sábado, 27 de outubro de 2018

Santos Vicente, Sabina e Cristeta, irmãos e mártires – 27 de outubro

    
     No início do século IV, os irmãos Vicente, Sabina e Cristeta sofreram o martírio por negarem-se a assinar um documento no qual deviam reconhecer que tinham oferecido sacrifícios aos deuses romanos, segundo estabelecia o quarto edito da perseguição.
     Durante o reinado de Diocleciano e Maximiano o pretor Públio Daciano foi o responsável pela grande perseguição aos cristãos na Península Ibérica, com o objetivo de extinguir a religião. Segundo registros, a chegada de Daciano a Barcelona ocorreu em julho de 304. A perseguição na Espanha e em Portugal aconteceu à medida em que o pretor empreendia suas viagens por estes territórios.
     A fonte que narra a vida destes irmãos é o hino Huc vos gratifice, anterior ao século IX, atribuído à época dos visigodos, que contém relatos anteriores à invasão muçulmana na Península Ibérica. O hino era cantado em Ávila, elogiava o martírio, mas não contava os feitos dos irmãos. A hagiografia provém destes textos.
     Segundo a tradição, os irmãos Vicente, Sabina e Cristeta nasceram em Ébora de Carpetânia (atual Talavera de la Reina, município da província de Toledo). É comum associar Ébora a Évora, Portugal. Por este motivo, são também conhecidos como os mártires de Évora.
     Educado na fé cristã, o jovem Vicente vivia uma vida virtuosa. Praticava o culto cristão apesar das proibições. Por este motivo, foi delatado para Daciano. Este ordena que o coloquem diante de uma estátua de Júpiter para obrigá-lo a prestar o culto imperial. Os guardas levam-no de casa com este objetivo, porém, segundo a tradição, no caminho ocorre um prodígio: uma pedra amolece, prendendo os pés e o báculo de Vicente. Diante disto, os guardas o deixam.
     Ao retornar para casa, Vicente foge com suas irmãs Sabina e Cristeta através da serra que hoje tem seu nome. Daciano ordena sua busca. Os três foram capturados perto de Ávila. Por recusarem o culto aos deuses imperiais, foram cruelmente chicoteados, espancados e esmagados com pedras. E então, em vez de deixar uma impressão na pedra, Vicente deixou uma grande impressão em toda a Espanha.
     Ele é mostrado com suas duas irmãs, todos sendo torturados e desmembrados na roda. Seus corpos foram depositados num buraco de uma rocha. Posteriormente uma igreja em honra destes mártires foi construída sobre o local (a rocha é a que se pode contemplar na capela direita da cripta).
     As relíquias foram transladadas para o Mosteiro de São Pedro de Arlanza por ordem do Rei Fernando I de Leão e Castela no ano de 1062, porque a Igreja de São Vicente estava bastante abandonada e havia o risco de perderem-se os santos despojos. 
     Mais tarde houve um novo translado, em 1835, para a Colegiata de São Cosme e São Damião de Covarrubias, de onde passaram a capela das relíquias da Catedral de Burgos, até seu último translado ao seu primeiro lugar de veneração, a Basílica de São Vicente de Ávila, dentro de umas urnas colocadas no altar mor.
     Na Basílica de São Vicente de Ávila se encontra o monumento fúnebre erigido em memória dos Santos Mártires, em estilo românico, cujo autor é o mestre Fruchel (ou Eruchel). Nele consta cenas da perseguição de Daciano, a prisão de São Vicente, a visita das irmãs na prisão, a fuga dos irmãos e finalmente sua execução.

Fontes:
Teulón, J.L.: Santos Mártires de Talavera: Vicente, Sabina y Cristeta, acessada em 22 de agosto de 2016

 
Monumento Fúnebre na Basílica de S Vicente de Ávila


Em 26 de outubro de 2011 este blog publicou texto similar

Nenhum comentário:

Postar um comentário