sábado, 9 de julho de 2022

Beata Constância Riccardi, Clarissa – 9 de julho

  
   A Beata Constância Riccardi nasceu em 1451 em Lodi em uma família nobre. Ela era a mais velha de uma série de numerosos filhos de Stefano e Elisabetta Cadamosto.
     Ela entrou no mosteiro de Lodi conhecido como Osservanza ou Santa Clara Nova, onde fez sua profissão religiosa e pronunciou seus votos. Não sabemos muito sobre a bem-aventurada.
     Um grupo de terciárias franciscanas reunidas em nome de Santa Isabel da Hungria já vivia na comunidade há alguns anos, quando obtiveram de Pio II a autorização para se tornarem Clarissas. Muitas Clarissas que morreram no conceito de santidade viveram no convento, como a Beata Irmã Constância Riccardi
     A data de sua morte não é conhecida com certeza. Alguns historiadores, interpretando mal Wadding, afirmam que ela morreu em 1459, data improvável, pois sabemos que ela nasceu oito anos antes; enquanto o Martirológio Franciscano de Milão relata que ela morreu no ano de 1500.
     Na Biblioteca Laudense há um manuscrito de 1600, onde a beata é mencionada e consta que na igreja do mosteiro havia uma imagem de Constância Riccardi, representada com o rosto rodeado de raios no ato de recomendar a Jesus e Maria um devoto ajoelhado.
O documento afirma que sob o afresco havia a inscrição "Beata Constantia Ricarda de Laude".
     Desconhecemos as virtudes e prodígios que levaram à sua veneração, em todo o caso atestada desde o século seguinte à sua morte.
     Em 1619, no terceiro sínodo diocesano de Lodi, foi contada entre os beatos da cidade.
No martirológio laudense, a Beata Constância Riccardi era celebrada e lembrada no dia 9 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário