quarta-feira, 20 de março de 2019

Santas Alexandra, Cláudia e comp. mártires de Amiso – 20 de março

    
     Segundo um texto do Sinassario Constantinopolitano, no tempo do imperador Maximiano (309 – 313), sete mulheres se apresentaram ao governador de Amiso (moderna Turquia) professando sua fé cristã e reprovando a sua crueldade e injustiça na condenação dos cristãos. Alexandra, Cláudia, Eufrásia, Matrona, Juliana, Eufêmia e Teodósia, estes eram os seus nomes. Elas foram presas imediatamente. Como tivessem resistido às pressões para negar sua fé, foram flageladas e lançadas em uma fornalha ardente.
     Quatro dos nomes acima: Alexandra, Cláudia, Eufrásia e Matrona aparecem em outro grupo, este mais confiável, de São Teodoto de Ancira, como pertencente a um grupo de sete virgens.
     Estudo hagiográficos nos levam a deduzir que o grupo de Alexandra e companheiras de Amiso é uma duplicação do grupo formado por Tecusa e companheiras de Ancira, e erroneamente atribuído a Amiso.
     Entretanto, Santa Claudia é celebrada há muitos séculos no dia 20 de março. Segundo relatos, um cristão também martirizado como estas virgens, Teodoto, era curador de Ancira e foi o responsável pelo sepultamento de Cláudia e Alexandra. Ele evitou que seus restos fossem queimados, como era ordem dos imperadores romanos, que mandavam queimar os corpos para que não fossem sepultados e lembrados.
     Os restos mortais de Santa Cláudia foram recuperados e levados para Malus e suas relíquias foram transladadas para uma capela com o seu nome. Seu túmulo tornou-se local de peregrinação e vários milagres foram creditados à sua intercessão. Ela é muito venerada na Grécia e na Rússia.
     No Martirológio Romano estas Santas mártires são comemoradas no dia 20 de março.

Fonte: www.santiebeati.it/

Nenhum comentário:

Postar um comentário