A princesa que deixou a corte e entrou em um mosteiro na floresta
Após sua morte, seu corpo permaneceu incorrupto, como testemunha Beda, o Venerável.
Hereswide, a esposa do rei Aneric, mãe de muitos santos, após a morte de seu marido, retirou-se também para a França, e consagrou-se a Deus no famoso mosteiro de Cale ou Chelles, a cinco léguas de Paris, perto do Marne, fundado por Santa Clotilde, mas principalmente dotado por Santa Batilde, onde perseverou, avançando diariamente em santo fervor até sua feliz morte.
A Abadia de Notre-Dame de Faremoutiers está localizada na cidade de mesmo nome, no departamento de Seine-et-Marne, 8 km a oeste de Coulommiers.
Foi fundada no século VII pela filha (a futura Santa Fara) de um aristocrata da época, Aneric. Ele inicialmente se opôs à vocação de sua filha antes de dar-lhe terras onde ela poderia estabelecer o mosteiro. Uma aldeia que se desenvolveu ao redor e tomou o mesmo nome de Faremoutiers.
A abadia foi destruída por um incêndio em 1140, mas graças ao rei Luís VII os edifícios conventuais e a igreja foram reconstruídos em 1145.
Abadia real teve por um tempo a especificidade de acolher monjas e monges, então sob a ordem dos beneditinos; ela voltou a ser muito afetada durante a Guerra dos Cem Anos. Não foi senão no final do século XV que ela recuperou sua prosperidade.
No século XVII, o famoso Bossuet, Bispo de Meaux, vinha regularmente visitar o local. A abadia era conhecida pelo seu estabelecimento de ensino.
Durante a Revolução Francesa as freiras foram expulsas e a abadia desmantelada. Apenas as ruínas da majestosa igreja da abadia do século XVIII e uma cripta merovíngia permanecem hoje. No entanto, edifícios modernos foram reconstruídos porque em 1923 uma nova comunidade foi aí instalada.
Hoje em dia a abadia, que mantém a reputação de local "contemplativo" propício ao apaziguamento, inclui um acolhimento para freiras idosas.
O local, rodeado por um parque paisagístico, está aberto ao público durante as Jornadas do Patrimônio, por ocasião de eventos religiosos e outros. Uma loja (livraria, mercearia e artesanato monástico) também está aberta aos visitantes.
Mapa de Faremoutiers |
Nenhum comentário:
Postar um comentário