quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Santas Daria e Derbilia de Connaught, virgens – 25 de outubro


Cruz Celta
     A mesma fonte que nos traz os dados de São Cormac, informa que Derbilia pertencia, como também Daria, à estirpe real dos Fiachra, que floresceu do século V em diante, e à qual pertenceram muitos reis do Connaught e muitos santos da Igreja.
    Destas santas não se tem maiores informações do que estas. Pode-se supor que esta Derbilia é a mesma Derbilia de Arras, que acompanhou São Columbano e a qual os Bolandistas se referem brevemente no dia 3 de agosto.
     É muito difícil obter dados destes santos que viveram há tantos séculos, que as intempéries naturais e ocasionais guerras e invasões apagaram os vestígios. Podemos especular que estas jovens virgens tenham sido discípulas de São Cormac, ou São Columbano por consequência, já que o primeiro foi discípulo do segundo.
     Daria e Derbilia são recordadas em 25 ou 26 de outubro.
     São Cormac, Abade, foi um santo irlandês século VI. Desde a sua juventude ele seguiu
uma vida monástica e acabou se tornando um discípulo de São Columbano. Anos depois tornou-se Abade de Dearmagh, agora conhecido como Durrow, no condado de King. Ele renunciou a esta função para se entregar à vida missionária. Ele sempre foi de natureza corajosa e empreendedora, e mais de uma vez em sua carreira missionária seu zelo levou-o a aventurar-se em alto mar, em busca de alguma terra pagã onde pudesse pregar a Fé, ou de alguma região desértica onde ele pudesse viver em comunhão mais próxima com Deus.
     Em uma de suas viagens ele visitou São Columbano em Iona, e depois navegou até Orkneys, onde o povo pagão estava disposto a matá-lo. Mas um dos chefes havia muito antes prometido solenemente a São Columbano, que tinha tido uma revelação sobre a chegada de Cormac às ilhas e a ameaça de sua morte, para que nenhum dano lhe acontecesse em Orkneys. Esta intervenção foi bem-sucedida.
     Nem o local nem a hora da morte de Saint Cormac são conhecidos com alguma certeza, mas uma antiga tradição irlandesa afirma que ele retornou a Durrow e foi enterrado lá.
     Ainda existe um fragmento da "Crozier de Durrow", que é considerada a mais antiga relíquia de seu tipo agora existente. Acredita-se que tenha pertencido ao fundador de Durrow, o grande Columbano, e ter sido dado por ele a seu discípulo, Cormac.


Etimologia:
Daria = que mantém o bem, do persa
Derbilia = nome de mulher de origem étnica, significa “oriunda de Derbe”, cidade da Licaonia

Nenhum comentário:

Postar um comentário