sábado, 15 de janeiro de 2022

Santa Ita (ou Ida) de Killeedy, Fundadora – 15 de janeiro

Martirológio Romano: No mosteiro de Clúain Credhaial, na Irlanda, Santa Ita, virgem, fundadora daquele mosteiro.
 
     Entre as mulheres santas da Irlanda, Santa Ita tem uma posição de proeminência logo depois de Santa Brígida de Kildare. Embora sua vida seja relatada em meio à uma infinidade de fatos lendários e míticos, não há razão para duvidar de sua existência histórica.
     Ida nasceu em Drum (County Waterford, Irlanda) e foi batizada com o nome de Derthrea (Deirdre) ou Doroteia. Diz-se que ela tinha ascendência real. Recusou um pretendente real; por meio da oração e do jejum ela conseguiu convencer seu pai a deixá-la viver uma vida virginal. Por volta dos quatorze anos se consagrou a Deus, provavelmente nas mãos de Declan de Ardmore.
     Emigrou para Hy-Conaill, na parte ocidental do condado de Limerick, onde, em Killeedy, fundou uma comunidade de donzelas, o mosteiro de Clúain Credhaial. Mais tarde viria a ser a abadessa daquela comunidade monástica.
     Esta comunidade religiosa caracterizava-se por ensinar as crianças das redondezas e São Erc confiou a ela o futuro São Brandão de Clonfert, que foi seu aluno por cinco anos.
     Ficou legendária a sua ênfase na austeridade, assim como os milagres e os dotes proféticos que lhe foram atribuídos, tendo a descrição das suas obras e milagres sido escrita por São Cummian de County Down.
     Conhecida também como o "Branco Sol das Mulheres de Munster", ela era famosa por seu ascetismo e paciência na doença.
     Muitas vezes chamada de "segunda Brígida" da Irlanda, menciona-se sua morte em 571 nos Anais de Inisfallen (ca. 1092) com a seguinte frase: "Morte de Ita de Cluain, mãe adotiva de Jesus Cristo e Brandão". Os Anais também relatam que em 553 uma batalha foi vencida graças às suas orações.
     Santa Ita terá provavelmente falecido devido a um câncer, pois os cronistas contemporâneos descrevem a afecção como um escaravelho que cresceu como um porco, forma medieval de descrever uma enfermidade então desconhecida.
     Com a reputação de ser dotada de dotes proféticos, foi venerada posteriormente por numerosos santos, incluindo São Brandão (o Navegante), São Pulcério (Mochoemog) e São Cummian.
     Santa Ita, Ida ou Ides, é padroeira de Killeedy (Cluain Credhail).
     Ela era conhecida como a "mãe adotiva dos santos de Erin". O nome "Ita" ("sede de santidade") foi conferido a ela por causa de suas virtudes.
     A sua festividade litúrgica é celebrada no dia 15 de janeiro.
 
Poço de Santa Ida em Killeedy, Irlanda


Fontes:
https://www.americaneedsfatima.org/
http://www.santiebeati.it/dettaglio/91036
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário