terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Beata Ilduara, Condessa, mãe de São Rosendo de Celanova – 20 de dezembro

     
Filha de Ero e Adosinda, gozou de uma ampla projeção social na Galiza no século X. Seu pai era conde no território de Lugo no final do século IX. Seu casamento com Gutierre Menéndez no início do século 10 a ligou a um dos grupos aristocráticos mais importantes do reino de Leão. O casal viveu durante algum tempo em Salas, perto do Porto.
     O primeiro de seus filhos, Rosendo, nasceu lá; seguir-se-ão mais quatro: Munio, Froila, Adosinda e Ermesinda. Há uma legenda que relata como Ilduara rezou para conceber seu primeiro filho, e como um anjo lhe apareceu dizendo que ela teria um filho que seria a glória de sua família.
     Quando a família se mudou para o território da atual Galiza, as paisagens que lhes eram mais familiares situavam-se em torno de Porto Marín, onde o casal tinha uma residência, e, sobretudo, em Vilanova, hoje Vilanova dos Infantes, perto de Celanova, onde era a sua residência principal.
     Foi lá que aconteceu a parte principal da vida de Ilduara. Foi nas imediações da sua casa em Vilanova, onde, já viúva e juntamente com o filho Rosendo, fundou e construiu, entre os anos de 936 e 942, o Mosteiro de Celanova, que cedo se tornou um centro monástico de primeira importância na Galiza, na segunda metade do século X. E ali, também, junto à sua casa, no Mosteiro de Santa Maria, cuja fundação ela própria tinha promovido, passou os últimos anos da sua vida.
     Ilduara desenvolveu uma atividade significativa em diferentes áreas sociais.
     Entre as circunstâncias específicas que explicam por que Ilduara teve um papel de destaque na sociedade de seu tempo, é necessário levar em conta, em primeiro lugar, o uso das possibilidades oferecidas a ela para adquirir uma formação intelectual.
     Com base no aprendizado da leitura e da escrita e no consequente acesso ao conteúdo dos livros que ela ou seu filho Rosendo são conhecidos por possuírem, os encontros com a corte real, as frequentes entrevistas com clérigos e nobres, os relatos de viajantes e comerciantes, permitiram-lhe desenvolver uma concepção de mundo que estava acima da média de seus contemporâneos e que também pode ser vista na sensibilidade refinada e gosto pela qualidade de vida que demonstram a riqueza e beleza dos objetos cotidianos com os quais estava cercada. A capela dedicada a São Miguel, que fez parte do conjunto arquitetônico inicial do Mosteiro de Celanova, é, nos nossos dias, um testemunho expressivo da beleza das construções do século X, do cuidado que foi colocado na aparência exterior e interior dos edifícios.
Capela de São Miguel 
Mosteiro de Celanova
     
     Condições gerais e circunstâncias específicas facilitaram o acesso de Ilduara a um nível de preparação e treinamento que possibilitou a estreita colaboração com seu marido Gutierre e, sobretudo, com seus filhos Rosendo e Froila, em múltiplos aspectos de projeção extra doméstica, que vão desde a organização do espaço até a atividade religiosa, passando pelas esferas econômica e política. A participação de Ilduara estava longe de ser meramente passiva na constituição dos dois suportes essenciais – patrimônio e poder – nos quais se baseava a posição social de sua família. Ela desempenha um papel muito significativo na criação e evolução do patrimônio sobre o qual se sustentava o grupo de filiação formado por ela, seu marido e seus filhos.
     Em 942, Ramiro II concedeu a Froila, sob a tutela de sua mãe Ilduara, uma série de condados e decanos. A função tutorial é um reconhecimento do prestígio e confiança despertados por Ilduara, já viúva do Conde Gutierre.
     É na esfera religiosa que Ilduara tem uma atividade mais significativa; sua formação cultural e sua alta renda possibilitaram ações importantes em relação à vida monástica de seu tempo.
     Do ponto de vista da história das mulheres, de particular interesse são as comunidades duplas presididas ou copresididas por uma abadessa, são um sintoma significativo do papel que as mulheres desempenharam nos séculos IX e X.
     A relação de São Rosendo com o monaquismo carolíngio após a reforma de Bento Aniano e os passos dados na beneditização estão bem comprovados. No mesmo contexto, compreendem-se as críticas específicas aos mosteiros duplicados feitas pelo grupo familiar de Ilduara; na documentação de Celanova, há dados que indicam que nesse ambiente a imagem da mulher instável e fraca progride. As atuações nos mosteiros de Santa Maria de Loio e Santa Comba de Bande são apresentadas como expressão do fato de a relação entre mulheres e homens estar na raiz de todo o mal. A reforma deve, portanto, basear-se na sua separação estrita.
     Um novo testemunho muito significativo: Ilduara participou direta e ativamente da fundação do Mosteiro de Celanova; mas ele não conseguiu se integrar a ela durante sua vida. No final dos seus dias, já viúva, para ter acesso à vida monástica, recorreu ao modelo testado em Loio e Porto Marín. E, além do mosteiro masculino de Celanova, muito próximo dele, mas diferente e totalmente separado, fundou o mosteiro feminino de Santa Maria de Vilanova, que abraçou. Em Celanova, ela só entrará depois que morrer.
     Ilduara, entendida como expressão da mulher aristocrática do século X, reflete uma imagem social de notável riqueza. É o que corresponde a uma sociedade cuja organização vem de séculos anteriores e ainda não é a dos séculos medievais. Entre as duas situações, as mudanças em curso são a manifestação de um longo estágio social, que se desenvolve entre o impacto de Roma nas sociedades indígenas e a plena articulação do feudalismo.
     De acordo com a inscrição em seu túmulo, ela morreu em 20 de dezembro de 941 e foi enterrada no mosteiro em um túmulo construído por seu filho.
     Quando seu corpo foi exumado em 1717, apenas dois ossos foram encontrados e seus restos mortais foram reduzidos a cinzas.
     Nos martirológios beneditinos, a Beata Ilduara é celebrada e lembrada no dia 20 de dezembro.

*
São Rosendo de Celanova
 
     
Lembremos que foi ele o fundador da grande Abadia de Celanova e que terminou a sua vida como bispo na então já muito famosa Catedral de Santiago de Compostela (968-977). Bom é saber igualmente que a sua prestigiosa família galega pertenceram nada mais do que 10 reis e 7 bispos, assim como uma boa parte das mais importantes figuras do reino ― entre os anos 850 e 1000.
     Este grande santo ibérico, é considerado português, pelos portugueses, por causa do seu nascimento ― mesmo se nesse tempo nem o Condado de Portugal existia ― e por ter sido um dos bispos de Dume, na região de Braga, a mais antiga diocese de Portugal.
     Os espanhóis e, particularmente os galegos, consideram-no espanhol por ter sido o fundador da Abadia de Celanova na Galiza e por fim, bispo da grande diocese de Santiago de Compostela, cuja catedral era já muito visitada, como o provam antigos documentos.
     Segundo nos diz um autor espanhol, S. Rosendo é o único bispo da época alto medieval do qual se possuí uma verdadeira biografia, obra de um monge do mosteiro de Celanova que viveu na segunda metade do século XII, chamado Ordoño, o qual utilizou na sua obra documentos e dados recolhidos durante décadas pelo famoso claustro celanovense.
 
 
Fontes: www.santiebeati.it
María del Carmen Pallarés Méndez
Ilduara Eriz abençoada - España | Academia Real de História (rah.es)

Nenhum comentário:

Postar um comentário