segunda-feira, 7 de março de 2022

32 anos após a queda do Muro de Berlim, católicos buscam reconhecer heroicas irmãs do Leste Europeu mártires da era comunista

     
     VARSÓVIA, POLÔNIA — Quando a igreja polonesa apresentou um documento ao Vaticano em agosto de 2019, propondo a beatificação de 16 membros das Irmãs da Congregação de Santa Catarina, Zofia Luszczkiewicz, a Virgem e mártir, foi um lembrete vívido das dificuldades infligidas às irmãs religiosas sob o domínio comunista na Europa Oriental.
     As freiras, com idades entre 27 e 65 anos, morreram mártires nas mãos de soldados soviéticos na região nordeste de Warmia durante a nova invasão da Polônia em 1945, e estavam entre os mais de 100 mortos apenas da Congregação de Santa Catarina.
     Foi apenas um dos inúmeros episódios brutais envolvendo freiras católicas que, três décadas após o colapso do comunismo e a derrubada do Muro de Berlim em 9 de novembro, muitos agora esperam se tornar mais conhecidos. Um relato completo é necessário, dizem alguns católicos, no interesse da precisão histórica, bem como para ilustrar as virtudes envolvidas em atos de testemunho e martírio, e para garantir que à coragem e resistência das irmãs religiosas seja concedido o devido reconhecimento.
     Ainda hoje, no entanto, o controle rigoroso exercido sobre as aparições da mídia significa que poucos líderes religiosos estão preparados para falar com jornalistas. Pedidos da RSS para comentários sobre a era comunista não receberam resposta.
     "Certamente, a situação das freiras era diferente aqui do que nos países vizinhos — os piores sofrimentos aconteceram nas décadas de 1940 e 1950, após os quais repressões planejadas foram abandonadas diante da resistência", disse Malgorzata Glabisz-Pniewska, apresentadora católica e especialista da Rádio Polonesa, em entrevista à GSR no final de outubro.
     "Mas toda a história foi mal contada, e as irmãs envolvidas permaneceram nas sombras enquanto a atenção se concentrava na perseguição aos padres. Deve ser uma inspiração para os membros mais jovens das ordens religiosas, bem como para a Igreja e para a sociedade em geral", disse ela.
A agressão às irmãs
     Quando a Europa Oriental foi invadida pelo Exército Vermelho de Stalin no final da 2ª. Guerra Mundial, os regimes comunistas recém-instalados agiram rapidamente para neutralizar a Igreja Católica.
     Historiadores concordam que as congregações religiosas eram vistas como organizações secretas ameaçando o poder absoluto do Partido Comunista oficialmente ateu, por isso tornaram-se alvos-chave para a repressão.
     Centenas de livros foram publicados sobre as perseguições da era comunista. Alguns usados como fontes para esta história incluem um novo livro em língua polonesa de Ágata Puścikowska, Irmãs de Guerra, um livro de dois volumes da Eslováquia, coeditado por František Mikloško, Gabriela Smolíková e Peter Smolík, Crimes do Comunismo na Eslováquia 1948-1989; e um livro romeno de C. Vasile, Entre o Vaticano e o Kremlin.
     Na Romênia, as congregações católicas foram banidas em 1949, suas casas fechadas e saqueadas; e enquanto a maioria das freiras eram enviadas para campos de trabalho, um número menor, em sua maioria idosas e doentes, foram transferidas para "claustros de concentração".
     Na Bulgária, onde as congregações com sede estrangeira já haviam sido proibidas, as Irmãs Eucarísticas viram sua capela de Sófia transformada em um salão de esportes, enquanto mais de uma dúzia de freiras carmelitas sobreviventes receberam pesadas penas de prisão.
     Até 700 conventos católicos na então Tchecoslováquia foram apreendidos em uma ação coordenada em 1950, deixando cerca de 10.000 freiras encarceradas em centros de prisão e detenção.
     Muitas haviam se qualificado como professoras, médicas e tradutoras, mas foram designadas como trabalhadoras rurais, tecelãs e colhedoras de frutas quando se recusaram a renunciar aos seus votos. Outras foram enviadas para “conventos centralizados” como Bilá Voda na Morá, que se tornou o lar de cerca de 450 irmãs encarceradas de 13 congregações.
     Em lugares como este, as ordens continuaram recrutando e treinando membros em segredo, colocando-os sob a cobertura de trabalhos regulares. Em outros países, as ordens foram mais tarde permitidas, mas somente depois que suas escolas, clínicas e casas de saúde foram apreendidas e muitas freiras mortas ou presas.
     Na Hungria, o regime optou por rápidas incursões noturnas, como a da Tchecoslováquia, transportando freiras para centros de internação e retirando o status legal de pelo menos 60 pedidos.
     Uma petição ao governo lamentou como irmãs de enfermagem foram peremptoriamente demitidas e outras ofereceram subornos para abandonar suas comunidades. Mas o Ministério da Cultura da Hungria foi inflexível: as congregações eram “ninhos de agitação anti-estado”.
     Antes do ataque comunista, irmãs do Leste Europeu sofreram perseguição nazista. Quando se tratava de atos de heroísmo, as irmãs católicas da Europa Oriental já tinham um histórico impressionante durante a 2ª. Guerra Mundial, muito antes dos comunistas tomarem o poder.
     Sua coragem foi melhor simbolizada por 11 polonesas das Irmãs da Sagrada Família de Nazaré, que, pedindo para tomar o lugar de moradores presos, foram baleadas pelos alemães ocupantes em Nowogrodek em 1943.
     Freiras Carmelitas, Franciscanas, Sagrado Coração e outras congregações foram notáveis em resgatar judeus na Polônia. Várias foram mais tarde homenageadas por seus esforços heroicos por Israel, enquanto duas, da Imaculada Concepção, Irmãs Marta Wolowska e Eva Noiszewska, foram beatificados em 1999, um total de 57 anos depois de serem baleadas em retaliação pela Gestapo. Na Hungria, da mesma forma, Sara Salkahazi, das Irmãs do Serviço Social, fundadora da Liga das Mulheres Católicas, foi baleada e jogada no rio Danúbio em dezembro de 1944 por esconder fugitivos judeus.
     Freiras também morreram ajudando aos sem-teto e feridos na sangrenta Revolta de Varsóvia de 1944, e mais tarde ajudaram os movimentos anticomunistas da região. 
Zofia Luszczkiewicz, 2a.à esquerda,
 num quarto de hospital
    
Zofia Luszczkiewicz, uma musicista e enfermeira das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, havia sido resgatada da Gestapo nazista pela resistência nacional da Polônia, a AK, apenas para ser ressarcida novamente pela UB comunista em agosto de 1948, acusada de ligações subterrâneas.
     A freira perdeu três dentes sob tortura, depois de se recusar a testemunhar contra os líderes da Igreja, e foi forçada a passar noites nua e com água em sua cela de prisão. O tribunal se recusou a ouvir suas testemunhas de defesa; e em 1950, aos 52 anos, Irmã Zofia foi condenada à morte por “pretender a derrubada forçada do sistema”.
     “Durante os três meses que esperei minha sentença ser cumprida, fui convocada todas as noites e diziam que estava prestes a ser morta”, registrou a freira. “No início, foi difícil, mas eu me acostumei com isso e tentei estar pronta para a morte”.
     A sentença de Luszczkiewicz foi eventualmente comutada para prisão perpétua, e após três anos em Inowroclaw, uma prisão conhecida como “Auschwitz Polonesa”, ela foi condicionalmente libertada por motivos de saúde, morrendo em agosto de 1957, alquebrada pela tuberculose e câncer. A recusa de Luszczkiewicz em colaborar com seus captores era típica das freiras polonesas.
     Na Iugoslávia, onde as congregações femininas tinham criado mais de 300 creches e escolas, freiras católicas foram ridicularizadas na imprensa comunista e acusadas de maltratar crianças.
     As Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo com sede em Zagreb, contabilizando um terço dos 397 conventos croatas, viu seus hospitais e orfanatos serem tomados à medida que a vida religiosa organizada se tornava impossível. No início da década de 1950, duas dúzias de irmãs tinham sido mortas e cerca de 40 estavam definhando na prisão.
     Só no oeste da Polônia, 323 conventos e casas religiosas foram fechados em agosto de 1954 em uma operação especial “X-2”. Mais de 1.300 freiras de 10 congregações foram reunidas por milícia armada e levadas para campos de trabalho, onde a tuberculose campeava e muitas vezes não havia eletricidade ou saneamento.
     Testemunhas relataram que a Irmã das Servas da Virgem Maria tinha sido espancada, chutada e ameaçada com armas quando a polícia de segurança urząd Bezpieczeństwa invadiu seu convento durante a madrugada, em Bochnia, supostamente procurando perigosos colaboradores nazistas.
