quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Beata Olímpia (Olga Bidà), mártir – 28 de janeiro

Martirológio Romano: No campo de concentração de Kharsk, próximo de Tomsk, na região da Sibéria, Rússia, Beata Olímpia (Olga) Bidà, virgem e mártir, da Congregação das Irmãs de São José, que durante a perseguição antirreligiosa suportou toda forma de provas por amor a Cristo (1952).
 
     Olha Bidà nasceu em 1903 na aldeia de Tsebliv (região de Lviv) na Ucrânia. Sua família tinha três filhos e Olha, após se formar na quarta série, entrou na Congregação das Irmãs de São José. Fez seus votos assumindo o nome de Olímpia. Sabe-se que ela realizou suas atividades pastorais na aldeia de Zhuzhil, trabalhando na escola da área rural, dedicando-se à educação das meninas.
     Em 1938 foi eleita superiora, e se dedicou a atender as necessidades sociais e espirituais do povo, apesar das dificuldades e da pressão comunista.
     Em 1939 foi realizada uma ofensiva contra a Igreja e as freiras foram advertidas que deveriam tirar seus hábitos para evitar a prisão. Os cidadãos passavam fome, e as Irmãs se uniam para distribuir os poucos alimentos e celebrar orações juntas.
     Depois de 1945, durante a perseguição comunista, ela substituiu vários sacerdotes que haviam desaparecido nas prisões e nos campos de concentração soviéticos. 
     Em abril de 1950, a Irmã Olímpia também foi capturada junto com a Irmã Loureça, enquanto acompanhavam o funeral de um fiel no cemitério. Em 27 de maio de 1950, foi declarada culpada de atividade antissoviética e depois deportada para o campo de concentração de Kharsk, na fria e inóspita Sibéria, onde morreu em decorrência dos maus tratos e da falta de assistência médica, em 28 de janeiro de 1952, aos 49 anos. 
     Ela foi beatificada em 27 de junho de 2001, junto com outros 24 mártires ucranianos pelo papa João Paulo II, em Lviv, durante sua peregrinação apostólica à gloriosa terra da Ucrânia.
 
COISAS DE SANTOS: 28 de janeiro - Beata Olimpia (Olha Bida)
Catholic.net - Olympia (Olga) Bidá, Beata
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário