sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Beata Isabel Renzi, Fundadora - 14 de agosto


Martirológio Romano: Em Coriano, na Emilia, Itália, Beata Isabel Renzi, virgem, que fundadora das Pias Mestras da Virgem Dolorosa, pôs todo seu empenho para que as meninas pobres recebessem na escola uma formação humana e catequética († 1859).

     Maria Isabel, a segunda filha de João Batista Boni Renzi e de Vitória, nasceu no dia 19 de novembro de 1786 em Saludecio, situado entre as verdes colinas de Rímini, Itália, com vistas para o mar Adriático. A família se trasladou para Mondaino, província de Rímini, em 1791. As razões deste traslado se podem encontrar nas funções de administração de seu pai e a conveniência para o melhor cumprimento da profissão de avaliador e diretor de seus ativos e dos bens do mosteiro das Clarissas, desta localidade.
     Aos nove anos mais ou menos, Isabel entrou no mosteiro das Clarissas, como uma estudante, e pouco depois recebeu sua Primeira Comunhão. Sua estadia como aluna, teve que deixar marcadas em seu espírito, e em particular mediante o ensino e o exemplo das monjas que participam diretamente na formação das jovens. Isabel começou a perceber a presença de Deus em sua vida, adornada com uma "doçura natural" e pela poderosa experiencia de vida cristã junto a seus pais.
     João Carlos Renzi, o irmão de Isabel testemunhou: “desde menina ela se forjou no silêncio e na oração; Isabel passou através das comodidades da casa onde a vira nascer, como um raio de luz que se estendeu sobre o ouro, não tocado pela beleza das coisas preciosas que o rodeavam, porém as coisas preciosas a fizeram bela a si mesma com sua grande bondade e doçura”.
     "Desde muito jovenzinha ela gostava de se recolher, para passar seu tempo com seu Amado Jesus, se empenhava em crescer na virtude, de modo, que se elegeu uma companheira com a qual competia para ver quem amava mais a Jesus”.
     Em 1807, aos 21 anos, desejosa de entregar-se completamente a Deus e aos irmãos, pediu que lhe fosse permitido fazer uma experiência no mosteiro agostiniano de Pietrarubbia, no condado de Carpegna, província de Pesaro e Urbino.
     O mosteiro gozava de grande fama pela profunda espiritualidade das monjas agostinianas: era muito pobre, situado em um lugar muito solitário, por isto, o Bispo de Montefeltro costumava dizer que se necessitava uma especial vocação pela soledade total que reinava ali, e pelas doenças causadas pelas fortes nevadas e o frio intenso.
     Isabel imediatamente sentiu toda a força de uma intensa vida de consagração ao Senhor, como se depreende da carta escrita a seu pai, que expressa o forte desejo de entregar-se à glória de Deus, na casa de Deus: "... Ó pai, me permita que eu espere aqui o prêmio das boas obras, dos bons pensamentos, dos bons desejos, posto que Deus, o único que é bom, também Ele leva em conta os bons desejos. Deus me faz tantas ofertas! Deseja, pois que não cuide de Sua amizade, que me importe bem pouco de Suas promessas? Pai veneradíssimo, lhe digo: tenho um grande desejo de fazer o bem, rezar muito pela glória de Deus, e na verdade, para a maior glória de Deus... na casa de Deus”.
     Em 1810, um decreto napoleônico que obrigava as religiosas a regressar à suas casas, impediu que fizesse o noviciado. Teve que voltar à vida em família; este momento foi muito doloroso para ela, porém a forjaria para as provas que teria que enfrentar.
     Abandonou seu primitivo fervor, porém continuou perguntando o Senhor na oração: “Senhor, que projeto tens sobre mim?”. Entretanto, novos acontecimentos tornaram mais difícil este tempo de espera dolorosa: em 1813, sua única irmã, Doroteia, morreu na idade de vinte anos. Um dia, quando cavalgava com uma criada, caiu do cavalo. A levantar-se interpretou esta queda como o sinal de um chamado por parte do Senhor. Aconselhou-se com seu diretor espiritual, Pe. Vital Corbucci, que lhe disse que sua missão era a de educadora.
     Em 29 de abril de 1824, a instâncias de seu diretor espiritual, foi para Coriano, a um centro de formação que o Estado Pontifício queria para eliminar a situação de ignorância e desordem moral frequentes. Naquela época se falava muito da fundação das Filhas da Caridade de Santa Madalena de Canossa; Isabel quis unir o centro de Coriano com aquela instituição. Ela se esforçou para unir o "Conservatório" de Coriano com o trabalho das Irmãs Canossianas.
     Santa Magdalena de Canossa visitou a pequena comunidade de Coriano, conheceu pessoalmente Isabel Renzi e disse sobre ela: "Entre o Senhor e Isabel há como uma efusão de amor mútuo, o amor mútuo é o presente perfeito para manter a certeza de que pôr um pé em Coriano seria desgarrar a relação entre a criatura e o Criador, esse nó que desata no Céu".
     Como as negociações para tal unificação se prolongaram durante anos sem resultado, Santa Madalena aconselhou que Isabel assumisse a liderança do Conservatório, e esta aceitou da mão de Deus a decisão do Bispo de Rimini, Mons. Otavio Zollio, a nomeação de superiora da pequena comunidade.
     Os sofrimentos, os imprevistos, não a detêm, inclusive a fizeram mais forte e mais valente. Em 1828 Isabel escreveu algumas regras da vida espiritual e da comunidade com a Regra do "Pobre do Crucifixo": insistia na separação do mundo para experimentar o espírito da cruz, essencial para "fazer a conversa mais carinhosa com o Esposo divino e sentir o amor de sua voz na solidão e no recolhimento do espírito”.
Logo da Congregação
     Em 29 de agosto de 1839, na igreja paroquial de Coriano, Isabel Renzi e suas dez companheiras entregaram suas vidas a Deus e aos demais com a profissão dos conselhos evangélicos e receberam o hábito religioso das Mestras da Dolorosa. A Mestras Pias da Bem-aventurada Virgem Maria Dolorosa teve a aprovação do Bispo de Rímini, Mons. Francisco Gentilini, Congregação que nascia para alcançar "uma vida religiosa feita de trabalho e de oração na paz doméstica e na caridade fraterna".
     Seu Instituto se propagou rapidamente. Depois de Coriano, Madre Isabel fundou as comunidades de Sogliano al Rubicone, Roncofreddo, Faenza, Cotignola, Savignano di Romagna, Mondaino.
     Madre Isabel Renzi viveu sempre na oração, na caridade e uma imensa confiança na Providência.
     Aos 72 anos enfrentou uma dor de garganta insuportável, que logo provou ser uma forma de tuberculose. Seu sofrimento foi imenso, mas até o final manteve sua clareza e energia, o que permitiu a ela, ao expirar, dizer o seu famoso "eu vejo, eu vejo, eu vejo!", que lindamente complementava o significado do inicial "Eu trago Aquele que me traz!" Era o dia 14 de agosto de 1859.
     Desde então, o milagre se repete todos os dias em milhares de locais onde os professores religiosos abrem os olhos das crianças em todo o mundo, da Europa à América, da África à Ásia, sempre com o objetivo de doar generosamente a verdade, em nome da Madre Isabel.
     A Madre Isabel foi beatificada por João Paulo II em 18 de junho de1989.
Panorama de Coriano
Fontes:
Pe José Leite, S.J., Santos de Cada Dia, Ed. A.O. – Braga; www.santiebeati/it

Postado neste blog em 13 de agosto de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário