segunda-feira, 1 de abril de 2019

Beata Sofia Czeska-Maciejowska, Fundadora - 1o. de abril


     Sofia Maciejowska nasceu em 1584, terceira filha de Mateusz Maciejewski e Lubowiecka Katarzyna Maciejewska. Seus pais pertenciam à “Nobreza Media” (uma das categorias em que se dividia a nobreza polonesa; a este grupo pertenciam famílias com bens de certa importância, eram proprietários tanto de terras como de servos) da Pequena Polônia. Tinham bens próximo de Cracóvia e duas casas na rua Szpitalna, em Cracóvia. Era uma família numerosa, cinco rapazes e quatro moças, criados todos em um ambiente religioso.
     Com a idade de 16 anos Sofia se casou com Jan Czeski e se mudou para Slomniki, próximo da República Checa. Após 6 anos de um casamento sem filhos, ficou viúva. Apesar de sua juventude, beleza e riqueza, ela não se casou novamente; dedicou sua vida às obras de misericórdia, incluindo a renovação da vida religiosa na Polônia por meio de um trabalho de formação e educação da nova geração.
     Sofia foi testemunha da guerra, das epidemias, inundações, colheitas ruins, e a consequente fome; presenciou a morte de muitas pessoas. Ela então decidiu dedicar-se às meninas, especialmente as órfãs e de famílias pobres. Cedeu sua casa da rua Szpitalna para elas, onde não só podiam viver e receber cuidados médicos, mas também estudar.
     Entre os anos 1621-1627, ali funcionou um internato chamado Casa da Apresentação da Santíssima Virgem Maria. Pela primeira vez a Polônia contava com uma escola organizada para meninas, instituição que também contava com estruturas orgânicas adequadas, nos tempos em que somente os meninos iam à escola.
     Em 31 de maio de 1627, ela recebeu a aprovação oficial do Bispo de Cracóvia Marcin Szyszkowski para esta fundação.
     Para garantir a durabilidade de sua obra, Sofia Czeska fundou uma nova congregação religiosa: as Irmãs da Apresentação da Santíssima Virgem Maria. A Apresentação da Virgem Maria foi tomada como exemplo para o trabalho desta nova congregação, pois naquele acontecimento a Menina Maria era o modelo mais perfeito da devoção e entrega total a Deus.
     A Congregação das Irmãs da Apresentação da Virgem Maria é uma das mais antigas congregações femininas polonesas. O termo "Prezentki" deriva da palavra latina "praesentatio" e significa 'apresentação'.
     Madre Sofia faleceu no dia 1º de abril de 1650, aos 66 anos de idade; foi enterrada na Igreja de Santa Maria, em Cracóvia, mas seus restos mortais se encontram atualmente na capela lateral da Igreja de São João (das Irmãs da Apresentação), em Cracóvia.
     A Constituição do Instituto foi aprovada em 13 de janeiro 1660 pelo Bispo de Cracóvia Andrzej Trzebicki, não muito tempo depois da morte de Madre Sofia.
     A escola e a Congregação estavam localizadas em Cracóvia. A sede da Congregação depois se mudou para a Rua 7 Switego Jana, Cracóvia. Este ainda é o local da casa-mãe desta Congregação.
     De acordo com o lema: "Louvado seja Deus e Sua Mãe", as Irmãs se dedicam na criação e educação de crianças e adolescentes; dirigem um liceu para meninas em Cracóvia e uma escola média e liceu em Rzeszow. A escola de Cracóvia é a continuação ininterrupta da escola fundada por Madre Sofia Czeska.
     As Irmãs fazem vários trabalhos de acordo com as suas capacidades e as necessidades locais da Igreja. Elas dirigem creches, orfanatos, casas para crianças com necessidades especiais; elas trabalham para as paróquias, por exemplo, como professoras de educação religiosa. Elas propagam o culto da Virgem, pois a Santíssima Senhora é a Mãe e a Padroeira da Congregação.
     Em 1º de abril de 1995 o Cardeal Franciszek Macharski iniciou o processo de exame canônico das virtudes heroicas e da santidade de Madre Sofia Czeska-Maciejowska. Em 20 de novembro de 1997, a fase diocesana do processo foi concluída e a documentação entregue ao Vaticano. Em 30 de março, o Vaticano anunciou a confirmação do processo diocesano.
     Em 20 de dezembro de 2012, o Papa Bento XVI reconheceu um milagre atribuído a ela como meta para sua beatificação, que foi realizada em 9 de junho de 2013.
Algumas das Irmãs, felizes com a beatificação de sua Madre Sofia
Fieis presentes à cerimônia de beatificação

Fontes:

Postado pela 1ª vez em 1º de abril de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário