terça-feira, 10 de outubro de 2017

Santos Eulampio e Eulampia, mártires – 10 de outubro


Martirológio Romano: Na Nicomédia, de Bitinia, Santo Eulampio e sua irmã Santa Eulampia, mártires durante a perseguição desencadeada por Diocleciano.

     Santos Eulampio e Eulampia são dois irmãos oriundos de Nicomédia que foram martirizados por volta de 310 d.C., durante o reinado de Maximiliano Dava.
     Santo Eulampio era um jovem cristão que fugiu da cidade durante a perseguição e se refugiou numa caverna nos arredores da cidade de Nicomédia. Vários cristãos também estavam escondidos ali e seus companheiros o enviaram a Nicomédia em busca de alimentos.
     Eulampio se deteve numa rua a ler o edito de perseguição contra os cristãos; quando um soldado o viu e chamou a atenção dos demais para a sua presença, ele começou a correr. Naturalmente, sua atitude despertou suspeita e Eulampio foi perseguido, capturado e levado à presença do juiz.
     O magistrado repreendeu aos guardas por haver apreendido o jovem e, ordenando que desatassem suas mãos, começou a interrogá-lo. Depois que tomou conhecimento do nome e profissão de Eulampio, mandou que oferecesse sacrifícios a algum dos deuses. O jovem negou-se a fazê-lo, contestando que aqueles eram tão somente ídolos de barro. Enfurecido, o magistrado mandou que fosse açoitado. Como Eulampio permanecesse inamovível, ordenou que fosse amarrado e arrastado por um potro.
     Sua irmã Eulampia correu ao seu encontro para abraçá-lo e consolá-lo, e também foi detida e presa. Ambos foram submetidos a diversas formas de tortura, saindo ilesos.
     Segundo a tradição, ao vê-los sair rejuvenescidos de um banho de azeite fervente, cerca de duzentos soldados que presenciaram o fato se converteram à fé cristã e foram decapitados juntamente com os dois mártires de Nicomédia.
     Na Acta Sanctorum, oct., vol. v, se encontra o texto grego das atas discutido a fundo. Há outra referência em Migne, Patrologia Grega, vol. CXV, cc. 1053-1065.

Fonte: «Vidas de los santos de A. Butler», Herbert Thurston, SI
http://www.eltestigofiel.orgindex.php?idu=sn_369

Nenhum comentário:

Postar um comentário