terça-feira, 25 de agosto de 2020

Nossa Senhora de Knock (Nossa Senhora do Silêncio) – 21 de agosto

     
     O dia 21 de agosto de 1879 sempre será uma lembrança muito especial aos habitantes de Knock, e para todo o povo da Irlanda. A aldeia de Knock está situada a oeste de Dublin e a norte de Galway, no condado de Mayo.
     Em 1829, foi aí construída uma pequena e pobre igreja paroquial, onde não cabiam mais de 30 pessoas. Foi dedicada a São João Batista. Em torno da Igreja havia uma pequena escola para rapazes e outra para as mulheres. O terreno da igreja era rodeado por um muro de pedra.
     Também chamada de a “Ilha dos Santos”, devido a importante contribuição dos seus mártires na evangelização dos povos e no desenvolvimento do Cristianismo, a Irlanda passava por séria crise econômica, já há uma década.
     Durante todo o século XIX, a Irlanda sofreu uma depressão da sua economia por causa das más colheitas, sobretudo da batata. No ano de 1879, os agricultores quase não tinham o que comer. Nesse ano, houve mais uma desastrosa colheita de batata, o que anunciava mais miséria. As pessoas morriam de fome e de doenças, minadas por uma vida muito dura.
     O Pe. Bartholomew Cavanah foi nomeado prior da igreja em 1867. Era um santo homem, profundamente devoto de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Era de bom grado que sacrificava os seus bens materiais para ir em auxílio dos pobres e famintos. Também tinha muito zelo pelas pobres almas do Purgatório. Tendo a Virgem Maria como Mãe de Deus e de todos os filhos de Deus, recorria à sua intercessão por todos os que estavam no Purgatório.
     Alguns meses antes da aparição em Knock, o Pe. Cavanah começou a rezar 100 missas pelas pobres almas do Purgatório que Nossa Senhora mais desejasse ver libertas. Surpreendentemente, foi no dia da centésima missa que Nossa Senhora visitou Knock, ao final da tarde de 21 de agosto de 1879. 
     Nesse dia, o céu estava coberto de pesadas nuvens. O Pe Cavanah tinha ido visitar paroquianos em regiões vizinhas. Na mesma tarde, uma chuva cerrada encharcou suas roupas e a aldeia ficou toda molhada pela noite afora. Mary McLoughlin, sua empregada, acendeu a lareira para lhe secar as roupas e depois foi-se embora visitar uma amiga, Mary Beirne, que morava próximo.
     Mais ou menos ao mesmo tempo, um outro membro da família Beirne, Margaret Beirne, chegou à igreja para fechá-la durante a noite. Ela deu conta de um brilho estranho que vinha do lado sudoeste da igreja. Mas, com pressa de se abrigar, não olhou mais, nem disse nada a ninguém sobre o brilho naquela noite. Quando terminou a visita, a amiga Mary Beirne acompanhou Mary McLoughlinde de volta, em direção à igreja. Viram figuras iluminadas pela luz. Mas quando se aproximaram, Mary Beirne exclamou: “Mas não são imagens, estão a mexer-se. É a Santíssima Virgem!”
     A mais velha das videntes era Bridget Trench, de 75 anos. Caminhou em direção à visão e, sob a chuva, tentou beijar os pés de Maria Ssma., mas não conseguiu. Quando as mãos e a cabeça inclinada de Bridget entraram na área da visão, ela caiu de joelhos na erva seca. Nessa área, nenhuma gota de chuva lhe caiu.
     Os quinze videntes permaneceram junto à visita luminosa durante duas boas horas. Rezaram o Rosário em conjunto. Mais tarde, a aparição desvaneceu-se.
     Durante as semanas e meses que se seguiram à aparição, toda a aldeia continuava a perguntar: “Por que é que Nossa Senhora lhes tinha aparecido?” Multidões de pessoas começaram a afluir a Knock. Deram-se numerosas curas e várias delas foram relacionadas com a aplicação de terra retirada da parede da empena. Tanta terra foi retirada que a parede estava em perigo de cair. Nos primeiros três anos que se seguiram à aparição de “Nossa Senhora do Silêncio”, o Pe. Cavanah registrou aproximadamente 300 curas milagrosas associadas com o Santuário de Knock.
A Aparição
     Nossa Senhora tinha um longo vestido branco e, na cabeça, uma coroa brilhante com uma rosa na parte da frente. Suas mãos e olhos estavam voltados para o céu em atitude de oração. À sua direita, com uma túnica branca, São José mantinha a cabeça inclinada e ligeiramente voltada para sua esposa. À esquerda de Nossa Senhora estava São João Evangelista, com os paramentos de bispo: ele mantinha a mão direita levantada, como numa pregação, e segurava um livro na mão esquerda. No centro, via-se um altar grande e simples com um Cordeiro voltado para Oeste. Atrás dele, havia uma grande cruz e, ao seu redor, os anjos que ali ficaram durante toda a aparição, que durou cerca de 2 horas, sob chuva.
     A aparição tem um profundo simbolismo do livro do Apocalipse. O cordeiro é Jesus. A cruz é onde se oferece o Cordeiro ao Pai como sacrifício. O altar da Missa é onde o sacrifício se torna presente.
     Maria Ssma. e São João estavam ao lado da cruz. São José não estava ao lado da cruz, mas a morte não pode separá-lo da Sagrada Família e dos benefícios do sacrifício de Jesus. Aquelas pessoas, homens e mulheres de idades variadas, entre cinco e setenta anos, testemunharam a mesma cena. Curiosamente, apesar da chuva, todos tinham as roupas secas no final da aparição. Ainda sob o impacto do evento, foram juntas contar ao pároco. Este, após ser indagado por outras famílias sobre a claridade vinda da igreja, decidiu ir falar com o seu bispo.
     Os testemunhos foram recolhidos seis semanas depois por uma Comissão de Investigação criada pelo Arcebispo de Tuam, D. John MacHale, em outubro de 1879.
     As quinze testemunhas foram examinadas e a comissão informou que o testemunho de todos, tomados juntos, era confiável e satisfatório. O pároco de Knock recebeu uma mensagem do Arcebispo, dizendo que as evidências dos fatos davam como certa a aparição da Virgem naquela igreja, e que um representante do clero da Irlanda estava levando o processo para Roma.
     Em 1936, foi criada outra comissão diante da qual compareceram os três videntes sobreviventes: Mary O’Connell (Mary Byrne), Patrick Byrne e John Curry (*). Os três confirmaram as suas declarações originais de muitos anos atrás.
     Knock logo se tornou meta de peregrinação dos católicos irlandeses e devotos marianos de outros países.
     Em 1976, um novo e grande templo foi erguido no lugar da aparição. Há um complexo em Knock formado por cinco igrejas, incluindo a Capela das Aparições, uma igreja paroquial e a Basílica. Embora a igreja original ainda esteja de pé, ao lado dela foi construída uma nova Capela das Aparições.
     Ilustres personalidades da sociedade e do clero foram ao Santuário venerar Nossa Senhora de Knock, declarada Rainha e Padroeira da Irlanda e festejada no dia 21 de agosto.
     Cem anos depois da aparição, em 1979, o papa João Paulo II abençoou o local com sua presença na celebração do centenário. Meio milhão de peregrinos se juntaram no Santuário onde o Papa declarou a passagem da Igreja de Nossa Senhora, Rainha da Irlanda, a Basílica.

