domingo, 27 de janeiro de 2013

Santa Ágata Lin-Zhao, Virgem e Mártir - 28 de janeiro

    Lin-Zhao nasceu em 1817, em Qinglong, província de Guizhou, China, quando seu pai se encontrava encarcerado devido sua fé católica. A menina foi batizada com o nome de Ágata três anos depois, por ocasião da libertação de seu pai.

     Ágata não era apenas bonita, mas também muito inteligente. Aprendeu a ler e a escrever e desde cedo se dedicou ao estudo da religião católica para ser uma corajosa catequista. Como era costume, ela foi prometida em casamento para a família Liu. Porém, com a idade de 18 anos, como já fizera um voto de castidade, ao saber do noivado apelou para a piedade de seus pais para cancelar o casamento.
     Naquele mesmo ano, Pe. Mateus Liu disse para ela trabalhar na escola para meninas em Guiyand. Durante um certo tempo foi dirigida espiritualmente pelo Beato Augusto Capdelaine, das Missões de Paris, martirizado em 1856.
     Dois anos mais tarde, outra perseguição começou e seu pai foi preso novamente e torturado. A casa da família foi saqueada e perderam todos os seus bens. Ao ser libertado, o pai estava tão doente que já não podia trabalhar. Ágata e sua mãe tiveram que sustentar a família. Uma visita do Pe. Tomas Liu levou Ágata a ensinar o catecismo. Ela tornou-se diretora da escola para meninas fundada pelo Pe. Tomas Liu e aos 25 anos fez formalmente o voto de castidade.
     Um ano depois, Mons. Bai, o novo administrador apostólico da diocese de Guizhou, elegeu-a dirigente do convento em Guiyang. Lá ela levava uma vida austera e tornou-se conhecida por seu cuidado especial aos pobres e aos jovens.
     Ágata ensinava o catecismo no vilarejo de Ta-pa-tien quando o vigário apostólico Albrand expandiu o seu campo de apostolado, confiando a ela o mesmo cargo em várias outras localidades. A Santa conquistou muitas pessoas, levando-as à conversão.
     Em 1857 quando Mons. Lourenço Wang Bing e o catequista Jerônimo Lu Tingmei foram presos por serem cristãos, Ágata também foi presa. O juiz do condado questionou a virgindade de Ágata e ela foi defendida pelos companheiros de fé. Os prisioneiros foram condenados à morte e após a decapitação foi constatado que Ágata era realmente virgem, tendo o magistrado admitido ter cometido um erro. Ela foi martirizada no dia 28 de janeiro de 1858.
     Foi relatado que três fachos de luz, dois vermelhos e um branco, cercaram os corpos dos mártires e alguns não cristãos viram à distância globos de luz no céu após a execução. Os três mártires são festejados no mesmo dia.
     Santa Ágata Lin-Zhao foi beatificada pelo Papa São Pio X em 2 de maio de 1909 e seu nome foi incluído na lista dos mártires canonizados em 1º de outubro de 2000 por João Paulo II.
 
Antiga pintura da Santa
 



650 mil pessoas (ACIPrensa) marcharam pela vida e contra o aborto na capital dos EUA


assista ao video acessando o link acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário