Vamos passar a coisas muito mais altas,
muito mais antigas e muito mais transcendentais. Do fundo dos séculos nos vem
hoje a voz de São Paulo. Hoje é sua festa e o 413° (hoje 462º) aniversário
desta cidade, que se chamou exatamente São Paulo por ter sido fundada no dia 25
de Janeiro. É razoável e justo, portanto, que no comentário do Santo do Dia
ouçamos pelo menos trechos de uma epístola de São Paulo a Timóteo:
continua...
“Dou graças Àquele que me confortou, a Jesus
Cristo, Nosso Senhor, porque me julgou fiel pondo-me no ministério a mim, que
fui antes blasfemo e perseguidor e injuriador”.
Ele dá graças a Deus por ter sido posto no
ministério eclesiástico e levado à excelsa categoria de Apóstolo, embora tenha
sido antes um inimigo de Nosso Senhor Jesus Cristo.
“... mas alcancei a misericórdia de Deus porque
eu fiz por ignorância, sendo ainda incrédulo”.
Quer dizer, muitas coisas ele não sabia, o
que lhe servia de atenuante.
“Mas a graça de Nosso Senhor superabundou com a
fé e a caridade que há em Jesus Cristo. Palavra fiel e digna de toda aceitação,
Jesus Cristo veio a esse mundo salvar os pecadores, dos quais sou o primeiro”.
Ele reconhecia que era pecador; que Jesus
Cristo veio ao mundo salvar pecadores como ele, então recebeu aquela
superabundância de graça que o tornou o Apóstolo das gentes.
“Mas por isso alcancei misericórdia, para que em
mim, sendo o primeiro, mostrasse a Jesus Cristo toda a sua paciência, para
exemplo dos que hão de crer nele para alcançar a vida eterna”.
Sendo ele o Apóstolo das gentes, um caso
insigne da Igreja de Jesus Cristo, era bom que se provasse nele a misericórdia
de Deus, a Quem tinha ofendido e por misericórdia tinha sido perdoado. E era
bom, portanto, que essa misericórdia brilhasse em si.
Agora vem, então, a parte para nós mais
sensível da epístola:
“Tu (Timóteo) persevera no que aprendeste e que
te foi confiado, sabendo de quem aprendeste. Conjuro-te, diante de Deus e de
Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu
reino, prega a palavra, insiste a tempo e fora de tempo, repreende, suplica,
admoesta com toda paciência e doutrina, porque tempo virá em que muitos já
não suportarão a sã doutrina, mas desejosos de ouvir coisas agradáveis
cercar-se-ão de mestres segundo seus desejos e apartarão os ouvidos da verdade e
os aplicarão às fábulas. Tu, porém, vigia sobre todas as coisas, suporta os
trabalhos, faz a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério; sê
sóbrio; porque quanto a mim estou para ser oferecido em libação e o tempo de
minha dissolução se avizinha”.
“Estou para ser oferecido em libação”:
era a vítima que estava para ser oferecida como holocausto; “o tempo de
minha dissolução se avizinha”: o tempo em que se há de dissolver o ente
dele, separando-se a alma do corpo.
“Combati o bom combate, acabei a minha carreira;
guardei a fé, de resto, está-me reservada a coroa de justiça que o Senhor,
justo Juiz, me dará naquele dia, e não só a mim, mas também a todos aqueles que
desejam a sua vida”.
Estas palavras, que vamos analisar em
seguida, foram pronunciadas por São Paulo no momento precisamente em que se
divisava para ele a hora da morte. Essa epístola tem algo da gravidade de um
testamento, das últimas palavras de um mestre a um discípulo bem amado, no
momento em que esse mestre percebe que vai deixar a terra.
Quais são os conselhos que dá a esse
discípulo?
Em primeiro lugar, diz ele: “há de
vir um tempo em que muitos já não suportarão a doutrina, mas desejosos de ouvir
coisas agradáveis cercar-se-ão de mestres segundo seus desejos”. Isso
exatamente acontece em nossa época, mais do que em todas as anteriores. As
pessoas não querem ouvir os mestres ortodoxos que dizem o que Jesus Cristo
ensinou. Mas querem ouvir mestres segundo seus desejos. Ou seja, querem que a
moral católica fosse relaxada para assim também levar uma vida relaxada.
Então, não dar ouvidos aos católicos que
ensinam a moral católica como ela é, mas sim conforme diz o mau católico, o
sacerdote traficante, que ensina a doutrina católica como ela não é, mas como
se gostaria que fosse. Aceita-se qualquer nova heresia porque é agradável de
ouvi-la. Esses que assim ensinam são mestres falsos, de acordo com os desejos
dos homens. E exatamente em nossa época se dá isso. Muitíssimos não querem mais
os mestres verdadeiros, muitíssimos querem mestres falsos segundo os seus
desejos.
“E apartarão os ouvidos da verdade”.
Quando se procura ensinar a verdade,
mostrar qual é a doutrina católica verdadeira, eles desviam os ouvidos.
“E os aplicarão à fábula”.
A “fábula” é mentira, imaginação, embuste.
Eles não ouvirão a verdade, mas vão ouvir as fábulas, vão ouvir tantos erros
que infelizmente circulam dentro da Santa Igreja e que as almas aceitam porque
estão de acordo com seus instintos depravados, que facilitam a circulação de
seus vícios e nos quais, portanto, eles acreditam.
Timóteo estava posto, assim, por São
Paulo, em face da proximidade de heresias que iam se dar dentro da Igreja
daquele tempo.
De fato, no tempo das catacumbas houve
heresias. Mas sobretudo São Paulo previa os nossos tempos e os tempos do
Anticristo. Seus conselhos não são apenas para Timóteo, mas para
todos que ao longo dos séculos se encontrassem em condições análogas às
de Timóteo e que lutariam contra os fautores do erro, e isto (é valido) até
o fim do mundo para os que lutarão contra o Anticristo. São, portanto,
conselhos diretamente aos que lutamos contra o precursor do Anticristo. E quais
são esses conselhos? “Persevera no que aprendeste e que te foi confiado,
sabendo de quem aprendeste e que te foi confiado”.
Quer dizer, antes de tudo, primeira
recomendação: persevera na fé, persevera na fé antiga, persevera na fé
tradicional que tu aprendeste, porque sabe quem é que ensinou. Era uma pessoa
digna de crédito, digna de confiança, que transmitia verdadeiramente a
verdadeira fé. Então, primeira recomendação: atitude de fidelidade, de eco,
de docilidade ao ensinamento tradicional da Santa Igreja Católica, Apostólica,
Romana.
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