(*)  John Curry, o menininho de 5 anos que viu Nossa Senhora
     Durante as entrevistas com a comissão de investigação responsável por estudar o caso, John declarou que tinha visto “belas imagens da Virgem e de São José”. Outra criança que presenciou a aparição foi Patrick Hill, de 11 anos: ele relatou que o pequeno John lhe havia pedido que o levantasse para poder “ver os bebês grandes, como ele chamava as imagens”.
     Em uma carta escrita anos depois, John contou que se lembrava de ter visto São João com um livro e que outra vidente, Brígida Trench, tentou beijar os pés de Nossa Senhora. Quando foi entrevistado por outra comissão de investigadores, 58 anos depois, John afirmou que as imagens estavam vivas, mas não falavam, e que Nossa Senhora estava vestida de branco.
Uma vida humilde
     Tanto John quanto os outros videntes viveram de modo simples e anônimo – a tal ponto que, em vários dos relatos históricos John nem sequer é mencionado de modo individual.
     John Curry emigrou da Irlanda para Nova Iorque em 1897. Três anos depois, se mudou para Londres e, em 1911, retornou aos Estados Unidos. Já idoso e adoentado, foi viver em Long Island sob os cuidados da Congregação das Irmãzinhas dos Pobres. Ele nunca se casou. Ajudava na Missa diariamente e manteve uma viva devoção à Nossa Senhora, testemunhando que ela jamais lhe negou nada que lhe tivesse pedido.
     Ele tinha 68 anos quando morreu em 1943 e foi enterrado no Cemitério da Ressurreição, em Farmingdale, Long Island, propriedade das Pequenas Irmãs dos Pobres.
     No entanto, ele não deveria ser enterrado para sempre na obscuridade em uma cova não marcada. Quando em 2015 o Cardeal Timothy Dolan de Nova York liderou uma peregrinação para Knock, ele soube da história de John Curry pelo Pe. Richard Gibbons da paróquia de Knock. As pessoas da terra de seu nascimento e da terra de sua adoção começaram a corrigir uma negligência. Os restos mortais de John Curry foram removidos de seu túmulo em Long Island e reenterrados na Catedral de São Patrício, em Manhattan, com o Cardeal Dolan presidindo. Certificando-se de que sua memória fosse honrada, uma laje memorial lembrando sua presença na aparição foi colocada.
     Toda aparição mariana tem um propósito e um significado. Talvez o silêncio de Knock tenha uma mensagem para nossos tempos turbulentos, especialmente para a Igreja Católica de hoje, tão vilipendiada, perseguida, negada. Quando Maria Santíssima, São José e São João apareceram, eles o fizeram a um povo que estava agarrado à sua fé apesar de um tempo de dificuldades, sofrimento e privação. 

Fontes:
Portal Paulinas - https://catholicus.org.br/ 
(Via ACI Digital) - https://pt.aleteia.org/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário