terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Causa de Nossa Alegria – 2 de dezembro



(Notre Dame de Lièsse ou Causa Nostrae Laetitiae).

     Na diocese de Laon se acha o célebre santuário de Nossa Senhora de Lièsse. Este nome significa Nossa Senhora da Alegria, e foi dado em memória de um acontecimento feliz que o santuário de Lièsse recorda.
     Em 1134, durante o reinado de Fulco de Anjou, 4º rei de Jerusalém, três Cavaleiros da Ordem de São João de Jerusalém, fidalgos de Laon, foram feitos prisioneiros dos muçulmanos e conduzidos ao Cairo, Egito. O sultão tentava, por ameaças e seduções, fazê-los abjurar a sua fé. Não conseguiu abalar a piedosa fidelidade de seus prisioneiros; pelo contrário, estes converteram a filha do príncipe. Milagrosamente os fidalgos encontraram ou receberam em sua prisão uma imagem de Nossa Senhora, que eles chamaram de Nossa Senhora da Alegria, ou Nossa Senhora de Lièsse.
     Em resposta às suas orações, a jovem princesa muçulmana chamada Ismeria, que pela intercessão de Nossa Senhora e da misericórdia de Deus, se convertera, organizou a fuga dos piedosos cruzados e juntou-se a eles em sua jornada para a França. Eles carregavam a imagem com eles e, na região de Laon, cerca de 55 quilômetros a noroeste de Reims, fundaram uma igreja como local de descanso para a imagem.
     Por meio da devoção local, a igreja assumiu o nome da imagem e deu esse nome a toda a região, de modo que Nossa Senhora de Lièsse passou a se referir à devoção e ao local. A imagem veio a ser venerada por muitos, e Nossa Senhora de Lièsse tornou-se a padroeira da diocese de Soissons.
     Em 1620, o oficial de justiça da Armênia, Frei Jacques Chenu de Bellay, construiu uma igreja para Nossa Senhora de Lièsse em Valletta, em Malta. Hoje é a igreja de capelania do porto de Valetta.
     A imagem original foi destruída durante a Revolução Francesa, mas a basílica medieval em Lièsse permaneceu um centro de devoção à Mãe de Deus, e uma nova imagem foi instalada e coroada lá em 1857. Ainda é o foco da peregrinação, especialmente na Segunda-feira de Pentecostes.
Santuário de Nossa Senhora de Lièsse
Memorial no Missal da Ordem Hospitaleira Militar Soberana de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta

Fontes:
Mês de Maria, Pe. B. Bord – Editora Vozes Ltda, Petrópolis – 1ª. edição, 1940, pp. 72 – 74)

Um comentário:

  1. Boa noite. Por gentileza, poderiam me informar qual o dia que se celebra Nossa Senhora da Alegria? Muito obrigado.
    José Carlos Barbosa
    barpuri@uol.com.br

    ResponderExcluir