sexta-feira, 26 de maio de 2023

Madre Guilhermina Lancaster, fundadora – 27 de maio

Quem era a Madre Guilhermina Lancaster, cujo corpo incorrupto agora é o centro das atenções no Missouri?
 
     Quando as Irmãs Beneditinas de Maria, Rainha dos Apóstolos exumaram o corpo de sua fundadora, Madre Guilhermina Lancaster, OSB, em 18 de maio, encontraram o inesperado: quatro anos após sua morte e enterro em um simples caixão de madeira, seu corpo parecia notavelmente bem preservado.
     A notícia se espalhou rapidamente nas mídias sociais sobre o estado incomum dos restos mortais da fundadora afro-americana da ordem contemplativa, atraindo centenas de peregrinos ao mosteiro na zona rural do Missouri.
     Ainda há perguntas a serem respondidas sobre se uma investigação será realizada para examinar seus restos mortais cientificamente. Enquanto isso, muitas pessoas querem saber mais sobre essa mulher que, aos 70 anos, fundou a congregação das irmãs mais conhecidas por seu canto gregoriano no topo das paradas e álbuns de hinos católicos clássicos.
Uma visão de Jesus em sua primeira comunhão
     A segunda de cinco filhos nascidos de pais católicos em St. Louis no Domingo de Ramos, 13 de abril de 1924, Maria Isabel Lancaster (ela adotou o nome de Guilhermina quando fez seus votos) foi criada em um lar profundamente piedoso.
     Segundo a atual abadessa, Madre Cecília Snell, OSB, e conforme conta uma biografia publicada por sua comunidade, a futura Irmã Guilhermina teve uma experiência mística em sua primeira Comunhão aos 9 anos, quando Jesus a convidou a ser dEle.
     “Ela o viu em sua primeira comunhão. Talvez não muito claramente, mas ela viu que ele era tão bonito”, disse a abadessa. “Ele disse: 'Você quer ser minha?' “E ela disse: 'Ele é tão bonito, como posso dizer não?'”
     Depois desta experiência, aos 13 anos, o pároco perguntou-lhe se alguma vez pensou em ser religiosa. Embora não tivesse pensado, ela foi rapidamente movida pela ideia e escreveu para as Irmãs Oblatas da Providência em Baltimore pedindo permissão para ingressar, “mas ela era muito jovem [então] teve que esperar um pouco mais”.
     O trecho da carta revela uma franqueza impressionante e uma fidelidade duradoura, visto que ela morreria depois de viver 75 anos sob os votos religiosos.
     “Cara Madre Superiora”, diz ela na carta. “Sou uma menina de 13 anos e gostaria de ser freira. Pretendo ir ao seu convento o mais rápido possível. Vou me formar no próximo mês. O que eu quero saber é se a senhora tem que trazer alguma coisa para o convento e o que a senhora tem que trazer. Espero não a estar incomodando, mas estou decidida a me tornar freira (é claro que sou católica). Deus abençoe a senhora e aqueles sob seu comando. Respeitosamente, Maria Isabel Lancaster.
Uma educação católica e uma vocação para toda a vida
     
Crescendo sob a segregação, Maria Isabel certa vez foi insultada com o apelido de “gotas de chocolate” enquanto corria por um bairro branco a caminho da escola e, embora também fosse ridicularizada como a única católica entre os colegas batistas e metodistas, ela não guardava ressentimento por seu tratamento.
     Quando a escola secundária católica local se tornou segregada pelos Irmãos Cristãos e a escola pública parecia ser sua única opção, seus pais fizeram grandes esforços para garantir que sua filha e seus colegas de escola pudessem continuar sua educação católica.
     Segundo a Irmã Guilhermina conta em sua biografia, “meus pais, que não queriam que eu fosse para o colégio público, puseram mãos à obra e fundaram o Colégio Católico São José para negros, que existiu até o Arcebispo Ritter colocar um fim na segregação. Ela se formou e foi oradora da escola que seus pais ajudaram a fundar e depois entrou para as Irmãs Oblatas da Providência, uma das duas únicas ordens religiosas para mulheres negras ou hispânicas. Ela permaneceria com essas irmãs por 50 anos sob votos.
O hábito e a Missa Tradicional Latina
     Durante seus 50 anos de vida religiosa, Irmã Guilhermina presenciou as mudanças trazidas pelo Concílio Vaticano II e procurou preservar o hábito, chegando a construir um próprio quando as irmãs pararam de produzi-lo.
     “Ela passou tantos anos lutando pelo hábito”, disse Madre Cecília, “a irmã Guilhermina levou a sério a ideia de que o hábito simboliza uma noiva de Cristo”. De acordo com sua biografia, ela criou um hábito para si mesma, criando partes do cocar com uma garrafa plástica de alvejante, mesmo quando suas irmãs não usavam mais os delas.
     Como relatou o Catholic Key, seu hábito caseiro pode ter salvado sua vida quando ela trabalhava como professora em Baltimore e o colarinho rígido de gola alta desviou a faca de um aluno descontente.
     Sua biografia fala de uma ocasião em que uma irmã que passou por ela no corredor apontou para o cocar tradicional e perguntou: “Você vai usar isso o tempo todo?” "Sim!"
     “Depois de anos tentando fazer com que sua ordem voltasse ao hábito anterior, ela ouviu falar que a Fraternidade Sacerdotal de São Pedro iniciou um grupo de irmãs, redescobriu a missa em latim e se apaixonou por ela”, disse Madre Cecília. “E um dia ela fez as malas – e ela tinha 70 anos – e foi fundar esta comunidade! Apenas um salto de fé completo”.
     Em 1995, com a ajuda de um membro da Fraternidade Sacerdotal de São Pedro, iniciou-se a comunidade. Com o tempo, assumiria um carisma mais contemplativo e nitidamente mariano, com especial ênfase na oração pelos sacerdotes.
     Em sua proposta para uma nova comunidade, Guilhermina disse que queria voltar à observância regular, algo que ela pediu durante o capítulo geral das Irmãs Oblatas da Providência. “O uso do hábito, a entrega de todo o dinheiro a um ecônomo comum, a obediência à autoridade legal, a guarda do recinto e dos tempos e lugares de silêncio, e a convivência em uma autêntica vida fraterna”, disse ela. Em suma, em sua nova comunidade, ela imaginou um retorno à disciplina ordinária da vida religiosa.
     A nova comunidade, que começou em Scranton, Pensilvânia, seguia a Regra de São Bento e cantava o tradicional Ofício Divino em latim. Em 2006, a comunidade aceitou um convite do bispo Robert W. Finn para se transferir para sua diocese de São José da cidade de Kansas no Missouri.
     Em 2018, sua Abadia de Nossa Senhora de Éfeso foi consagrada tendo a Madre Cecília como a primeira abadessa e com a Irmã Guilhermina sob sua autoridade. Em 2019, sete irmãs deixaram a abadia para estabelecer uma nova fundação do instituto, o Mosteiro de São José em Ava, Missouri.
     Hoje, as irmãs continuam levando uma vida de silêncio e contemplação, seguindo a Regra de São Bento. Eles participam da Forma Extraordinária da Missa e usam o Ofício Monástico de 1962, com seu tradicional Canto Gregoriano, em latim.
Devota de Mãe Santíssima
     A Irmã Guilhermina é lembrada por seu amor a Nossa Senhora, mesmo nos últimos anos de sua vida, quando sofria de saúde frágil.
     Regina Trout, uma ex-postulante que cuidou da Irmã Guilhermina e agora é casada e tem filhos e é professora de biologia na Purdue University Fort-Wayne, lembra-se de vê-la visivelmente emocionada.
     “Sempre que você falava com ela sobre Nossa Senhora, você podia ver aquela chama. Ela amava tanto Nossa Senhora, e isso transparecia com tanta força”, disse ela.
     As últimas palavras conscientes da irmã Guilhermina, "Ó Maria", cantada dois dias antes de sua morte como parte do hino "O Sanctissima", foram um reflexo de sua profunda piedade mariana, bem como o carisma da música que glorifica a Deus pela qual as Irmãs Beneditinas de Maria são conhecidas.
     “Ela amava nossa Mãe Santíssima”, disse Madre Cecília. “Isso é o que ela diria a todos que vêm aqui: Reze o rosário. Não se esqueça de rezar o terço. Ame a Mãe Santíssima, Ela ama você".
     “Sua morte foi linda”, disse a abadessa ao Grupo ACI da EWTN. “Deus dispôs tudo”. “Estávamos cantando 'Jesus, meu Senhor, meu Deus, meu tudo'. Quando chegamos ao resto da música: 'Se eu tivesse apenas o coração sem pecado de Maria, com o qual amar a Ti, ó que alegria', ela abriu os olhos e olhou para cima.
     “Quero dizer, ela estava em coma, sabemos que ela podia nos ouvir, mas ela simplesmente não respondeu por alguns dias. E então ela apenas olhou para cima com o rosto cheio de explosão de amor. Para a abadessa, parecia que “ela já estava no céu” naqueles momentos.
     Ela faleceu no dia 27 de maio de 2019, aos 95 anos de idade.
 
Por Kelsey Wicks       Denver, Colo., maio 24, 2023
https://www.catholicnewsagency.com/news/254413/who-was-sister-wilhelmina-lancaster-the-african-american-whose-body-is-potentially-incorrupt
 

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