sexta-feira, 26 de março de 2021

Santa Máxima e São Montano, Santos Esposos mártires, 26 de março


Martirológio Romano: Na região de Sirmia, na Panonia, no território do que é hoje a Servia, santos mártires Montano, presbítero, e Máxima, sua esposa, que por ambos confessarem ambos sua fé em Cristo Senhor, foram precipitados ao mar por uns infiéis († c.304)
 
     O Martirológio Romano celebra a cada 26 de março os Santos cônjuges Montano e Máxima, mártires de Sirmio na Panonia (região histórica de Iliria, Germânia e Dacia, que se converteu em uma província romana em 9 D.C., atualmente seu nome é Sremska Mitrovica na Servia).
     A informação que se pode obter de diversos martirológios (Sírio, de Floro, de Adão, Romano) é discrepante enquanto ao que se refere a maneira como morreram. O que se sabe é que Montano era um sacerdote que havia se casado com Máxima, e que, durante a perseguição executada em todo o império por ordem do imperador Diocleciano (243-313) foram lançados nas águas de um rio em Sirmia onde morreram afogados.
     A discrepância nos martirológios está em que uns dizem que somente Montano sofreu o martírio, outros que os mártires foram os dois; alguns martirológios dizem que as águas em que se afogaram eram as do mar. O ano do martírio foi aproximadamente em 304.
 
Etimologia: Montano = do latim Montanus, que significa “montanhês”; com este nome há 3 santos mártires comemorados em 24 de fevereiro, 26 de março e 17 de junho
 
Etimologia: Máxima = feminino de Máximo, do latim Maximus, que significa “grande”, “o maior”; com este nome há santas mártires comemoradas em 16 de maio, 26 de março, 8 de abril, 30 de julho, 2 de setembro, 1º de outubro e 16 de outubro
 
Fonte: Por: Antonio Borrelli | Fonte: santiebeati.it

Martírio de São Montano

Nenhum comentário:

Postar um comentário