terça-feira, 7 de agosto de 2018

Beata Claudia de Corgey – 8 de agosto

     
     A Beata Cláudia de Corgey foi uma Clarissa que viveu entre o final do século XIV e a primeira metade do século XV.
     Ela foi companheira de Santa Colette, a grande reformadora francesa que através de sua ação junto aos mosteiros da Ordem das Clarissas os fez retornar à regra com a austeridade primitiva, tornando-se assim a fundadora das Clarissas Coletinas.
     O importante mosteiro de Poligny foi fundado em 1415, entre Lons-le-Saunier e Besançon, por Santa Colette. A Beata Cláudia foi nomeada pela Santa, abadessa daquele mosteiro da Borgonha.
     Os hagiógrafos lembram apenas que a Beata Cláudia foi uma abadessa que esteve à frente do mosteiro, governando-o com grande cautela e que morreu em Poligny em 8 de agosto de 1439.
     As religiosas acolhiam com alegria franciscana os fiéis que pediam hospitalidade e desejavam usufruir das suas orações. Santa Clara dizia às suas irmãs que iam mendigar fora do convento: “Quando vocês virem belas arvores cobertas de flores e folhas, agradeçam a Deus. Digam obrigado a Ele também quando vocês encontrarem as pessoas e quando virem as outras criaturas que o Senhor fez. Então Deus receberá a glória de todas as coisas e em todas as coisas”.
     Tão pouco sabemos da vida e obra desta Beata, mas certamente deve ter sido uma fiel discípula da Fundadora, para esta ter-lhe dado uma função de tal envergadura.
     No martirológio franciscano a festa da Beata Claudia foi fixada no dia de sua morte.

Mosteiro de Santa Clara, Poligny

Nenhum comentário:

Postar um comentário