     “Nossas irmãs foram empregadas a serviço da Igreja e trabalharam entre os doentes, como poderiam ter ameaçado a segurança pública”, inquiriu mais tarde a superiora geral, Demetria Cebula, em uma carta ao chefe comunista da Polônia, Wladyslaw Gomulka. “O único crime que cometeram aos olhos das autoridades foi usar o hábito monástico”.
Refazendo a história
     Ordens que permaneceram legais na Polônia mais tarde enfrentaram perigos tentando ajudar irmãs subterrâneas em outros países, apesar do fechamento de fronteiras e intensa vigilância policial secreta.
     Impulsionadas pelo papa polonês, João Paulo II, as ordens femininas rapidamente reviveram em toda a Europa Oriental após 1989. Embora as vocações tenham caído acentuadamente desde então, a própria Polônia, de acordo com um relatório de janeiro de 2019 da Agência de Informação Católica da Igreja Polonesa, conta com cerca de 18.000 freiras de 105 ordens e congregações.
     Ao lado do clero masculino que domina as manchetes, no entanto, as freiras mantêm um perfil discreto, levando alguns católicos a temer que seu papel heroico da era comunista pudesse ser esquecido.
     Embora centenas de livros tenham detalhado o testemunho de padres como o martirizado Beato Jerzy Popieluszko (1947-1984), levou até 2009 para que o primeiro estudo completo da operação “X-2” fosse publicado pela Irmã Ágata Mirek, professora de história da Universidade Católica de Lublin.
     “O ataque foi cuidadosamente preparado durante um longo período; os governantes comunistas sabiam que as irmãs tinham grande autoridade e temiam que as pessoas pudessem vir em sua defesa”, disse Mirek à Agência de Informação Católica da Polônia. “Eles esperavam persuadir o maior número possível a desistir de suas ordens religiosas, ao mesmo tempo em que induziram alguns a colaborar como informantes em uma vigilância de círculos monásticos”.
     As tentativas de fazer freiras colaborarem alcançaram pouco sucesso.
     Embora um em cada 10 clérigos masculinos seja estimado pelo Instituto Nacional de Memória da Polônia ter agido como informante secreto da polícia, com as maiores taxas de recrutamento durante a luta dos anos 1980 com o movimento Solidariedade, não mais do que 30 das 27.000 irmãs religiosas da Polônia sucumbiram à pressão policial durante a década.
     As tentativas de forçá-las a colocar insetos em presbitérios ou apresentar queixas de assédio sexual contra o clero masculino quase sempre falharam, apontam os pesquisadores, enquanto poucas se deixaram vulneráveis à chantagem e intimidação.
     Glabisz-Pniewska, apresentadora de rádio, está entre aqueles que acreditam que este impressionante registro deve ser mais conhecido e reconhecido.
     “Dada a sua relativa fraqueza física diante da perseguição violenta, elas tinham que ser ainda mais resistentes do que o clero masculino. Mas pouco disso está sendo reconhecido”, disse ela.
Testemunha e martírio
     Histórias de testemunhos heroicos vieram à tona em outro lugar também.
     Na Eslováquia, onde dezenas de freiras foram presas sob acusações anti-estatais sob o domínio comunista, uma das Filhas do Amor Cristão, Florina Boenighora, foi presa por agentes da polícia secreta do StB em 1951 no hospital onde trabalhava em Nitra, e acusada de executar um seminário secreto.
     Em julgamento, a freira insistiu que tinha apenas honrado sua vocação para ajudar os necessitados. Mas ela recebeu uma sentença de 15 anos, apesar de sofrer diabetes e pleurisia, e foi enterrada em uma cova não marcada quando morreu cinco anos depois, aos 61 anos, na prisão Pankrac de Praga.
     As condições eram ainda mais duras na União Soviética.
     Na Rússia, a maioria dos padres e freiras católicos foram baleados ou presos dentro de duas décadas da revolução de 1917.
     As Irmãs Eucarísticas administravam casas secretas na Geórgia e no Cazaquistão, enquanto freiras da Letônia e da Ucrânia realizavam serviços improvisados para católicos em campos e fábricas da Sibéria.
Ana Abrikosova, Madre Catarina
Ana Abrikosova jovem
     Uma comunidade de terciários dominicanos, liderada por Ana Abrikosova em Moscou, havia sido desmembrada em 1922, e por uma nova onda de prisões e sentenças de trabalho forçado em 1931.
     As freiras de Abrikosova mostraram grande coragem, recusando-se a testemunhar contra ela e insistindo que a polícia soviética não tinha o direito de examinar sua vida espiritual.
