sábado, 16 de julho de 2022

Santa Elvira (Erlwira) de Öhren, Abadessa – 16 de julho

      
     O nome Elvira é um nome espanhol de tradição visigótica, também na variante masculina Elvirio e foi bastante difundido na Itália a partir do século XVIII. O nome também pode derivar do hebraico "Elbirah" e significa "templo de Deus". Ou ainda do alemão e significa “prudente conselheira”.
     De fato, o nome tornou-se conhecido sobretudo pelo conhecimento de obras dramáticas e líricas de Molière, Mozart, Bellini, Verdi, D'Azeglio, onde existe uma personagem com este nome.
      Em um ambiente cristão, havia uma Santa Elvira mártir, recordada em 25 de janeiro, da qual quase nada se sabe; e, depois, mais conhecida, a Santa Abadessa Elvira, na Alemanha.
      Na Biblioteca Estadual de Trier, há um Breviário do século XIV, no qual aprendemos que Elvira viveu nos séculos XI e XII, que foi primeiro monja e depois abadessa do mosteiro de Öhren.
     Santa Elvira é celebrada no mesmo dia em que se recorda da Virgem do Carmo, devoção tão arraigada na Espanha e no mundo inteiro.
     Elvira consagrou sua vida ao Senhor mediante os três laços imperecedouros da virgindade, da pobreza e da obediência no mosteiro de Öhren.
     Sua virtude resplandecia entre todas suas irmãs. Por isso, apenas tiveram ocasião, a elegeram abadessa ou superiora do mosteiro. Foi uma alegria para todas. Soube dirigir o mosteiro com tanta prudência, amabilidade e bom conselho, que as monjas e todas as pessoas com quem ela tratava ficavam encantadas diante do atrativo de sua santidade.
     O mosteiro d´Öhren, situado na Renania alemã, foi construído no século VII por Dagoberto I da Austrasia e São Modoaldo. O apostolado de Santa Elvira brilhou por seus dotes de atenção aos pobres e suas qualidades para governá-lo segundo a Regra.
     Ao falecer teve o culto das santas virgens, com celebração no dia 16 de julho.
 
Fontes:
http://www.santiebeati.it/dettaglio/63000
Autor: P. Felipe Santos http://vidas-santas.blogspot.com/2013/07/santa-elvira-o-erlwira-de-ohren-abadesa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário