Nos
Evangelhos sinóticos o relato da Transfiguração acontece aproximadamente no
meio da narrativa. Ele é um episódio muito importante e aparece logo depois de
um outro também de grande importância, a chamada “Confissão de Pedro”: "Vós
sois o Cristo", servindo como mais uma revelação da identidade real de
Jesus como Filho de Deus para alguns de seus discípulos.
A festa da "Transfiguração do
Senhor" acontece no mundo cristão desde o século V. Ela nos convida a
dirigir o olhar para o rosto do Filho de Deus, como o fizeram os apóstolos
Pedro, Tiago e João, que viram a Sua transfiguração no alto do monte Tabor,
localizado no coração da Galiléia. O episódio bíblico é relatado distintamente
pelos evangelistas Mateus, Marcos e Lucas.
Assim, segundo São Mateus 9,2-10,
temos: "Jesus tomou consigo a
Pedro, Tiago e João, e conduziu-os a sós a um alto monte. E transfigurou-se
diante deles. Suas vestes tornaram-se resplandecentes e de uma brancura tal,
que nenhum lavadeiro sobre a terra as poderia fazer assim tão brancas.
Apareceram-lhes Elias e Moisés, e falavam com Jesus. Pedro tomou a palavra:
"Mestre, é bom para nós estarmos aqui; faremos três tendas: uma para ti,
outra para Moisés e outra para Elias". Com efeito, não sabia o que falava,
porque estavam sobremaneira atemorizados. Formou-se então uma nuvem que os
encobriu com a sua sombra; e da nuvem veio uma voz: "Este é o meu Filho
muito amado; ouvi-O". E olhando eles logo em derredor, já não viram
ninguém, senão só a Jesus com eles. Ao descerem do monte, proibiu-lhes Jesus
que contassem a quem quer que fosse o que tinham visto, até que o Filho do
homem houvesse ressurgido dos mortos. E guardaram esta recomendação consigo,
perguntando entre si o que significaria: Ser ressuscitado dentre os mortos".
A intenção de Jesus era a de fortalecer a
fé destes três apóstolos, para que suportassem o terrível desfecho de Sua
paixão, antecipando-lhes o esplendor e a glória da vida eterna. Também foi
Pedro, que depois, recordando com emoção o evento, nos afirmou: "Fomos testemunhas oculares da Sua majestade" (2
Pd 1, 16).
O significado dessa festa é, e sempre
será, o mesmo que Jesus pretendeu, naquele tempo, ao se transfigurar para os
apóstolos no monte, ou seja, preparar os cristãos para que, em qualquer
circunstância, permaneçam firmes na fé em Cristo.
Em
outros trechos do Novo Testamento, a referência de São Paulo em 2 Coríntios
3:18 à "transformação" através da "imagem de glória em
glória" se tornou a fonte teológica para considerar a Transfiguração como
a base para o processo que leva o fiel ao conhecimento de Deus.
Somente em 1457, esta celebração se
estendeu para toda a Cristandade, por determinação do Papa Calisto III, que
quis enaltecer a vitória no ano anterior das tropas cristãs sobre os turcos
muçulmanos que ameaçavam a liberdade na Europa.
Fonte:
http://www.catolicismoromano.com.br/content/view/2939/48/
Basílica da Transfiguração no Monte Tabor
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