domingo, 27 de dezembro de 2020

Beata Cecília Butsi e companheiros mártires da Tailândia - 26 de dezembro

     
     Cecília Butsi, filha de Amado Sinuen e Ágata Thep, nasceu em Song-Khon em 16 de dezembro de 1924. Foi batizada dois dias após seu nascimento. Ela trabalhava na cozinha da missão do convento das freiras da Congregação das Amantes da Cruz e tinha um caráter alegre e corajoso.
     Quando tinha quinze anos, em agosto de 1940, um grupo de gendarmes chegou a Song Khon de barco através do Mekong. Depois de perceber que os habitantes professavam uma religião estrangeira, eles pressionaram para que eles abjurassem.
     Em 29 de novembro, o padre francês encarregado da missão foi expulso, mas graças ao incentivo do catequista Filipe Siphong Onphitak e de duas freiras da Congregação das Amantes da Cruz, as Irmãs Agnes Phila e Lúcia Khambang, todos os membros da comunidade permaneceram firmes na fé.
     Na noite de 16 de dezembro, Filipe foi traiçoeiramente morto por Lu, um dos gendarmes que o escoltava até Mukdahan, de acordo com ordens recebidas em uma carta. Na verdade, era parte de um plano para eliminá-lo.
     Na noite seguinte, a notícia se espalhou em Song Khon, causando grande tristeza. Os soldados, esperando a conversão imediata dos fiéis, não tinham calculado a presença das Irmãs Lúcia e Inês, que entenderam que logo sua hora também chegaria para dar o testemunho extremo.
     Lu tentou por todos os meios convencer as freiras a abandonar sua religião, mas falhou. Na véspera de Natal, ele convocou toda a aldeia em frente à igreja, para comunicar a ordem recebida: destruir a religião cristã ao custo de matar seus fiéis.
     Cecília avançou declarando-se cristã e pronta para morrer. Ela foi repreendida por sua mãe por essa audácia, mas pouco depois, junto com outras meninas, ela foi ao convento das freiras, onde havia outros fiéis preparando-se com eles para morrer, rezando e cantando. Irmã Inês, por outro lado, escreveu uma carta a Lu, dizendo que estavam prontos para morrer para não negar sua fé.
     Lu então voltou ao convento no início da tarde de 26 de dezembro, perguntando: "Então, seu Deus, vocês o abandonam, sim ou não?" Todas responderam: "Não, nunca vamos abandoná-lo". Lu ordenou que o seguissem até o rio Mekong, mas a Irmã Inês pediu para morrer em um lugar mais adequado, ou seja, no cemitério.
     Com ela ficou Irmã Lúcia, a cozinheira do convento, Ágata Phutta, e as meninas que não tinham fugido nesse meio tempo. Elas se alinharam, cantando músicas e mostrando alegria. Os aldeões as seguiram, mas os soldados enviaram de volta aquelas que queriam estar perto deles.
     O pai de uma das meninas, Suwan, fez com que a levassem de volta, mas ela se agarrou à Irmã Inês, pedindo-lhe ajuda. O homem conseguiu arrancá-la dela e trancou-a em um quarto.
     Chegando ao cemitério, as mulheres condenadas ajoelharam-se junto a um tronco de árvore caído e continuaram a rezar e a cantar. Irmã Inês, de frente para os membros do pelotão de fuzilamento, agradeceu-lhes por enviá-la e às outras para o Céu, de onde elas rezariam por eles.
     Os policiais abriram fogo, ordenando que os aldeões enterrassem os corpos como se fossem cães. Maria Phon, uma das meninas que voluntariamente tinha ido ao convento, ficou gravemente ferida e foi resgatada; a Irmã Inês enviou mensagem à polícia dizendo que elas ainda não tinham morrido. Então eles voltaram e deram o golpe de misericórdia.
     Irmã Lúcia, Ágata, Cecília e Viviana Hampai morreram no local. Havia uma sobrevivente, a muito jovem Sorn: ela foi a última na fila e as balas não a tocaram. Ela voltou para a aldeia, onde se tornou catequista.
     Os corpos das outras seis foram enterrados no mesmo cemitério que foi o local de seu martírio, onde os restos mortais do catequista Filipe também foram recuperados, encontrados apenas em 1959.
     O inquérito diocesano para a causa da beatificação e canonização da Irmã Inês e de seus companheiros ocorreu em 23 de novembro de 1983. A partir de 27 de setembro de 1985, sua causa foi acompanhada por Philip Siphong Onphitak.
     Em 27 de fevereiro de 1986, foi emitido o decreto que valida o processo de informação e o inquérito diocesano. O "Positio super mártir", entregue em 1988, foi examinado pelos consultores teológicos da Congregação para as Causas dos Santos, que em 11 de março de 1988 deu sua opinião positiva, confirmada, em 21 de junho, por cardeais e bispos membros da mesma Congregação.
     Em 1º de setembro de 1988, o Papa João Paulo II autorizou a promulgação do decreto pelo qual Filipe, Irmã Inês e companheiras foram oficialmente reconhecidos como mártires. O mesmo Pontífice os beatificou na Basílica de São Pedro, em Roma, em 22 de outubro de 1989.
     O memorial litúrgico de todos os sete estava marcado para 16 de dezembro, o dia do nascimento de Filipe no Céu, mas o Martirológio Romano lembra Cecília e companheiras no dia 26 do mesmo mês, dia de seu martírio.
     Os restos mortais dos sete mártires são venerados no Santuário de Nossa Senhora dos Mártires da Tailândia em Song Khon.

Inês Phila, religiosa
Ban Nahi (Tailândia), 1909 – Song-khon (Tailândia) 26 de dezembro de 1940
     Inês Phila (no século Margarida) nasceu em 1909 na aldeia pagã de Ban Nahi, filha de Joaquim Thit Son e Ana Chum. A família emigrou para a vila cristã de Viengkhuk, onde a beata recebeu o batismo em 1924. Sua madrinha foi a tia da famosa Irmã Lúcia de Fatima. Em 7 de dezembro de 1924 entrou na Congregação das Irmãs Amantes da Cruz, em Siengvang (Laos). Dois anos depois, em 26 de novembro de 1926 postulou, e em 10 de novembro de 1927, com o nome de Irmã Inês, entrou no noviciado, tendo professado em 16 de novembro de 1928. Em 1932 foi enviada como professora à escola de Song-khon, onde foi assassinada em 26 de dezembro de 1940.
 
Lúcia Khambank, religiosa
Viengkhuk (Tailândia) 22 de janeiro de 1917 – Song-khon (Tailândia) 26 de dezembro de 1940
     Lúcia Khambang nasceu na aldeia cristã de Viengkhuk em 22 de janeiro de 1917, filha de Santiago Da e Maria Mag Li. Foi batizada no dia 10 de março seguinte e em 4 de junho de 1925, com a idade de oito anos, recebeu o sacramento da Confirmação e fez sua 1ª. Comunhão. Em 3 de setembro de 1931 entrou na Congregação das Irmãs Amantes da Cruz. Postulante durante três anos, começou seu noviciado em 18 de outubro de 1935, etapa que durou dois anos. Realizou sua profissão em Siengvang (Laos) no dia 15 de outubro de 1937. Em princípios de 1940 foi enviada como professora para Song-khon, onde foi assassinada em 26 de dezembro. Tinha somente 23 anos de idade.
 
Ágata Phutta, leiga
Bi Ban Keng Pho (Tailândia), 1881 - Song-khon (Tailândia) 26 de dezembro de 1940
     Ágata Phutta nasceu na vila de Bi Ban Keng Pho em 1881; sua família era pagã. Filha única, se converteu ao cristianismo quando tinha 30 anos de idade e foi batizada e confirmada em 3 de março de 1918 em Siengvang. Solteira, decidiu ajudar as obras missionárias colaborando nas cozinhas das missões de Song-khon, Mong Seng, Pkasè, e finalmente voltou para Song-khon, onde vivia quando foi assassinada em 26 de dezembro de 1940. Tinha 59 anos de idade.
 
Bibiana Khampay, jovem leiga
Song-khon (Tailândia) 4 de novembro de 1925 - Song-khon (Tailândia) 26 de dezembro de 1940
     Bibiana Khamphay nasceu no dia 4 de novembro de 1925 em Song-khon, filha de Benito Lon e Mônica Di. Foi batizada e confirmada menos de dois meses depois, em 28 de dezembro. Adolescente de conduta intocável, boa cristã, assídua nos sacramentos, frequentava a missão de Song-khon, também foi assassinada no dia 26 de dezembro de 1940, menos de dois meses após ter completado 15 anos de idade
 
Maria Phon, jovem leiga
Song-khon (Tailândia) em 6 de janeiro de 1925 - Song-khon (Tailândia) 26 de dezembro de 1940
     Maria Phon nasceu em Son-khon no dia 6 de janeiro de 1926; seus pais eram João Batista Tàn e Catarina Pha. Foi batizada e confirmada seis dias apenas após seu nascimento. Vivia com uma tia chamada Maria, frequentava a missão local. Particularmente assídua à Eucaristia e aos demais sacramento, também foi assassinada no dia 26 de dezembro, quando não havia completado ainda 15 anos.
 
Fontes:
www.santiebeati/it  Autor: Don Fabio Arduino e Emilia Flocchini
Referência: PrelaturaAyaviri.org. http://es.catholic.net/  

Postado neste blog em 26 de dezembro de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário