terça-feira, 12 de julho de 2022

Beata Maria de Santo Henrique (Margarida Eleonora de Justamond), Virgem cisterciense, mártir da Rev. Francesa – 12 de julho

     
     Margarida Eleonora de Justamond, filha do nobre Jean Pierre de Françoise Thérèse de Faure, nasceu em Bollène em 12 de janeiro de 1746. A família era uma das mais proeminentes de Bollène a quem ela havia dado magistrados e funcionários, e também uma das mais católicas: uma tia da futura mártir era uma ursulina em Pont-Saint-Esprit, enquanto duas irmãs, a mais velha era uma ursulina em Pernes e a outra era uma cisterciense em Santa Catarina de Avignon.
     Em 1764 Margarida entrou no mosteiro de Santa Catarina em Avignon; o mosteiro havia sido construído em 1264 e ostentava uma história antiga e de grande prestígio. Margarida, entrando no noviciado, tomou o nome de Irmã Maria de Santo Henrique, e em 12 de janeiro de 1766 fez a profissão solene nas mãos da abadessa do mosteiro, Madre Teresa de São Bento de Rilli. Em 1773 teve a alegria de presenciar a profissão de sua irmã Madalena Francisca, que seguia sua irmã no mesmo mosteiro.
     No final de 1790 o claustro do mosteiro foi violado pelos revolucionários; as irmãs Justamond retiraram-se para a sua cidade natal e, mais tarde, juntaram-se às outras freiras que foram expulsas das suas casas e se reconstituíram em comunidade apesar das proibições. Todas as freiras foram presas em 2 de maio de 1794; ela foi apresentada aos juízes como "cerca de 47 anos de idade, ex-nobre, nascida em Bollène e residente no antigo mosteiro de Santa Catarina em Avignon".
     Ela foi condenada como contra-revolucionária porque havia manifestado ideias monárquicas. Ela foi mandada para a guilhotina naquela mesma noite; era o dia 12 de julho de 1794. Embora tivesse nascido de uma família nobre e rica, não queria privilégios; nem as perseguições, nem as difíceis condições materiais em que se encontrava após a sua expulsão do mosteiro, nem o medo da morte na guilhotina afetaram a sua constância, mantendo-se fiel à sua fé, à sua profissão monástica. Quando foi guilhotinada, ela tinha 48 anos e 6 meses.
     Os acontecimentos ocorridos em Orange durante o mês de Messidoro em 1794, que causaram trezentas e trinta e duas vítimas, incluindo trinta e duas freiras (dezesseis ursulinas, treze sacramentinas, duas cistercienses, uma beneditina) e trinta e seis padres, todos guilhotinados, nunca foram esquecidos.
     Em 21 de agosto de 1905, o Tribunal para o processo de beatificação das trinta e duas freiras foi estabelecido em Avignon. Em 4 de dezembro de 1906, os documentos do processo de informação relativos às monjas guilhotinadas foram enviados à Congregação dos Ritos de Orange. Em 6 de junho de 1916 a mesma congregação emitiu parecer favorável à introdução da causa e em 14 de junho o Papa Bento XV ordenou a abertura do processo apostólico que estabeleceria a existência do martírio. Em 10 de maio de 1925, o Papa Pio XI com o decreto Adolevi reconheceu as trinta e duas mártires de Orange como beatas e marcou a celebração de sua memória em 9 de julho.
 
Fonte: www.postulazionecistercense.com
Nota: Para maiores informações: André Reyne - Daniel Brehier "Le martiri di Orange. La persecuzione dei Cattolici nella Francia giacobina" Il Cerchio
http://www.santiebeati.it/dettaglio/98135

Nenhum comentário:

Postar um comentário