quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Santa Cesira (ou Cesária) de Arles, Irmã de São Cesário – 12 de janeiro

 
Sta. Cesira com seu irmão
São Cesário
   
Nascida nas proximidades de Chalon-sur-Saône por volta de 465, viveu por um tempo em um claustro em Marselha, onde foi preparada na vida monástica. Ela no único mosteiro que havia na Gália, para ali ser educada, pois sendo destinada pelo Senhor para conduzir e governar outras pessoas, ela devia aprender desde muito jovem o que ela iria ensinar.
     Seu irmão, São Cesário, sagrado bispo de Arles em 502, pensou nela como a futura superiora da comunidade monástica feminina que ele pretendia introduzir em sua cidade.
     O primeiro mosteiro de freiras, no entanto, construído perto de Arles, ainda não estava concluído quando foi destruído na guerra entre os francos e os burgúndios (508). Mas Cesário não esmoreceu e mandou construir um segundo, dedicado a São João. O Mosteiro compreendia uma igreja, um claustro e celas para as monjas, e foi inaugurado em 26 de agosto de 512, e sua direção foi confiada a Cesária, chamada de Marselha, tornando-se sua primeira abadessa.
     A jovem se instalou ali inicialmente com duas ou três monjas. Logo grande quantidade de virgens atraídas por seu exemplo se junta a ela, abandonando voluntariamente seus bens e seus pais, dizendo corajosamente adeus aos prazeres do mundo. Elas se colocaram sob a direção de São Cesário e de Santa Cesária, sendo para elas um pai e uma mãe segundo a graça.
     Oração, penitência e trabalho; celebrar a glória de Deus por meio dos Salmos, dos hinos e dos cânticos; fazer leituras piedosas, eis suas atividades diárias feitas na alegria.  Elas aprendiam também a escrever e copiavam os livros sagrados.
     As monjas faziam seus próprios hábitos e passavam grande parte do tempo costurando e tecendo, já que podiam bordar, lavar e remendar as roupas das pessoas que viviam nos arredores, fora do Mosteiro. Os enfeites da igreja eram simplesmente lã ou linho, sem bordados. Algumas as monjas se ocupavam transcrevendo livros. Todas estudavam duas horas por dia e uma lia para as demais no horário de trabalho. A carne era proibida, exceto para as doentes, e a regra impunha o banho, mas lembrando que isso se devia a razões de higiene e não de prazer. Apenas a Abadessa e sua assistente estavam dispensadas do trabalho doméstico.
     Para a comunidade, Santa Cesira elaborou uma excelente regra, cujas pedras angulares eram a renúncia a todos os bens pessoais, a clausura perpétua, a isenção da jurisdição episcopal e a obediência à superiora, chamada matèr.
     Cesira teve muitas discípulas chegando a duzentos o número de monjas; ela governou a comunidade por mais de dez anos, até sua morte em 525. Ela morreu, de fato, logo após a dedicação da basílica de Santa Maria (524), talvez em 525, e foi enterrada perto do sarcófago que seu irmão havia reservado para si.
     Sua santidade foi reconhecida por toda parte e de seu mosteiro saíram numerosas famílias de virgens que obedeciam a Regra de Santa Cesária.
     Segundo o testemunho de seus contemporâneos, São Gregório de Tours e São Venâncio Fortunato, a Abadessa era uma pessoa de excelentes dons. Santa Cesaria era venerada como santa já na época de São Venâncio Fortunato, que associa seu nome ao de Inês.
     Cesária (ou Cesira) é lembrada no Martirológio Romano de 12 de janeiro.
 
Etimologia: Cesira = nome de uma família romana, elevada à dignidade imperial
Santa Cesira (Cesaria) de Arles (santiebeati.it)

Nenhum comentário:

Postar um comentário