quinta-feira, 15 de junho de 2023

Santa Margarida Maria Alacoque e o Sagrado Coração de Jesus

     
Margarida Maria Alacoque nasceu em 22 de julho de 1647, em L'Hautecour, região da Borgonha, na França. Seu pai, Claudio de Alacoque, era juiz e tabelião, e morreu quando Margarida ainda era muito jovem. Após a morte do pai, Margarida foi morar com o tio, Toussant. Ela e a mãe, Felisberta de Alacoque sofreram muito com essa mudança. Ela passou necessidade, pois seus parentes não eram generosos e não lhe permitiam ingressar no convento, como era seu desejo. Recebeu sua 1ª Comunhão aos 9 anos de idade e, aos 22, a Crisma. Conta-se que, para confessar-se, escrevia seus pecados num papel, para não se esquecer de nada. 
     Em 24 de junho de 1673, aos 25 anos, Margarida Maria teve sua primeira visão do Sagrado Coração de Jesus, fato que se repetiria por mais dois anos, a cada primeira-sexta feira do mês. Em 1675, nas oitavas de Corpus Christi, Jesus apareceu-lhe então com o peito aberto e o coração ferido, fora do corpo. Apontando Seu coração com o dedo, lhe disse: “Eis o Coração que tem amado tanto aos homens, a ponto de nada poupar até exaurir-se e consumir-se para demonstrar-lhes o seu amor. E em reconhecimento, não recebo senão ingratidão da maior parte deles”.
     Numa das aparições, enquanto ela estava em êxtase, recolhida e imóvel, com os braços cruzados no peito, através das graças ela viu o Coração. Este coração estava completamente cercado de chamas e rodeado por uma coroa de espinhos, transpassado por uma profunda ferida, todo ensanguentado e encimado por uma cruz. “Margarida - disse Jesus, dirigindo-se a ela – “Eu te prometo, na excessiva misericórdia do meu coração, dar penitência final a todos os que comungarem na primeira sexta-feira em nove meses consecutivos. Eles não morrerão no meu desagrado, nem sem receber os Sacramentos, tornando-se meu Coração refúgio para eles naqueles transes extremos”.
     E como preparação para as comunhões, o próprio Cristo revelou a Santa Margarida a prática da Hora-Santa, com as seguintes palavras:
     Em toda a minha Paixão foi no horto que mais sofri, vendo-me completamente abandonado do céu e da terra. Oprimido pelos pecados de todos os homens, apareci perante a Santidade de Deus, que, sem consideração pela minha inocência, me esmagou com o peso da sua ira, fazendo-me beber o cálice que continha todo o fel e toda a amargura da sua cólera justíssima. Ninguém pode compreender a intensidade desse meu tormento… Todas as noites, da quinta para a sexta-feira, far-te-ei participar da mortal tristeza que senti no horto. Para me acompanhares nesta humilde oração, que então ofereci a meu Pai, levantar-te-ás entre as onze e meia noite, e te prostrarás durante uma hora com a face sobre a terra, como Eu fiz, não só para aplacar a ira divina, pedindo misericórdia pelos pecadores, mas também para adoçar, de algum modo, a amargura que senti pelo abandono dos meus Apóstolos que não tinham podido velar uma hora comigo”.
     Santa Margarida morreu em 17 de outubro de 1690, aos 43 anos de idade, em Paray-le-Monial. Foi beatificada em 18 de setembro de 1864, em Roma, pelo Papa Beato Pio IX. Sua canonização aconteceu em 13 de maio de 1920, pelo Papa Bento XV. 
     É padroeira e protetora daqueles que sofrem com poliomielite, dos devotos do Sagrado Coração de Jesus e daqueles que perderam seus pais. Sua festa litúrgica foi antecipada por um dia para não coincidir com a de Santo Inácio de Antioquia.
     Em 1829, a Arquiconfraria da Hora Santa foi estabelecida pelo Père Robert Debrosse em Paray-le-Monial, Borgonha, França. Em 1911 recebeu o direito de agregação para todo o mundo. Uma sociedade semelhante chamada "A Hora Santa Perpétua do Getsêmani" foi formada em Toulouse em 1885 e foi erguida canonicamente em 1907. Em 1909 recebeu indulgências do Papa São Pio X.
Natureza da Hora Santa
     A Hora Santa consiste numa hora de oração vocal ou mental, em memória da Paixão e Morte de Nosso Senhor e em homenagem ao ardentíssimo amor que O levou a instituir a divina Eucaristia.
     O que fazer nessa uma hora de companhia ao Sagrado Coração de Jesus? Sugestão:
1 – Ler as passagens da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e meditar nelas.
2 – Rezar os Mistérios Dolorosos do Rosário
3 – Rezar a Ladainha do Sagrado Coração de Jesus
4 – Rezar uma Via Sacra
 
Iniciar sempre com a Invocação ao Espírito Santo
     Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo de vosso amor.
     - Enviai o vosso Espírito e tudo será criado.
     - E renovareis a face da terra.
 
Oração
     Deus, que esclarecestes os corações de vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, concedei-nos, por esse mesmo Espírito, conhecer e amar o bem e gozar sempre de seu divino consolo. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.
Oferecimento
     Senhor Jesus Cristo, nós vos oferecemos esta hora de oração segundo as intenções de vosso pedido a Santa Margarida Maria, ao dizer-lhe: “Espero que passareis em oração as noites de quinta-feira desde as onze horas até a meia-noite, a fim de partilhar comigo as dores da minha agonia no Jardim das Oliveiras e para apaziguar minha cólera contra os pecadores”.
     Sendo assim, Senhor, nós Vos pedimos em primeiro lugar perdão pelos nossos próprios pecados, renovando o propósito de não mais Vos ofender; pedimos-vos também, a conversão dos pecadores, particularmente daqueles que já alguma vez Vos conheceram e amaram, e cujo afastamento mais Vos faz sofrer.
     Oferecemos-vos as orações desta hora de modo especial:
    
Em reparação
     pelos soberbos governadores das nações que ultrajam o vosso nome e as vossas leis
     pelas turbas agrupadas pelo averno e os sectários, seus sequazes, que assaltam os vossos santuários, sedentos de sangue
     pela vossa Igreja que geme sob os grilhões e as cadeias com que os poderosos e os pretensos sábios querem entravar os seus progressos e inutilizar os seus esforços
     por tantos bons e virtuosos medirem com avareza os sacrifícios e as boas obras, mostrando-se mesquinhos para convosco, quando tão pródigos para o mundo
     pela deslealdade das almas escolhidas que deveriam esquecer as coisas da terra para serem inteiramente vossas, então, mais do que nunca, nessa hora de suprema desolação
 
Perdão! Perdão, ó Divino Coração!
     pelos nossos pecados, pelos pecados de nossos parentes, amigos e inimigos.
     pelas infidelidades e sacrilégios.
     pelas blasfêmias e profanação dos dias santos.
     pelas libertinagens e escândalos públicos.
     pela falta de modéstia no trajar.
     pelos corruptores da infância e da juventude.
     pela sistemática desobediência à Santa Igreja.
     pelos crimes do lar cristão, pelas faltas dos pais e dos filhos.
     pelos perturbadores da ordem pública, social e cristã.
     pela covardia dos que devem defender a nossa religião.
     pelo abuso dos santos sacramentos.
     pelos sacerdotes que Vos desprezam, pelos que rejeitaram as fileiras sacerdotais e pelos que não se esforçam em conhecer sua verdadeira vocação.
     pelos ataques da imprensa ímpia e maquinação das seitas secretas.
     E, sobretudo, pelos bons que vacilam, que resistem às inspirações da vossa divina e sapientíssima graça.
 
Em agradecimento
     Vós sois a perseverança da Fé e da Pureza para as crianças que comungam;
     Vós sois o consolo dos pais no lar cristão;
     Vós sois o bálsamo para todas as feridas;
     Vós sois a fortaleza dos fracos e a vitória dos que se acham em tentação;
     Vós sois a luz dos que vacilam e o zelo dos apóstolos;
     Vós sois o centro da vida militante da vossa Igreja;
     Vós sois a Santidade e o Paraíso das almas na Eucaristia.
 
Pedidos Finais
     Que pediremos ao Senhor nesta hora? Triunfai, Senhor Jesus, na Hóstia Consagrada. Atraí todos a Vós. Convertei o Brasil, reinai sobre o mundo inteiro. Multiplicai as conversões. Ouvi, Senhor, nossos clamores, e a começar por nós mesmos, convertei o mundo inteiro!
     Concedei-nos copiosamente vossa luz e a vossa graça, a fim de que nos tornemos cada dia mais dignos e aptos em nossa santa missão de promover entre os homens o Reinado de vosso Divino Coração.
     Sê, Senhor, para os agonizantes e atormentados um refúgio protetor, pois Vós sois a única Fortaleza e pelo Vosso Nome guiai os justos às mansões celestes.
     Finalmente, meu Deus, nós trazemos à vossa presença adorável a lembrança de todos aqueles que nos precederam no sinal da fé e agora jazem no sono da paz.  A todos eles, Senhor, concedei o lugar de refrigério e de paz, nos esplendores da luz perpétua. Amém. 
 
Ladainha do Sagrado Coração de Jesus
 
Senhor, tende piedade de nós,
Jesus Cristo, tende piedade de nós,
Senhor, tende piedade de nós,
Jesus Cristo, ouvi-nos,
Jesus Cristo, atendei-nos,
Deus, Pai do Céu, tende piedade de nós,
Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós,
Deus Espírito Santo,
Santíssima Trindade, que sois um só Deus,
Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno,
Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo no seio da Virgem Maria,
Coração de Jesus, unido substancialmente ao Verbo de Deus,
Coração de Jesus, de majestade infinita,
Coração de Jesus, templo santo de Deus,
Coração de Jesus, tabernáculo do Altíssimo,
Coração de Jesus, casa de Deus e porta do Céu,
Coração de Jesus, fornalha ardente de caridade,
Coração de Jesus, receptáculo de justiça e amor,
Coração de Jesus, cheio de bondade e amor,
Coração de Jesus, abismo de todas as virtudes,
Coração de Jesus, digníssimo de todo louvor,
Coração de Jesus, rei e centro de todos os corações,
Coração de Jesus, no qual estão todos os tesouros da sabedoria e da ciência,
Coração de Jesus, no qual habita toda plenitude da divindade,
Coração de Jesus, no qual o Pai Celeste põe as suas complacências,
Coração de Jesus, de cuja plenitude nós todos participamos,
Coração de Jesus, desejo das colinas eternas,
Coração de Jesus, paciente e misericordioso,
Coração de Jesus, rico para todos os que vos invocam,
Coração de Jesus, fonte de vida e santidade,
Coração de Jesus, propiciação para os nossos pecados,
Coração de Jesus, saturado de opróbrios,
Coração de Jesus, atribulado por causa de nossos crimes,
Coração de Jesus, feito obediente até a morte,
Coração de Jesus, atravessado pela lança,
Coração de Jesus, fonte de toda a consolação,
Coração de Jesus, nossa vida e ressurreição,
Coração de Jesus, nossa paz e reconciliação,
Coração de Jesus, vítima dos pecadores,
Coração de Jesus, salvação dos que em Vós esperam,
Coração de Jesus, esperança dos que em Vós expiram,
Coração de Jesus, delícias de todos os santos,
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor,
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor,
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.
 
Jesus, manso e humilde de coração, Fazei o nosso coração semelhante ao vosso.
 
Oração 
     Onipotente e sempiterno Deus, olhai para o coração de vosso diletíssimo Filho e para os louvores e satisfações que Ele vos tributa em nome dos pecadores, e àqueles que invocam vossa misericórdia, concedei benigno o perdão, em nome do mesmo Jesus Cristo, vosso filho, que convosco vive e reina, juntamente com o Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.
 
Pai Nosso… Ave Maria… Glória ao Pai…
 
Fontes:
https://www.manualdacm.com/p/horasanta.html
https://salvemaria.com.br/hora-santa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário