quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Beata Tarsila Córdoba Belda – 17 de outubro

Na cidade de Algemesi, na região de Valência, Espanha, Beata Tarsila Córdoba Belda, mártir, que, sendo mãe de família, passou para a glória de Cristo na perseguição.

     Tarsila nasceu em Sollana no dia 8 de maio de 1861. Foi educada na fé católica e em 3 de julho de 1884 casou-se com Vicente Girona Gozalbo, com quem teve três filhos.
     Deus Nosso Senhor permitiu que ela passasse por duras provas na vida familiar: seu esposo teve uma doença mental e faleceu após longos anos, em 26 de março de 1922. Tarsila também enfrentou a perda sucessiva de seus filhos, inclusive uma filha casada que deixou uma filha pequena. Tudo ela superou com grande paciência e espírito sobrenatural.
     Além do cuidado da família, levava uma vida de piedade incomum: assistia Missa e comungava diariamente, pertencia à várias associações paroquiais, nas quais colaborava com fervor, e inclusive contavam com sua valiosa cooperação nas obras de caridade nas Conferências de São Vicente. Após a morte do esposo em 1922, pode se dedicar mais intensamente ao apostolado.
     Durante a perseguição religiosa dos anos 30 na Espanha, Tarsila ocultou objetos sacros em sua casa e cuidou de religiosas escondidas. Descoberta, foi presa pelo comité de sua cidade por causa de sua religiosidade.
     Observação: a beata havia socorrido a família do chefe do comitê que determinou sua prisão. Vemos como os revolucionários, ao contrário dos católicos, não têm nenhum sentimento de gratidão.
     Na prisão, Tarsila confortava seus companheiros e exortava-os a entregar-se à vontade de Deus com confiança. Detida no dia 10 de outubro de 1936, esteve na prisão no ex convento dos mercedários até o dia 17 do mesmo mês, quando foi levada de madrugada e fuzilada junto ao muro do cemitério de Algemesi, aos 75 anos de idade.
     Foi beatificada em 11 de março de 2001 pelo papa João Paulo II.    


Significado do Nome Tarsila
     A maioria expõe que Tarsila é um derivado de Társio, nativo da cidade de Tarso, uma cidade da Ásia Menor. Provavelmente, transmutaram o nome Tarso inserindo um sufixo comum feminino “ila”, ou do grego “tarsos”, que quer dizer “coragem, audácia”.
     Esse nome não é usado fora do Brasil e é bem difícil de encontrar. Aproveitando o post, vou replicar um relato que achei na internet feito por uma pessoa chamada Tarsila:
     “Hoje é meu aniversário e curiosamente descobri uma coisa sobre o meu nome, então achei apropriado. Nunca tive muita certeza da origem do meu nome, claro que foi inspirado na famosa pintora brasileira Tarsila do Amaral, mas o que significa “Tarsila”?
     Sempre encontrei coisas como “derivado de Tharsáleos ou Tarcísio” que vem de “Tarso”, de origem grega que significa “confiança, coragem” e que “indica uma pessoa que não dá muita importância aos bens materiais, quer apenas o suficiente para levar uma vida tranquila e poder buscar a evolução espiritual”. Nunca saiu disso, mas eu não ficava satisfeita, Tarsila não é Tarcísio.
     Hoje me deu uma vontadezinha de procurar (e olha que já fiz isso muitas vezes) e olhem só o que eu descobri: Tarsila, do jeitinho que escreve o meu nome, é, na verdade o nome de um documento. As Tarsilas (também conhecidas como Sarsilas ou Silsilahs) significam corrente ou conexão e são utilizadas para provar a legitimidade das famílias nobres de filipinos mulçumanos. As Tarsilas mostram quem pertence a qual linha de descendência, seja através de afinidade ou casamento, ou seja, Tarsila é mais ou menos uma árvore genealógica, contudo ela geralmente só traça até o ancestral mais famoso ou nobre.
     Eu vejo a coisa assim: meu nome significa uma união legítima de pessoas, um grupo que forma uma unidade, uma linha de vidas, uma história. Isso me deixa muito feliz porque significa o registro de um desenvolvimento e é assim que eu me sinto – uma conexão entre vidas e pessoas!”

*** Não comprovei as informações extras.

Outras referências, além da artista Tarsila do Amaral:
Tarsila Rorato Crusius, filha da ex-governadora do estado do Rio Grande do Sul, Yeda Rorato Crusius.

Társila Córdoba Belda, mártir católica, morta durante a Guerra Civil Espanhola. Após a tragédia pessoal da morte de seu esposo e de seus três filhos, participou ativamente da vida eclesiástica. Foi beatificada pelo Papa João Paulo II em 11 de março de 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário