segunda-feira, 13 de junho de 2022

Beata Barbara de Milão, Clarissa – 14 de junho

     
A Beata Bárbara de Milão é uma Clarissa que viveu no século XV. Decidida a tornar-se freira entre as filhas de Santa Chiara, chegou a Vercelli e naquela cidade fundou um mosteiro de Clarissas.
     A única notícia histórica que temos dela é esta: "No ano do Senhor de 1447, uma freira do Mosteiro de Santa Clara em Milão, Irmã Bárbara veio para Vercelli com 7 (aparentemente eram apenas 4 ou 5) companheiras. Elas não haviam sido chamadas por nenhuma autoridade, mas se estabeleceram espontaneamente nesta cidade antiga e gloriosa, de modo que a princípio não eram altamente consideradas. A caridade do povo, porém, deu-lhes uma casa em Porta Torino; não podendo adaptá-la a um mosteiro ficaram lá apenas 7 meses, depois foi-lhes dado um edifício dos Cônegos Regulares de Santa Cruz”.
     Não sabemos nada mais sobre a bem-aventurada Bárbara. No texto de Aldo Ponso "Dois mil anos de santidade no Piemonte e Valle d'Aosta" é relatado que ela morreu em 1475.
     O estudioso Massa a recorda apenas com estas palavras: "Tendo conhecido a integridade desta noiva de Cristo, muitas donzelas nobres pedem imediatamente para se tornarem suas discípulas, para que este novo mosteiro logo se torne um jardim de cândidos lírios".
     No Menológio franciscano ela é celebrada no dia 14 de junho.
 
http://www.santiebeati.it/dettaglio/97796

Nenhum comentário:

Postar um comentário