terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Beata Maria Francisca Schervier, religiosa e fundadora - 14 de dezembro

Fundadora das Irmãs dos Pobres de São Francisco

      Maria Francisca Schervier nasceu em Aachen, Alemanha, no dia 3 de janeiro de 1819, filha de João Henrique e Luísa Migeon. Era afilhada do Imperador Francisco II. Seu pai era um grande proprietário e ela herdeira de uma fábrica de agulhas em Aachen. Ela, porém, percebeu rapidamente os problemas dos grupos vulneráveis na sociedade industrial emergente de sua cidade. Observando os moradores de seu bairro, ela percebeu que muitas pessoas, inclusive crianças, trabalhavam em condições precárias nas fábricas e que eram muitas as que viviam na pobreza.  O status social de sua família não a impediu de cuidar da habitação das famílias que trabalhavam na fábrica de seu pai, preocupou-se com o ensino regular dos filhos dos operários, inclusive ensinando-lhes o catecismo, providenciou uma cozinha para fazer sopa para os doentes com cólera e varíola.
     Essa experiência na adolescência modelou a sua vida. Como era uma jovem devotada à oração, ela ousou sonhar em se dedicar a ajudar os pobres e os doentes da sua cidade. E escreveu: “Senti arder em mim a chama de um grande amor ao próximo”. Ela não se deixava desanimar por nenhum cansaço nem pelo temor diante das dificuldades, e encontrou ajuda para sua obra em um sacerdote de sua paróquia.
     Em 1844, Maria Francisca, abastada e culta, decidiu entrar em um grupo de pessoas que viviam sob a inspiração dos ideais de São Francisco de Assis, a Ordem Terceira Secular de São Francisco (OFS). Esta Ordem havia sido fundada pelo próprio São Francisco para leigos que desejavam viver com simplicidade e servir os pobres.  Maria Francisca e algumas amigas serviam à mesa dos pobres da paróquia da Igreja de São Paulo, em Aachen.
    No dia 11 de maio de 1845, Francisca e suas amigas fundaram uma congregação religiosa feminina dedicada a levar cuidados, esperança e compaixão aos pobres e aos sofredores.  A data da fundação tem um significado espiritual porque era a Festa de Pentecostes, em que a Santa Igreja comemora a descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos no Cenáculo, e por extensão, ao mundo.
     Mais tarde ajudou o professor João Felipe Hoever a fundar a Congregação dos Irmãos dos Pobres de São Francisco. Ela escreveu: “Nos pobres e nos sofredores reconheci meu Divino Salvador como se O houvesse visto com meus próprios olhos”.
   Para dar uma forma canônica à nascente instituição, escreveu uma Regra em que punha seu pequeno grupo sob a proteção de São Francisco de Assis, acentuando a caridade, a pobreza e as obras de misericórdia para com os pobres. Daí vem o nome do instituto: Irmãs dos Pobres de São Francisco de Assis.
    Sua Regra, entretanto, somente foi aprovada por São Pio X em 1908. A nova congregação se difundiu rapidamente: já em 1858 havia sido fundada uma casa provincial em Hartwel, Estados Unidos.
     Às vésperas da aprovação pontifícia o Instituto contava já com 61 casas, das quais 16 na América, e 1500 religiosas. Atualmente há 12 casas na Alemanha e nos Estados Unidos, algumas religiosas se têm dedicado à obra de recuperação da juventude e outras se dedicaram, durante as guerras de 1864, 1866 e 1870, à assistência sanitária dos militares nos hospitais.
   Em sua Autobiografia a Beata Francisca escreveu: “Da cruz me pareceu receber a profunda compreensão que deveria dedicar-me inteiramente ao Senhor com a prática concreta da caridade ao próximo. O fogo do amor ao próximo já ardia em meu coração e daquele momento em diante senti um grande desejo de procurar e de amar o Senhor nos pobres, nos doentes, dos infelizes. Nos pobres e nos sofredores reconheci o Senhor tão claramente como se O houvesse visto com os olhos do corpo; por isso, todos os meus pensamentos e desejos eram focados no ver como fazer para amá-los e confortá-los como se fora Ele mesmo”.
     Apesar desta atividade dinâmica, Maria Francisca sabia encontrar tempo para se dedicar à oração, a meditação, a visita diária ao Santíssimo Sacramento, o cultivo de uma terna e filial devoção a Mãe de Deus.
    Era suave para com todos e severa consigo mesma; praticava mortificações e penitências, tinha grande respeito pelos sacerdotes. Suportou com resignação cristã a última enfermidade que aprimorou sua alma e a fez digna da glória.
    Maria Francisca faleceu no dia 14 de dezembro de 1876 em Aachen. Tinha quase 58 anos de idade. A cidade participou de seu funeral e a chorou porque perdeu a mãe amadíssima de todos, especialmente dos pobres, dos infelizes e dos pequenos.
     Foi beatificada no dia 28 de abril de 1974.  
    Atualmente, as Irmãs Franciscanas dos Pobres estão presentes nos Estados Unidos, na Itália, no Brasil, no Senegal e nas Filipinas.

Fontes: www.santiebeati.it/ Guillermo Ferrini | Fuente: FrateFrancesco.org 
 
Postado neste blog em 13 de dezembro de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário