quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Santa Lélia, Virgem – 11 de agosto

Martirológio: Na Irlanda, em uma cidade que leva seu nome, Santa Lélia, virgem

     Algumas dioceses irlandesas, incluindo principalmente a de Limerick, comemoram atualmente Santa Lélia, celebração relatada também no novo Martirológio Romano que a tinha excluído em edições anteriores.
     Há incerteza quanto ao local e a época que a santa teria vivido. Parece que ela era de origem irlandesa e sua existência deveria ser colocada aproximadamente no século VI. Finalmente, parece atribuível a ela o estabelecimento de um número de casas religiosas na província de Munster.
     Às vezes Lélia também é identificada com Santa Liadhain de Dalcassia, bisneta do príncipe Cairthenn, batizado perto de Singland por São Patrício, Apóstolo da ilha celta. Ela deu o nome à Killeely (Cill Liadaini), cidade no condado de Limerick.
*
     A diocese de Limerick mantém hoje a festa de Santa Lélia, bem como uma comemoração em todas as outras dioceses irlandesas. O cônego O'Hanlon, em suas vidas dos santos irlandeses, diz desta donzela que "sua época e sua localização não nos foram claramente reveladas, mas há boas razões para supor que ela viveu em um período remoto, e muito provavelmente ela levou uma vida de estrita observância, se ela não presidiu alguma instituição religiosa na província de Munster".
     Lélia é geralmente identificada como a santa de Dalcassia, Liadhain, bisneta do príncipe Cairthenn, que São Patrício batizou em Singland. Não há detalhes ou tradições sobre ela (no século 17, foi dito que ela era irmã de São Munchin), mas ela dá seu nome à Killeely (Cill Liadaini), dentro do limite da cidade de Limerick. Seu dia de festa é 11 de agosto.

Vide LIS., vol. viii, p. 170, e notas por Mons. Canon M. Moloney em North Munster Antiquarian Journal, 1936, p. 39, e St Munchin's Folk, 1948, p. 18.


Igreja em honra a Sta. Lélia, Limerick, Irlanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário