sexta-feira, 3 de junho de 2022

Santa Olívia de Anagni, Virgem Eremita - 3 de junho


Martirológio Romano: Em Anagni, hoje no Lazio, Santa Olivia, virgem.
 
     Desta santa venerada em Anagni, Cori, Castro dei Volsci, Trivigliano, Pontecorvo (Itália) não se tem notícias certas; no gabinete da Diocese de Anagni (Frosinone) consta que ela viveu no século VI-VII.
     Olivia nasceu em Anagni de pais nobres; destinada por eles ao casamento e não o desejando, consagrou sua virgindade a Deus e refugiou-se no mosteiro beneditino de Anagni. Depois de uma vida de jejuns e sofrimentos, mas sendo recompensada com frequência por visões celestiais, morreu bem jovem em 3 de junho de 492.
     Seu culto persistiu ao longo dos séculos e está ligado à presença das relíquias, cuja prova mais antiga é a inscrição comemorativa da consagração do altar dedicado a ela em Anagni em 7 de setembro de 1133, pelo antipapa Anacleto II (Pedro de Pierleoni, 1130-1138). A partir desta inscrição, sabemos que o antipapa, juntamente com o bispo Raone, consagrou o altar de Santa Olivia na igreja homônima construída por um certo João da Patrica.
     Em 1564, como resultado da guerra de Campanha, foi necessário fortificar as muralhas da cidade, que tinham que ser levantadas no local onde ficava a igreja de Santa Olivia, de modo que esta foi demolida. Antes da demolição, no entanto, o bispo de Anagni, Michele Torella, providenciou o traslado do corpo da Santa para um novo altar na cripta da catedral.
     A igreja de Santa Olívia em Anagni é atestada em um documento de 1256, enquanto se tem notícia de uma igreja com o seu nome em Trivigliano desde 1295. Mesmo em Castro dei Volsci há uma paróquia dedicada a Santa Olivia (ainda hoje em estilo barroco, mas reconstruída várias vezes) que parece datar do século XII, e também em Cori ainda hoje há uma igreja dedicada a ela.
     No início do século XVIII, Michele Hacki, abade do mosteiro cisterciense de Olívia, cidade na diocese de Wladislavia (Polônia), construiu uma igreja dedicada a Santa Olívia e querendo enriquecê-la com uma relíquia da santa, pediu uma ao bispo e ao capítulo de Anagni. O bispo Pedro Paulo Gerardi atendeu a seu pedido e abriu o túmulo de mármore retirando da urna um braço da Santa e mandou-o em um relicário para o Abade de Olivia em 27 de março de 1703. A igreja de Olívia é hoje a catedral da nova Diocese de Gdańsk construída em 1925.
Catedral de Anagni
     As relíquias de Anagni, colocadas em uma urna de cristal, foram expostas em um novo altar na cripta. Depois de 1880, foram realizados trabalhos de restauração na Catedral de Anagni e o altar na cripta foi desfeito, e, sob os cuidados do Seminário, foi construído um novo mármore decorado com mosaicos.
     Finalmente, em 1º de agosto de 1899, o bispo Antônio Sardi recolocou as relíquias em uma grande urna de bronze dourado, que atualmente se conserva entre as relíquias da sacristia; entre estas há uma estatueta barroca de prata com relíquias de Santa Olívia, que é exposta no altar-mor da catedral no dia de sua festa, 3 de junho.
     O braço de Santa Olívia reaparece também no rito de Trivigliano: na noite de 10 de junho, após a cerimônia na igreja, a procissão popular segue a "Macchina di Sant' Oliva" e o sacerdote que leva a relíquia do “braço de Santa Olívia”. Na manhã do dia 11 a procissão se repete.
 
Etimologia: Olívio, -a = do latim oliva, fruto da oliveira, símbolo de paz e da ciência.
 
Fonte: http://www.santiebeati.it/dettaglio/93386
 
Postado neste blog em 2 de junho de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário