sábado, 9 de março de 2013

Santa Catarina de Bolonha, Mística - 9 de março

     Clarissa e escritora mística, Catarina nasceu em Bolonha, no dia 8 de setembro de 1413 e morreu na mesma cidade em 9 de março de 1463.
     Quando Catarina tinha 10 anos de idade, seu pai a mandou para a corte do Marquês de Ferrara, Nicolò d'Este, como acompanhante da Princesa Margarida. Ali Catarina prosseguiu o estudo de literatura e das artes plásticas, e um manuscrito pintado por ela, que já pertenceu a Pio IX, é atualmente reconhecida entre os tesouros de Oxford.
     Depois do casamento da Princesa Margarida com Roberto Malatesta, Príncipe de Rimini, Catarina voltou para casa e determinada a se juntar ao pequeno grupo de donzelas devotas que estavam vivendo em comunidade e seguindo a regra da Ordem Terceira de Santo Agostinho na cidade vizinha de Ferrara.
     Mais tarde, a comunidade, cedendo às súplicas de Catarina, adotou a Regra de Santa Clara, e em 1432 elas foram revestidas com o hábito da Segunda Ordem de São Francisco pelo provincial dos Frades Menores.
     O número crescente de vocações, no entanto, tornou necessário estabelecer outros mosteiros das Clarissas, na Itália, e no cumprimento do Breve de Calisto III, "Ad ea quae omnipotentis Dei gloriam", conventos foram fundados em Bolonha e em Cremona. Santa Catarina foi escolhida abadessa da comunidade de sua cidade natal, cargo que ocupou até sua morte.
     As tentações persistentes que nos primeiros dias de sua vida religiosa tinham provado sua paciência, humildade e fé, especialmente esta última virtude, nos últimos anos deu lugar ao consolo espiritual mais abundante e gozo das alturas da contemplação.
     Uma grande parte dos conselhos e instruções de Santa Catarina sobre a vida espiritual encontra-se no seu "Tratado sobre as Sete Armas Espirituais", que contém, além disso, um relato das próprias lutas da santa no caminho de perfeição, e que ela compôs com a ajuda de seu confessor pouco antes de sua morte.
     Nos anos 1500, Santa Catarina de Bolonha apareceu a uma das freiras e pediu que seu corpo incorrupto fosse colocado sentado em uma parte especial da capela. Sua pele tornou-se escurecida ao longo do tempo devido às velas e luzes votivas.
     O corpo de Santa Catarina, que se mantém incorrupto, está preservado na capela das Clarissas em Bolonha. Santa Catarina foi canonizada pelo Papa Bento XIII. Sua festa é mantida no dia 9 de março em toda a Ordem dos Frades Menores.

WADDING, Annales Minorum, X, 184; XII, 307; XIII, 324; e passim; Acta SS,. Março, II, 35-89; LEO, Vidas dos santos e beatos das Três Ordens de São Francisco (Taunton, 1885), I, 394-437; ZAMBONI, La Vita di Santa Catherina di Bologna (Bolonha, 1877).
STEPHEN M. DONOVAN (Enciclopédia Católica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário