sábado, 25 de janeiro de 2020

Santa Dwyn ou Dwynwen, Princesa e religiosa – 25 de janeiro

Martirológio Romano: Faleceu na Ilha de Llanddwyn (Gales, Reino Unido), por volta do ano 460

     A santa em questão hoje é conhecida principalmente pelo nome de Dwynwen ou sua abreviação em Dwyn, como atesta a autorizada Biblioteca Sanctorum, mas às vezes é citada como Donwen, Donwenna ou Dunwen.
     Santa Dwyn viveu no século V, filha de São Brychan de Brecknock (6 de abril), um prolífico governante galês que gerou 24 filhos e filhas, todos reverenciados como santos e muito famosos em particular no mundo celta. A iconografia é de fato usada para representá-lo com a intenção de segurar todos os filhos nos braços com a ajuda de uma toalha grande.
     Entre os numerosos filhos, destacam-se o primogênito São Canog (7 de outubro), que morreu mártir, o segundo nascido São Cledwyn (1 de novembro), que herdou o trono, e a filha Santa Gladys, que se casou com São Gwynllyw.
     Dwynwen, outra filha daquele augusto pai, jovem bonita e virtuosa, apaixonou-se por um príncipe galês, Maelon Dafodrill, mas o casamento não se concretizou. Várias lendas tentaram encontrar uma explicação para isto e uma delas pode ser que Brychan já havia prometido sua filha a outro príncipe como esposa.
     No entanto, a santa entendeu que seu chamado era dedicar sua existência a Deus escolhendo a vida religiosa. Ela então tentou se separar de Maelon, mas Maelon reagiu mudando drasticamente sua atitude em relação a ela e se tornando insuportável.
     Vendo seu desespero, Dwynwen refugiou-se na floresta suplicando a Deus com fervorosas orações para ajudá-la e pôr fim às suas misérias. Adormeceu e, quando acordou, recebeu uma bebida doce que imediatamente a privou das atenções de Maelon e da tristeza de seu coração. A mesma bebida foi dada a Maelon, mas ele teve o efeito de transformá-lo em uma estátua de gelo. Dwynwen rezou novamente para que três de seus pedidos fossem atendidos: que Maelon fosse libertado do gelo, que ela nunca mais quisesse se casar novamente e que finalmente todos os enamorados, com a ajuda de Deus, pudessem encontrar a felicidade com a realização de seu amor, ou que fossem curados de suas paixões.
     Uma das máximas favoritas da santa era: "Nada conquista corações quanto o bom humor".
     Deus realizou todos os seus sonhos e ela não hesitou em dedicar a Ele toda a sua existência. Ela então fundou um convento na atual Ilha de Llanddwyn (
que em galês significa "A igreja de Santa Dwynwen"), em frente à ilha de Anglesey (Yns Mon). E ali morreu por volta do ano 460.
     Ali surgiu uma nascente de água doce chamada Ffynnon Dwynwen, que era considerada uma fonte sagrada e logo se tornou um destino para peregrinações. Com o tempo, a santa também passou a ser invocada para a cura de doentes e de animais em perigo, uma tradição que sobrevive até os dias atuais.
     As ruínas da capela de Llanddwyn, uma igreja Tudor do século XVI construída no local de um antigo priorado, ainda são visíveis hoje. O nome de Santa Dwynwen também é mencionado no nome da cidade de Porthddwyn e ainda lhe é dedicada uma igreja na península britânica da Cornualha.
     Santa Dwyn (Dwynwen) é comemorada no dia 25 de janeiro.

Medalha de Santa Dwynwen



Nenhum comentário:

Postar um comentário