sábado, 2 de julho de 2022

Santa Regina de Denain, Viúva e religiosa - 1º de julho


     
Santa Regina viveu na França no século VIII; descendia de importante família de Hainaut (região da França) e era sobrinha de Pepino o Breve. Um outro documento indica que Regina era filha ou parente do Rei Pepino, que dera a ela em dote o condado de Ostrevent.
     “Regina, princesa da corte da França (isto explica a coroa que ela usa), de tantas belezas quanto ao corpo, como de eminentes virtudes quanto à alma”, desposou o Conde Beato Aldeberto d’Ostrevent (1).
     Uma filha do casal, Renfrida, “educada santamente por seus pais, pediu-lhes para se consagrar inteiramente a Nosso Senhor Jesus Cristo, fazendo-se religiosa”. Alguns autores mencionavam outras filhas de Regina que seguiram a irmã mais velha na vocação religiosa. Mas, uma relação moderna diz “que é possível que o nome de ‘irmãs’ possa ter sido dado a outras companheiras de Renfrida, por terem abraçado a vida religiosa com ela”.
     Os pais, felizes com a resolução de sua filha, “fundaram e edificaram em 764 (754 ou 774) uma igreja e um claustro dedicados a Virgem Maria, em um local de seu condado chamado Denaing”, e também uma outra igreja para os habitantes, dedicada a São Martinho.
     A Abadia ficava perto de um cemitério merovíngio, na confluência dos rios Selle e Escaut, junto a uma fonte milagrosa cujas águas curavam a cegueira.  
     Após o falecimento de seu esposo, ali a condessa recebeu o véu de religiosa e, fazendo da santificação o objetivo de sua vida, se serviu da oração e do trabalho para atingi-la.
     Entretanto, sua filha Renfrida logo se tornou sua mãe espiritual, pois foi eleita abadessa do novo mosteiro. A santa mãe se submeteu de boa vontade, e assim aquela que fora mãe tornou-se filha espiritual. Renfrida também é venerada como santa e é celebrada dia 8 de outubro.
     Destas santas vidas muito pouco pode ser acrescentado, mas a antiguidade do culto a ambas nos confirma que grandes foram as suas virtudes silenciosas, e por isso foram veneradas, e a fama de suas virtudes atravessou os séculos.
\igreja de São Martinho, Denain
 
(1) Ostrevent é uma região do norte da França entre Flandres e Hainaut francesas.
 
http://www.santiebeati.it/dettaglio/92213

Nenhum comentário:

Postar um comentário