasse no pano de um modo irregular.
     O Prof. Marion solicitou então a ajuda de um voluntário com as proporções anatômicas do Santo Sudário. Ele simulou os movimentos da Via Crucis, utilizando uma túnica do mesmo tamanho da de Argenteuil. Os movimentos foram repetidos várias vezes e em várias formas, tendo sido sistematicamente fotografados.
     A seguir, com base nessas fotos e por métodos computacionais, o Prof. Marion criou um primeiro modelo virtual do corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo carregando a Cruz. No monitor do computador esse modelo aparece como o desenho de um manequim.
     Sobre ele aplicou então as imagens da Túnica de Argenteuil. Dessa maneira reproduziu as pregas, que naturalmente se formam pelo ajuste ao corpo, e a difusão das manchas de sangue provocada pelos movimentos dolorosíssimos sob a Cruz. Da mesma maneira, aplicou a imagem da Santa Túnica a um segundo modelo virtual feito com base no Santo Sudário de Turim. E eis a admirável surpresa!
     Na primeira experiência, a distribuição das manchas sanguíneas na Túnica correspondeu perfeitamente aos ferimentos e às posturas próprias ao carregamento da Cruz. Na segunda, as manchas ficaram posicionadas de modo a se superporem exatamente com as chagas do Santo Sudário.
     Em ambas as experiências, na tela do computador aparecem as feridas – as mais sangrentas de todas – provocadas pelo madeiro, bem diferenciadas das horríveis dilacerações dos açoites da flagelação, indicando com precisão a posição da Cruz.
     Até pormenores históricos que intrigavam os cientistas ficaram esclarecidos. Um deles é que os romanos – executores materiais da Crucifixão, sob a pressão do ódio judeu – não costumavam obrigar o condenado a carregar a Cruz inteira. Eles já deixavam o tronco principal encravado no local do suplício – no caso, o Calvário –, mas forçavam o sentenciado a levar a trave da Cruz, chamada patibulum.
     Em sentido contrário, os quatro Evangelhos não falam do patibulum, mas só da Cruz: “Et baiulans sibi crucem exivit in eum” (Jo 19, 17). São Mateus, São Marcos e São Lucas mencionam o cruzeiro no episódio em que o Cireneu foi obrigado a ajudar Nosso Senhor Jesus Cristo a carregá-lo.
     Ora, na análise computadorizada das fotografias da Túnica aparecem com toda clareza possível as chagas e tumefações provocadas por uma cruz, e não por um mero patibulum.
     As manchas de sangue indicam que na Via Sacra os dois madeiros cruzaram-se na altura da omoplata esquerdo de Nosso Senhor. Na iconografia tradicional, na Via Sacra Nosso Senhor aparece habitualmente com um cíngulo, ou cordão cingindo os rins. Tal cordão não deixara nenhum vestígio conhecido. Mas, no ensaio digital, a presença do cordão, de que nos fala a tradição aparece perfeitamente identificada!
     A conclusão do Prof. Marion é a seguinte: “O procedimento praticado foi, de longe, muito mais preciso que os que tiveram lugar no passado. Segundo nossos antepassados, era necessário acreditar que um só e mesmo supliciado tinha manchado com seu sangue a túnica [de Argenteuil] e o Sudário [de Turim]”.
     “Estas repetidas afirmações requeriam um estudo aprofundado: desejamos então verificar, por nós mesmos, se tal comparação pode se justificar. Os resultados aparecem entretanto perfeitamente conclusivos”.
     “A correspondência das feridas é um argumento a favor da autenticidade das duas relíquias, que devem se referir bem ao mesmo supliciado. É muito difícil imaginar que falsários tenham tentado correlacionar de modo tão perfeito os dois objetos…”
 
Fonte: Ciência Confirma a Igreja; Apostolado Spiritus Paraclitus
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La Repubblica, 25 de março de 2016 - Também em Bari, o prodígio com o Sagrado Espinho se renova

 
     Uma multidão de fiéis visitou a Basílica de São Nicolau, em Bari, para a exposição do Santo Espinho, um fragmento da coroa de Jesus, que é mantido na capela das relíquias. Os fiéis estavam à espera do milagre que é renovado quando a Sexta-feira Santa coincide com 25 de março, dia em que a Igreja celebra a memória litúrgica da Anunciação.
    O anúncio foi feito pelo monsenhor Raffaele Calabro durante a homilia: "Tenho o prazer de anunciar a todos de uma forma solene que o milagre começou". O prodígio consiste na mudança de cor do sangue que mancha o Espinho Santo, a qual se torna mais viva. A relíquia tinha sido fotografada continuamente com equipamento especial - uma câmera de alta resolução, um espectrômetro e um sistema de câmera hyperspectral que percebem a variação de cor - e uma comissão de 12 especialistas produzem minutos.
     Após a fragmentação da coroa, lemos nos anais, os espinhos foram conservados em várias partes da Europa (na Itália existem em diferentes locais e em Puglia são preservados dois: um em Bari, no tesouro da Basílica e um em Andria, onde é exposto na capela de São Ricardo na catedral). Nesses fragmentos teriam permanecido desde a crucificação de Jesus manchas acastanhadas como sangue coagulado. E quando a Sexta-feira Santa coincide com a Anunciação, as manchas devem se tingir de um vermelho mais vivo.
25 março 2016

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