     “Eram heroínas que mereciam nossa admiração”, disse o último bispo católico da Rússia até 2002, D. Pio Neveu, ao Vaticano em um despacho; e elas tinham “adicionado uma página gloriosa à história de nossa Santa Madre Igreja”.
     Presa em 1934, Abrikosova morreu na prisão Butyrka de Moscou, dois anos depois, aos 54 anos. Suas cinzas foram enterradas em uma vala comum no Mosteiro Donskoi próximo.
     Mas pelo menos duas irmãs de sua comunidade dominicana, Nora Rubashova e Vera Gorodets, ainda estavam ensinando e fazendo trabalhos de caridade na década de 1970.
     Na Lituânia ocupada pelos soviéticos, onde as ordens religiosas foram liquidadas em 1948, a resistência católica se baseou fortemente no trabalho secreto de freiras, com muitas fazendo trabalhos diurnos.
     “A própria Lituânia está livre agora, e podemos organizar nossas comunidades em relativa paz”, disse Jolita Sarkaite à GSR. “Mas todos sabemos que isso é muito em grande parte graças à luta travada por essa geração mais velha, que ainda é uma grande fonte de riqueza para a Igreja e a sociedade contemporânea”. [...]
A busca pelo reconhecimento
     Embora algumas histórias sejam conhecidas, as de milhares de outras ex-freiras subterrâneas que fizeram seus votos secretamente em grande risco ainda estão sendo reunidas, enquanto a Igreja também está começando a reconhecer seu testemunho.
     Em 2001, quando João Paulo II beatificou 27 católicos ucranianos, a lista incluía Tarsykia Matskiv, uma Irmã da Congregação das Servas de Maria Imaculada, baleada por um soldado russo na porta de seu convento em 1944, e Laurentia Herasymiv e Olympia Bida, ambas da Congregação das Irmãs de São José, que morreram em Tomksk em Sibéria.
     Em 2003, a Irmã Zdenka Schelingová, uma freira da Santa Cruz, da Eslováquia, foi igualmente beatificada, 48 anos após uma sentença de 12 anos por ajudar padres detidos, durante os quais lhe foi negado sacramentos e sendo mutilada por tortura.
Camila Kruszelnicka
     
Uma comissão de martirológio, lançada pela conferência dos bispos da Rússia, está reunindo material para a beatificação de pelo menos 13 mártires, incluindo Ana Abrikosova e uma seguidora, Camila Kruszelnicka, que foi executada perto de Sandormoch.
     Enquanto isso, a pesquisa continua.
     Na Polônia, as 16 irmãs de Santa Catarina de Warmia cuja beatificação está sendo encaminhada, incluem Maria Abraão, uma enfermeira ortopédica de Tolkmicek, que morreu de espancamento pouco depois de se recuperar da tuberculose, e Rozalia Angrick, que foi baleada no pescoço enquanto resistia aos soldados que entraram em seu convento em Lidzbark.
     As Irmãs Ágata Bonigk e Bárbara Rautenberg morreram sendo arrastadas atrás de um caminhão em alta velocidade, enquanto outras morreram após serem deportadas para campos de trabalho soviéticos.
     Irmã Lucja Jaworska, postuladora do processo, lamenta que a documentação tenha sido coletada apenas para os atuais 16 anos, dos que optaram por permanecer em seus postos como enfermeiras, professoras e catequistas, apesar de saberem dos perigos que enfrentavam.
     “Tratadas com insensibilidade e crueldade pelos soldados soviéticos, elas morreram porque eram freiras: pela fé, em defesa da honra e por amor ao próximo”, disse Jaworska à Agência de Informação Católica da Polônia. “Todos que as conheciam testemunharam ter recebido graça delas”.
     Tais histórias podem não ser interessantes para os fracos de coração, e são apenas ilustrativas das muitas freiras católicas que morreram como mártires na Europa Oriental e na União Soviética.
     “Apesar desse registro heroico, as freiras ainda permanecem confinadas às margens aqui”, disse a apresentadora da rádio católica à GSR, Malgorzata Glabisz-Pniewska. “Apesar de todas as mudanças em todo o mundo, estamos apenas começando a ouvir sobre suas lutas da era comunista. Devemos esperar que elas ganhem mais voz pública, pelo menos para que essa história épica possa finalmente ser devidamente conhecida”.
 
Fonte: 7 de novembro de 2019          por Jonathan Luxmoore  (excertos)
[Jonathan Luxmoore cobre notícias da igreja de Oxford, Inglaterra, e Varsóvia, Polônia. O Deus do Gulag é seu estudo de dois volumes de mártires da era comunista, publicado por Gracewing em 2016.]

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