segunda-feira, 17 de maio de 2021

Nossa Senhora de Buglose

 
     Tendo Joana d’Albret (*) ordenado a destruição dos oratórios das zonas rurais, alegando que só serviam para tolas superstições, a imagem de Nossa Senhora venerada numa capela erigida à margem direita do rio Adour, a 12 km de Dax, só pôde ser salva do incêndio e escondida, mas só muito tempo depois foi encontrada.
     Em 1620, um pastor local, ao perceber que um de seus bois lambia um objeto, descobriu a estátua da Virgem. Para transportá-la até a igreja da aldeia, a estátua foi amarrada aos bois, que se recusaram a andar e permaneceram no local. Isto foi considerado como um sinal da vontade de Deus.
     Deste pormenor se originou o título dado à imagem, formado de duas palavras gregas significando “langue de boeuf” (língua de boi), daí Buglose. O lugar também tomou este nome.
     A excepcional veneração dos habitantes de Landes pelo “seu” santuário mariano de Buglose teve origem naquela “invenção”, no início do século XVII, nos pântanos mouros, da imagem da Virgem com o Menino.
     Um modesto oratório - a Capela dos Milagres - havia sido erguido no local da descoberta, mas, a partir de 1622, uma igreja suficientemente maior teve que ser construída a alguma distância para acomodar os já numerosos peregrinos, e missionários foram enviados lá para atender os fiéis.
     Após um breve eclipse durante o período da funesta revolução francesa, que viu a igreja ser destruída e a casa dos missionários vendida como propriedade nacional, a corrente de devoção retomou seu desenvolvimento, mas a casa não pôde ser resgatada até 1844. O projeto de uma reconstrução então surgiu.
     Inicialmente, foi imaginado apelar para habilidades externas ao departamento: o famoso Adolphe-Napoléon Didron (1806-1867), professor de arqueologia, fundador dos Annales d'archéologique; Hippolyte Durand (1801-1882), arquiteto parisiense que construiu as igrejas de Saint-Jacques de Tartas e Saint-Martin de Peyrehorade, e que forneceu um projeto de expansão. Mas afinal, o Bispo Lanneluc confiou a reconstrução do santuário a Jean-Antoine Sibien, arquiteto do departamento, que foi nomeado em julho de 1849.
     As obras começaram em 1850. O fim das obras foi marcado pela solene coroação da Virgem em 9 de setembro de 1866 pelo Bispo Épivent.
     Posteriormente, o bispo Victor-Marie Delannoy mandou instalar um carrilhão em 1895, que Canon Maisonnave forneceu com uma máquina de carrilhão.
     Finalmente, em 1896, quando o projeto de construir uma flecha foi definitivamente abandonado, quatro anjos musicais em ferro fundido dourado, suntuoso presente da Marquesa de Lur-Saluces, foram instalados nos quatro cantos da plataforma para emoldurar uma reprodução, também em ferro fundido dourado, da Virgem.
     Em setembro de 1966, no centenário da coroação da Virgem, a igreja foi erguida à dignidade de basílica menor pelo Papa Paulo VI.
     Há, perto da Basílica de Nossa Senhora de Buglose, uma fonte milagrosa, na qual esteve escondida a imagem, dizem, durante 50 anos. Já em 1662 havia ocorrido dezenove milagres de cura. Hoje, existem cerca de sessenta milagres. Os milagres se multiplicaram aí durante anos, tendo muitos enfermos recuperado a saúde nesse lugar bendito, como atestam numerosos processos verbais.
     As peregrinações a este santuário são realizadas em maio e de 8 a 15 de setembro, oitava da Natividade
Basílica de Nossa Senhora de Buglose, França 
  
http://eglises-landes.cef.fr/eglises/monographies/buglose/buglose.htm
 
 
(*) Joana d'Albret (16/11/1528 – 9/6/1572) também conhecida como Joana III, foi a rainha reinante de Navarra de 1555 a 1572. Casou-se com Antoine de Bourbon, Duque de Vendôme, e foi mãe de Henrique de Bourbon, que se tornou o rei Henrique III de Navarra e IV da França, o primeiro rei Bourbon da França. Ela se tornou a Duquesa de Vendôme por casamento.
     Joana foi a reconhecida líder espiritual e política do movimento huguenote francês, e uma figura-chave nas Guerras Francesas da Religião. Depois de sua conversão pública ao calvinismo em 1560, ela se juntou às forças huguenotes.
     Após a imposição do calvinismo em seu reino, padres e freiras foram banidos, igrejas católicas destruídas e rituais católicos proibidos. Durante a primeira e segunda guerra, ela permaneceu relativamente neutra, mas na terceira guerra ela fugiu para La Rochelle, tornando-se a líder de fato. Depois de negociar um tratado de paz com Catarina de' Medici e organizar o casamento de seu filho, Henrique, com a filha de Catarina, Margarida, ela morreu repentinamente em Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário