quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Beata Maria de la Dive, Viúva, mártir da Rev. Francesa - 26 de janeiro

     Maria de La Dive nasceu em Saint-Crespin-sur-Moine (hoje no Maine-et-Loire), no dia 18 de maio de 1723. Era viúva de M. du Verdier de La Sorinière. Aristocrata, ela foi condenada à guilhotina por sua Fé e sua fidelidade à Igreja.
     Maria de La Dive vivia em sua propriedade de Champ-Blanc, próximo de Longeron, com suas duas filhas: Catarina de La Sorinière, de 35 anos, e Maria Luísa de La Sorinière, 28 anos. Sua cunhada, Rosália du Verdier de La Sorinière, 49 anos, religiosa beneditina do Mosteiro de Nossa Senhora do Calvário de Angers (em religião Madre Santa Celeste), se refugiara junto a ela após a dispersão de sua comunidade pelas leis revolucionárias.
     Seu filho, Henrique Carlos Gaspard, que combatia junto com os Vandeanos contra os revolucionários, havia sido executado em 25 de outubro de 1793.
     As quatro mulheres foram aprisionadas em 19 de janeiro de 1794 e interrogadas pelo comitê revolucionário de Cholet. Suas duas filhas foram fuziladas no dia 10 de março junto com uma doméstica, Maria Fonteneau. A Beata Madre Celeste foi guilhotinada no dia 27 de janeiro.
     Maria de La Dive sofreu o martírio no dia 26 de janeiro de 1794 perto de Angers, e foi beatificada por João Paulo II em 19 de fevereiro de 1984, junto com Madre Celeste e um grupo de 99 mártires da Diocese de Angers dirigidos pelo sacerdote Guilherme Repin, todos eles vítimas da mesma perseguição.
 
* * *
Beata Rosália du Verdier de la Sorinière
 
Martirológio Romano: Em Angers, França, a Beata Rosália du Verdier de la Sorinière, virgem no mosteiro do Calvário nesta cidade e mártir, condenada à morte enquanto a revolução francesa grassava em ódio à fé cristã.
 
     Nascida em 12 de agosto de 1745 em Château de la Sorinière, Rosália du Verdier de la Sorinière entrou no convento das Irmãs Beneditinas de Nossa Senhora do Calvário, em Angers, e tomou o nome de Irmã Santa Celeste. De 1780 a 1790, foi enviada para Orleães, onde permaneciam apenas duas irmãs jansenistas muito antigas.
     Madame de la Sorinière (cunhada de Rosália) decidiu não emigrar quando a Revolução eclodiu. Ela ficou com suas filhas perto de Angers, onde a Irmã Celeste se juntou a elas 1792, quando sua comunidade fechou.
     Em março de 1793, a guerra da Vendeia é declarada; o povo da Vendeia se levantou contra os republicanos e se recusou a responder ao decreto que ordenava a arrecadação de 300 mil homens. Em Longeron, a família de la Sorinière pratica a hospitalidade para aqueles que clamam por socorro e conforto.
     O terror se espalhou em Vendée e Anjou, os republicanos querendo eliminar qualquer germe de revolta contra a Convenção. Em 19 de janeiro de 1794, quatro membros da família do Sorinière e a empregada doméstica Maria Fonteneau foram presas. Irmã Rosália após dois interrogatórios, foi presa no Convento dos Jacobinos, em Angers. Antes para ser condenada, ela foi submetida a interrogatório público. Finalmente foi guilhotinada em 27 de janeiro de 1794 em Angers, Place du Ralliement. A caminho para sua execução, ela teve um gesto de nobreza: deu seu casaco a uma pobre mulher que tremendo de frio lhe implorava.
 
Beatificação
     Em 1905, Joseph Rumeau, bispo de Angers, apresentou a causa de várias vítimas mortas por ódio à fé e à Igreja Católica. Um procedimento canônico de beatificação foi então lançado e o decreto proclamando o martírio de noventa e nove dessas vítimas foi feito em 9 de junho de 1983. Ela foi beatificada com todos os 99 mártires de Angers pelo Papa João Paulo II, em 19 de fevereiro de 1984, na Basílica de São Pedro em Roma, As Prioresas de todas as comunidades foram a Roma com a diocese de Angers para participar da celebração da beatificação.
 
Fontes:
https://benedictines-prailles.fr/Sr-Rosalie.html
www.santiebeati/it

Nenhum comentário:

Postar um comentário