quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Santa Aurélia de Estrasburgo – 15 de outubro

    
    Documentos autênticos do século X atestam a existência, fora dos muros de Estrasburgo, de uma igreja dedicada a Santa Aurélia, datando de uma era consideravelmente anterior. Uma cripta, na igreja, guardava as relíquias da santa, muito venerada pela população, que durante a Idade Média costumava invocá-la contra a febre.
    Mais tarde, na época das revoltas religiosas despertadas pela Reforma Protestante, a igreja, que havia sido erguida como uma paróquia da cidade desde o século XI, passou para os luteranos, que em 1524 profanaram o túmulo da santa e dispersaram as relíquias, mas não conseguiram extinguir o culto, que ainda está vivo até hoje.
    A essas notícias podem ser adicionadas a história de Walafrid Strabo, de acordo com a qual São Columbano, deixou Zuscenil na companhia de São Gallo, seu discípulo, chegou a Bregenz no Lago Constança (610-11) e encontrou lá uma igreja em más condições dedicada a Santa Aurélia.
    Mais tarde Columbano, com uma função solene, trouxe de volta à honra primitiva o templo, que já havia sido profanado por rituais pagãos supersticiosos. Enquanto as pessoas iam em procissão ao redor da igreja restaurada, ele a aspergia com água benta, renovava sua dedicação "unxit altare et beatae Aureliae reliquias in eo collocavit". O fato traria a existência da santa e seu culto de volta de uma veneração muito antiga.
    E se, de acordo com estudiosos, é admitido que a santa de Estrasburgo e a de Bregenz são a mesma pessoa, pode-se pensar que São Columbano estava na posse de relíquias de Aurélia. É possível, de fato, que o santo, passando por Estrasburgo em sua viagem à Alemanha, tivesse as relíquias de Aurélia que ele então colocou em Bergenz, no altar restaurado.
Busto contendo
relíquia de Sta. Aurélia
    Mas todas essas informações, embora testemunhos úteis do culto prestado a Aurélia, não nos esclarecem sobre sua pessoa e sobre os eventos de sua vida. Por outro lado, o relato fornecido pela Vida de Aurélia, segundo o qual a santa era uma das onze mil companheiras de Santa Úrsula, é inaceitável. De acordo com este texto, inserido na versão mais antiga conhecida dele (1399), no Próprio do breviário da diocese de Estrasburgo (impresso em 1489), durante a jornada do grupo de Santa Úrsula no Reno, de Basileia a Colônia, Aurélia, tomada por uma forte febre teria sido forçada a pousar em Estrasburgo com três companheiras: Einteth, Worbeth e Vilbeth. Aurélia não se recuperou de sua doença e morreu naquela cidade.
    Segundo outras versões, Aurélia foi uma princesa da família de Hugo Capeto, que para escapar do matrimonio fugiu para a Alsácia e viveu como eremita. Somente o Bispo Wolfgang de Ratisbona sabia que ela estava viva.
    A Aurélia venerada em Estrasburgo não deve ser confundida com seu homônimo em Regensburg.
    A festa de Aurélia, que é lembrada no Martirológio Romano, é celebrada em 15 de outubro.
 
http://www.santiebeati.it/dettaglio/91000
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário