quinta-feira, 26 de março de 2020

Beata Madalena Catarina Morano, Salesiana - 26 de março

     
     Madalena Catarina Morano foi contemporânea de São João Bosco e faz parte do grande número de sacerdotes e religiosas que floresceram nos primeiros tempos das fundações salesianas
     Nasceu em Chieri (Turim) no dia 15 de novembro de 1847, a sexta de oito filhos de uma família modesta, embora descendente de nobres. A família transferiu-se para Buttigliera d’Asti e aos oito anos Madalena ficou órfã de pai, ocasião em que abandonou os estudos e começou a trabalhar como tecelã em sua casa, um dos poucos ofícios à que uma jovem podia se dedicar naquela época.
     Um parente sacerdote deu-lhe as primeiras lições de gramática italiana; aos 14 anos, o pároco local deu-lhe o encargo de cuidar de uma escola maternal, apesar de sua pouca idade.
     Madalena tinha o dom do ensino, e aos 17 anos consegue o diploma de professora para ensinar nas escolas elementares. Aos 19 anos começou a ensinar em Montaldo Torinese: fá-lo-á com diligência e competência durante catorze anos, ganhando o respeito e a estima de todos na terra.
     Em 1877, confessa a sua mãe o seu desejo de ingressar na vida religiosa. Mas, tendo já 30 anos, não foi aceita nem nas Filhas da Caridade nem nas Dominicanas. Animada pelo desejo de se consagrar ao Senhor, Madalena aconselha-se com o seu diretor espiritual e, depois de ter comprado uma casa para a mãe com as suas poupanças, foi falar com Dom Bosco, que ela havia encontrado quando este passara por Buttigliera d’Asti, difundindo a nova instituição salesiana que ele fundara.
    Dom Bosco a dissuadiu de tornar-se religiosa de clausura e a encaminhou ao seu colaborador, Pe. João Cagliero, o qual a convidou a entrar nas Filhas de Maria Auxiliadora. Ela então foi para Mornese, onde Madre Mazzarello, à testa das Filhas de Maria Auxiliadora, a acolheu com festa e logo a colocou a ensinar. Em 4 de setembro de 1879, aos 32 anos, tendo Dom Bosco aceitado seu ingresso nas Filhas de Maria Auxiliadora, ela professou naquele Instituto.
     Em 1880 consagrou-se a Deus através dos votos perpétuos, ocasião em que pediu ao Senhor a graça “de permanecer em vida até que tenha alcançado a santidade”.
     Devido à sua instrução e habilidade educativa, Madalena logo se sobressaiu entre suas coirmãs, tendo assumido vários cargos de responsabilidade. Em 1881, a pedido do Arcebispo de Catania, Madalena foi enviada para dirigir a nova obra de Trecastagni. Durante quatro anos dirige, ensina, lava, cozinha.
     É catequista, mas sobretudo testemunho, tanto que as meninas começam a dizer: “Queremos ser como ela!”. Depois de uma pausa de um ano em Turim, onde dirigiu a casa das Filhas de Maria Auxiliadora de Valdocco, foi enviada para a Sicília como Superiora em Ali Marina (Messina) e em seguida como inspetora da Inspetoria de São José.
    A sua atividade era prodigiosa e surpreendente. Tendo constantemente “um olhar na terra e dez no céu”, em 26 anos fundou 19 casas, 12 oratórios, 6 escolas, 5 asilos, 11 laboratórios, 4 internatos, 3 escolas de religião, suscitando a admiração de todos, inclusive das autoridades eclesiásticas. Dizia-se dela: “É uma grande mulher, é uma mulher extraordinária”.
     Surgem novas e numerosas vocações, atraídas pelo seu zelo apostólico e pelo clima comunitário que se cria à sua volta. O seu apostolado variado é apreciado e encorajado pelos bispos.
     Em Catania foi-lhe confiado todo o trabalho da catequese, a fundação de novos oratórios e o internato do Instituto Magistrale. Era muito devota de São José e de Maria Auxiliadora, que a guiam nas nove fundações, conseguia transmitir fielmente o carisma de Dom Bosco e o sistema preventivo. Madre Morano tinha uma união ininterrupta com Deus, um desejo de santidade e uma vontade de ação salesiana imensa.
     Doente devido a um tumor, a Beata faleceu em Ali Marina no dia 26 de março de 1908, aos 61 anos de idade. À sua morte as casas da Sicília eram 18, as irmãs 142, as noviças 20, as postulantes 9. Os seus restos mortais são venerados em Ali Terme (Catania).
     A Apóstola Salesiana da Sicília foi beatificada em 5 de novembro de 1994 em Ali Terme, Catânia, pelo papa João Paulo II, que exaltou-a como educadora e professora. No Martirológio Romano sua memória é celebrada em 26 de março. Sua Congregação a celebra, a nível local, no dia 15 de novembro. 
A Beata entre religiosas e alunas
Fontes:

Postado neste blog em 26 de março de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário