quinta-feira, 5 de maio de 2022

Nossa Senhora das 3 espigas – Aparição de 3 de maio de 1491

     
     Nossa história começa em 3 de maio de 1491, com a aparição da Virgem Maria a um ferreiro de Orbey, chamado Thierry Schoéré, que ia ao mercado de Niedermorschwihr comprar trigo.
     O local chamado "Habthal", "Vale do Gavião", era bem conhecido pelos habitantes do local. De fato, o caminho vindo de Labaroche se ramificou em direção a Turkheim, Niedermorschwihr e Ammerschwihr. Em 1465, uma imagem piedosa foi fixada em um grande carvalho, após um trágico acidente: um camponês que havia se ferido gravemente com sua foice foi encontrado morto, por falta de poder ser resgatado. Este lugar foi chamado o lugar do "homem morto".
     Estamos em 3 de maio de 1491. Um ferreiro de Orbey, Thierry Schoéré, ia ao mercado Niedermorschwihr, perto de Colmar. Ao passar diante de um carvalho, viu ali depositada uma imagem sagrada, segundo o costume da época, e convidava os transeuntes a rezar por um homem que acabara de falecer naquele local alguns dias antes.
     Apeando de seu cavalo, Thierry Schoéré ajoelhou-se diante da imagem piedosa e começou a rezar fervorosamente pelo descanso eterno da alma do infeliz camponês, quando de repente foi maravilhado por um raio de luz deslumbrante, no meio do qual apareceu uma forma delicada e vaporosa. Era a Virgem Maria, envolta em longos véus brancos. A Virgem Maria segurava três espigas de trigo na mão direita e um pequeno cubo de gelo na mão esquerda. Nossa Senhora diz com grande gentileza a Thierry:
     Levante-se, bom homem, e ouça. Olhe para essas espigas. Elas são o símbolo da abundância das belas colheitas que virão recompensar as pessoas virtuosas e generosas, e trazer bem-estar e felicidade aos lares dos fiéis cristãos. Quanto a este cubo de gelo, significa que granizo, geada, inundação, fome e todo cortejo de desolação e infortúnio virão para castigar os incrédulos cuja gravidade dos pecados foi capaz de cansar a misericórdia divina. Vá, bom homem, desça às aldeias e anuncie a todos os habitantes o significado dessas profecias”.
     A aparição milagrosa desapareceu e Thierry Schoéré retomou sua jornada. Ele foi para a aldeia, mas temendo ser ridicularizado, decidiu ficar em silêncio sobre o que havia acabado de acontecer com ele. Quando chegou ao mercado, comprou um saco de trigo, mas, curiosamente, nem ele nem ninguém conseguia erguê-lo. A bolsa parecia de chumbo e presa ao chão. Os camponeses reunidos se preocuparam com a força mágica e misteriosa que assim prendia a bolsa no chão. Este fenômeno inexplicável atormentava os espíritos e alguns começaram a acusar o infeliz ferreiro de feitiçaria.
     Então Thierry Schoéré compreendeu o significado desta advertência: ele havia desobedecido à Santa Virgem e não havia cumprido a missão que Ela lhe havia confiado. Thierry se ajoelhou na frente da multidão repentinamente silenciosa, pediu perdão a Nossa Senhora e, finalmente cumprindo sua missão sagrada, contou aos habitantes atentos a aparição celestial; ele explicou o simbolismo do gelo e as três espigas.
     Espantados, admirados, os habitantes ouviram respeitosamente a história. A plateia ficou profundamente comovida e ninguém questionou a sinceridade do honesto ferreiro de Orbey. Até os incrédulos foram vencidos; eles mostraram arrependimento sincero e juraram fazer as pazes com Deus.
     A partir daí, aliviado e feliz, Thierry Schoéré voltou à misteriosa bolsa. Curiosamente, assim que agarrou o pesado saco de trigo, levantou-o sem esforço e imediatamente o carregou em seu cavalo. Depois disso, em meio a arrebatamentos de alegria da plateia, Thierry Schoéré, o mensageiro da Virgem, retornou alegremente à sua aldeia natal.
     Em 1493 os habitantes construíram no local da aparição uma pequena capela de madeira que foi abençoada em 1495 por Nicolas Frisus, bispo coadjutor de Basileia. No século XVI, a peregrinação começou e uma nova capela foi construída em pedra. Foi ampliada várias vezes para acomodar os fiéis. Destruída durante a Guerra dos Trinta Anos, foi erguida uma nova capela, tendo ao seu lado, a partir de 1650, um convento que albergava muitas comunidades religiosas: os cônegos regulares de Santo Agostinho de 1652 a 1655, os padres cistercienses de Paris de 1655 a 1661, os Antoninos de Issenheim de 1661 a 1777, a Ordem de Malta de 1777 a 1779 e os Capuchinhos de 1779 a 1791.
     Fechado durante a nefasta Revolução Francesa, o santuário voltou ao culto em 1804.
Em julho de 1912, os Missionários Redentoristas se estabeleceram em Trois-Epis e, desde então, têm assegurado a continuidade da mensagem de Maria. Em 20 de junho, 1940, os alemães fecharam o juvenato. Em julho de 1941, metade do convento tornou-se um hospital militar que recebia doentes e feridos da frente russa. Em 3 de março de 1952, Dom Weber, bispo de Estrasburgo, instituiu a adoração perpétua feminina. Em 1967 foi inaugurada a Igreja da Anunciação. Em 1991, por ocasião do 5º centenário, foi erguida uma seta tripla simbolizando as três espigas.
***
Gravura antiga representando
uma procissão a igreja
de Na Sra das 3 espigas
     
Há outra versão das palavras de Nossa Senhora retiradas da revista Historia. A Virgem Maria teria dito a Thierry:
     Meu filho, os habitantes desta região, por seus inúmeros crimes, acenderam a ira divina contra eles. Este cubo de gelo que você vê brilhando na minha mão esquerda é o símbolo das chuvas de granizo, fomes, doenças e outros castigos que lhes sobrevirão. No entanto, minhas orações, por efeito de uma misericórdia muito especial, até agora retiveram o braço de meu Filho, já levantado para puni-los. Se os culpados se corrigirem e fizerem penitência, Deus os perdoará e enviará bênçãos e fertilidade à terra. Isto é o que significa este talo de trigo adornado com três espigas, que eu seguro na minha mão direita. Em nome desses dois símbolos, vá a Morviller, relate aos habitantes o que você acabou de ver e ouvir. Exorte-os a fugir do pecado. Que rezem, que por sua vez exortem as populações à conversão. Caso contrário, os castigos do céu não tardarão a chegar.
     O ferreiro então disse à Virgem:
     - Mãe querida, temo que essas pessoas más não acreditem em minhas palavras.
     - A maioria vai [acreditar], responde a Santíssima Virgem, se você explicar a eles o significado deste pingente de gelo e dessas espigas.
     Chegado a Morviller, o ferreiro perdeu o ânimo. Ninguém vai acreditar, vão rir dele. Então ele não diz uma palavra sobre a aparição. Tendo comprado um saco de trigo, ele começou a carregá-lo em seu cavalo. Mas ele não conseguia levantá-lo um centímetro. Os transeuntes riram de sua fraqueza. Um, dois, três homens vieram ajudá-lo. Eles não podiam mover a bolsa um centímetro. As risadas diminuíram e o ferreiro entendeu a lição. Ajoelhou-se e revelou a mensagem da Virgem. Acreditaram nele e as peregrinações começaram, os milagres aconteceram e as previsões foram cumpridas.
     Em 24 de fevereiro de 1495, um santuário dedicado à Nossa Senhora das Três Espigas foi erguido no local da aparição e solenemente consagrado.
 
Fonte: Paulette Leblanc
http://nouvl.evangelisation.free.fr/leblanc_notre_dame_trois_epis.htm
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário