quarta-feira, 13 de março de 2024

Santa Rosina de Wenglingen, Virgem, mártir - 11 de março

     
     Embora poucos sejam os dados sobre esta mártir, Rosina é uma das santas mais populares santas ​​em algumas partes da Alemanha. Diferentes fontes dizem que ela morreu nos anos 400, ou em torno de 1000. Venerada no sul da Baviera, não está claro se isso implica que ela viveu na região.
     Em um relato sobre a procissão levada a cabo em 1769 para a festa de "Corpus Christi" em Miesbach, a santa foi representada em um quadro vivo, o que é reservado para os santos mais populares.
     Ao mesmo tempo, devemos considerar que celebrações dedicadas a ela no dia 11 de março existem há séculos e a data ainda hoje é conservada em Wenglingen, Bavária.
     Quanto à sua vida, nada se sabe sobre ela; provavelmente viveu no século IV como uma virgem, ou como uma virgem mártir. É por isso que ela está representada no altar mor da igreja de Wenglingen, na diocese de Augsburg, com a palma tradicional e a espada. Às vezes ela é considerada como uma mártir ermitã no bosque. Nas pesquisas históricas Rosina é confundida por vezes com uma Santa Eufrosina, ou com Santa Rufina.
     Desde o século XIII ela é padroeira da cidade de Wenglingen. Nos séculos XVIII e XIX seu culto se tornou cada vez maior, o que resultou no fato de que muitas meninas recebessem seu nome; as muitas imagens religiosas populares também testemunham este fenômeno.
     Nada mais sabemos a respeito dela, porém o amor que inspirou sobreviveu durante séculos e é o que basta.
     Rosina na Itália é o diminutivo de Rosa, enquanto os outros países da Europa o utilizam assim; lembremo-nos de seu uso na literatura para os libretos de óperas famosas como "O Barbeiro de Sevilha" de Rossini e "As bodas de Fígaro" de Mozart.
***
Altar na Capela da Santa
em Wenglingen

     Há muito pouco sobre Santa Rosina na internet em língua inglesa. CathlicSaints.Info diz que foi uma "jovem que se consagrou a Deus. Pode ter vivido como um eremita da floresta". Diz que ela foi uma mártir, embora não dê detalhes. Sua morte é listada como caindo no século IV. No ano passado, Rosina de Wenglingen foi apresentada como Santa do mês em nada menos que L’Osservatore Romano. O artigo é um conto um tanto quanto sentimental sobre uma garota que desmaia enquanto faz o papel de Santa Rosina em uma procissão, e todos ficam furiosos quando percebem que ela deve estar grávida, mas então seu namorado aparece para anunciar que suas orações para Rosina foram atendidas e a ele foi oferecido um emprego em Wenglingen. Não há, no entanto, nada sobre a própria Santa Rosina na história, exceto quando o padre local diz: "Haverá uma comemoração de Santa Rosina em nossa cidade. Ela é a padroeira de Wenglingen e lá ela é celebrada em 11 de março”.
 
Etimologia: Rosina = diminutivo do nome da flor.
 
Fontes: www.santiebeati.it
Torneio de Arte Infinita: Santa do Mês: Santa Rosina de Wenglingen! (infinitearttournament.com)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário