Pio IX e a
Imaculada Conceição
Hoje é 8 de dezembro de 1965. Eu leio um
documento do tempo do Papa Pio IX [agora bem-aventurado], de 8 de dezembro de
1854. É a Bula Ineffabilis Deus.
A nossa boca está cheia de alegria e nossos lábios de exultação; e damos
e daremos sempre as mais humildes e mais vivas ações de graça a Nosso Senhor
Jesus Cristo por nos haver conseguido a graça singular de podermos – embora
imerecedor – oferecer e decretar esta honra, esta glória e este louvor à Sua
Santíssima Mãe. E depois reafirmamos a nossa mais confiante esperança na
Beatíssima Virgem que, toda bela e Imaculada, esmagou a cabeça venenosa da
crudelíssima serpente e trouxe a salvação ao mundo. Naquela que é a Glória dos
profetas e dos apóstolos, Honra dos mártires, Alegria e Coroa de todos os
santos, seguríssimo Refúgio, fidelíssimo Auxílio de todos os que estão em
perigo; poderosíssima Mediadora e Reconciliadora de todo o mundo junto a Seu
Filho Unigênito, fulgidíssima beleza e ornamento da Igreja e sua solidíssima
defesa. Reafirmamos a nossa esperança naquela que sempre destruiu todas as
heresias, salvou os povos fiéis de gravíssimos males de todos os gêneros e a
nós mesmo tem livrado de tantos perigos que nos ameaçam.
Confiamos que Ela queira, com a Sua eficacíssima proteção, fazer com que
nossa Santa Madre Igreja Católica, superando todas as dificuldades e
desbaratando todos os erros, prospere e floresça cada dia mais, no meio de
todos os povos e em todos os lugares(...).
[...]
Glória e
privilégios de Nossa Senhora
[O Beato] Pio IX reúne uma série de idéias
dentro dessas frases grandes. Porque são círculos cada uma dessas frases, uma
espécie de diadema em que há toda uma série de jóias para ornar a coroa de
Nossa Senhora. Ele dá algumas idéias sucessivas a propósito da Imaculada
Conceição, fazendo-nos ver que enquanto concebida sem pecado original - e
concebida sem o pecado original na previsão de ser Mãe de Deus -, Ela tem um
cúmulo de glória de todas as ordens. E é isto que ele faz ver neste trecho. Os
senhores acompanham o método do pensamento dele, lendo mais vagarosamente o
texto.
Primeiro há uma ação de graças pelo fato
de ele ter sido o escolhido, como Papa, para definir o dogma da Imaculada
Conceição. Então diz: "nossa boca está alegre". Ele diz "está
cheia, está repleta de alegria". Porque todo o texto é superlativo. E,
realmente, não há boca humana que possa conter suficiente alegria pelo fato de
ter sido a Imaculada Conceição definida, tanto mais na boca daquele homem que
foi chamado a ser o Príncipe dos Pastores e sucessor de São Pedro!
E os lábios de Pio IX estão cheios
do quê? De alegria! De uma super alegria: exultação. A boca está cheia de
alegria e os lábios estão cheios de exultação. Quer dizer, uma alegria que sai
da boca para fora, que inunda os lábios e que na flor dos lábios se transforma
em exultação. Alegria por quê? Porque a Imaculada Conceição de Nossa Senhora
foi definida, e porque ele foi o instrumento da definição.
Ele continua: "e damos e daremos
sempre as mais humildes e as mais vivas ações de graças - a linguagem é
sempre fácil: "damos e daremos as mais vivas ações de graças, as mais
humildes", é tudo superlativo – a Nosso Senhor Jesus Cristo, por nos
haver concedido a graça singular - não é uma graça qualquer, é uma graça
singular, que não tem seu igual – de podermos, embora imerecedor, oferecer e
decretar esta honra, esta glória e este louvor à Sua Santíssima Mãe".
O poder
do Papado que pode definir um dogma
Vejam o que é a grandeza de um Papa, o que
é a grandeza do pontificado romano, o que é o poder das Chaves. Nossa
Senhora está acima de todos os Anjos, de todos os Santos. Ela está como que
sentada em um trono ao lado de Nosso Senhor Jesus Cristo. Pois bem, um Papa, um
simples homem vivo nesta terra pôde dizer isto: que ele ofereceu e decretou
esta honra, esta glória e este louvor à Santíssima Mãe de Deus. Quer dizer, o poder
das chaves lhe deu o meio de colocar um diadema na fronte daquela que está tão
acima dele! Isto é o imenso poder do papado, as imensas atribuições do papado e
a imensa grandeza do papado!
Esse é o primeiro pensamento. Agora vem
outro pensamento.
Nossa
Senhora por ser Imaculada e, enquanto Imaculada bela, esmagou a cabeça do
demônio
"E depois reafirmamos a nossa mais
confiante esperança na nossa Beatíssima Virgem, que toda bela e imaculada
esmagou a cabeça venenosa da crudelíssima serpente, e trouxe a salvação do
mundo". É a
primeira parte da frase. A frase continua depois, mas o pensamento está muito
claro!
Nossa Senhora - por ser Imaculada e
enquanto Imaculada -, bela, esmagou a cabeça do demônio. Vemos que as ideias
são inseparáveis. O Papa pensa na beleza de Nossa Senhora, no poder dEla. Ele
pensa imediatamente, por contraste, na hediondez do demônio, pensa no demônio
enquanto esmagado por Ela. Quer dizer, Sua beleza não seria inteira, uma vez
que há o demônio, a não ser que essa beleza fosse uma beleza triunfal,
esmagadora sobre o demônio. O demônio é o escabelo necessário dos pés dela; uma
vez que Ela é tão pura, uma vez que Ela é tão linda, não bastaria que todas as
criaturas deste mundo e do Céu e do Purgatório A homenageassem. Mas era preciso
que o inimigo estivesse quebrado aos pés dela. Então, a ideia completa da
glória dela envolve logo a ideia do demônio babando, estraçalhado, humilhado,
com o rosto no chão, porque Ela quis e porque foi Ela o instrumento de Deus
para liquidá-lo. Isto faz parte da beleza dela.
Isto é muito, porque é mais uma
manifestação da ideia de que o homem só apreende todo o fulgor da verdade, todo
o fulgor da beleza e todo o fulgor do bem, quando é colocado em contraste com o
erro, com o mal e com a feiura. Isso numa imagem da Imaculada Conceição fica
muito claro!
Sua
intercessão pelo pecador arrependido
Depois diz: "nisto nós confiamos
nela". Então porque Ela é bela, imaculada, mas porque também esmaga o
demônio. Se nós nos lembrássemos disso nas horas de tentação! Estamos tentados,
o demônio está procurando nos levar para o mal, temos medo de fracassar, de
pecar e, infelizmente - que Deus nos livre - digamos que algum tenha pecado.
Nossa Senhora esmagou a cabeça do demônio e pode, portanto, arrancar qualquer
pecador das garras do demônio, pode afastar qualquer alma tentada da
influência, do império do demônio. Como isto é uma razão de confiança e como
isto deve dar alento à nossa vida espiritual!
Primeiro: Nossa Senhora enquanto
Imaculada, enquanto bela e imaculada, esmagou a cabeça do demônio.
Segundo: Ela enquanto Imaculada é a
glória dos profetas e dos apóstolos, honra dos mártires, alegria e glória de
todos santos. Quer dizer, Ela não só esmagou o demônio, mas é a alegria e a
beleza do Céu.
Terceiro: Ela é o seguríssimo refúgio e
fidelíssimo auxílio de todos os que estão em perigo. Os senhores estão vendo o
que Ela é: não é o refúgio seguro, não é o auxílio fiel. É um refúgio
seguríssimo, um auxílio fidelíssimo dos que estão em perigo. Que relação tem
isso com a Imaculada Conceição? Nossa Senhora, que não teve esse perigo e que
foi confirmada em graça desde o primeiro instante de seu ser, quanta pena terá
dos filhos que Ela vê por esse mundo, sujeitos a todos esses riscos! Não há uma
mãe católica verdadeira pelo mundo, que não tenha hoje em dia o coração nas
mãos continuamente pelo medo do que pode suceder a seu filho. Ora, Nossa
Senhora quanto melhor mede isso! Quanto melhor vê isso! Quanto mais - entre
aspas - podemos dizer que Ela se "aflige" com a nossa situação, tanto
mais certeza podemos ter de ser socorridos. Isto é o que está entendido aqui.
Ela é "poderosíssima mediadora e
reconciliadora de todo o mundo junto a seu Filho Unigênito". Aqui vem
um pensamento que não é mais dos indivíduos, mas da sociedade humana como tal,
da humanidade inteira, dos Estados, das nações, da ordem pública que Ela
reconcilia.
Sua
proteção à Igreja e intercessão poderosa contra as heresias
"Fulgidíssima beleza e ornamento da
Igreja e sua solidíssima defesa". Então, Ela é o terror dos demônios, a honra e a
glória do Céu, a proteção dos homens e o ornamento da Igreja. Por que? Porque a
Igreja é um paraíso, é uma prefigura do paraíso celeste e se Ela é a honra do
paraíso celeste, tem que ser a honra da Igreja Católica também.
E continua: "reafirmamos a nossa
esperança naquela que sempre destruiu todas as heresias. Todas, inclusive as
que mais possam nos angustiar. Salvou os povos fiéis de gravíssimos males de
todo gênero – inclusive dos males que mais possam nos alarmar, e a nós mesmos
tem livrado de tantos perigos que nos ameaçam. Confiamos que Ela queira, com
sua eficacíssima proteção, fazer com que nossa Santa Madre Igreja Católica,
superando todas as dificuldades, inclusive as menos esperadas e mais
tremendas". Depois: "esmagando todos os erros" -
mesmo aqueles que incidentemente a gente pode conter num amplexo, como o que os
jornais apresentavam hoje - , "prospere e floresça cada vez mais no
meio de todos os povos e em todos os lugares".
Nossa
Senhora, a conversão do mundo e o Reino de Maria
Esta afirmação do prosperar da Igreja no
meio de todos os povos e em todos os lugares parece quase o antegozo do Reino
de Maria.
O que nós devemos pedir a Nossa Senhora
hoje? Tenho a impressão de que devemos dizer a Ela: venha a nós o Vosso Reino,
seja feita a Vossa Vontade, assim na terra como no Céu. Nós devemos pedir a Ela
que Seu Reino venha logo e que cesse este estado de coisas em que a vontade dEla
não é feita na terra, em que os homens não cumprem mais Sua vontade, em que
mesmo onde mais se poderia esperar que a vontade dEla fosse cumprida, esse
cumprimento não existe. O reino dEla na terra é isso.
Plinio Corrêa de
Oliveira - Santo do Dia – 8 de dezembro de 1965