segunda-feira, 29 de novembro de 2021

ADVENTO: TEMPO DE REFLEXÃO, PENITÊNCIA, CONVERSÃO

 O QUARTO DOMINGO DO ADVENTO
 

   "Ó profundidade das riquezas da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão incompreensíveis são seus julgamentos e quão insondáveis ​​seus caminhos!" Romanos 11:33
     Comecemos o Quarto Domingo do Advento refletindo sobre a exclamação de São Paulo aos Romanos citados acima. Na verdade, os caminhos de Deus estão além de nossa compreensão humana tragicamente falha. Certamente, Deus poderia ter preservado o reino de Judá, tornando possível que o Messias, filho de Davi, nascesse no palácio real em Jerusalém. Seria natural e quase diríamos, mais adequado à dignidade do Messias.
     Em vez disso, Deus permitiu que a linhagem real e o trono de Judá desaparecessem. E então, contra toda a razão humana, Ele escolheu um humilde carpinteiro de Nazaré - um verdadeiro descendente de Davi, mas humilde - para ser o pai adotivo de Seu Divino Filho. Mas os caminhos de Deus não são os nossos. Não é por sua posição social, riqueza ou poder que Deus valoriza os homens. Pureza e virtude são os atributos que Ele busca em Seus instrumentos humanos. Aos olhos de Deus, nenhum rei se sentou no trono de Judá, nem mesmo o próprio Davi, que era mais aceitável a Deus como o pai adotivo de Seu Filho, do que São José.
     Este é o último domingo de nossa preparação para o Natal, aniversário do nascimento de Cristo. Como José, todos nós podemos nos sentir indignos da honra de recebê-Lo em nosso coração e em nossa casa. Na verdade, somos indignos, não porque temos poucos bens deste mundo, mas porque temos tão pouca humildade, tão pouca caridade, tão pouca fé e confiança na bondade de Deus. Procuremos imitar José e Maria, os mais humildes dos humildes, os mais puros dos puros e os maiores crentes na bondade e misericórdia de Deus. Nunca podemos esperar igualá-los, mas podemos segui-los humildemente. Ao rezar obedientemente o Rosário, como Nossa Senhora pediu em Fátima há mais de 100 anos, podemos todos nos aproximar da Sagrada Família.
     A melhor maneira de nos prepararmos para o Natal é acreditar que, apesar de tudo o que vemos acontecendo no mundo e na Igreja hoje, a Civilização Cristã realmente florescerá e florescerá como nunca antes.
 
A última vela
     Enquanto a cor roxa das duas primeiras velas do Advento levou nossos pensamentos na direção da penitência e do jejum, no quarto domingo do Advento, com a aproximação iminente de nosso Rei, Jesus Cristo, a última vela roxa representa a realeza.
     A cor roxa foi associada à realeza, poder e riqueza por milênios. O status de elite do roxo deriva da raridade e custo da tinta originalmente usada para produzi-lo. O tecido roxo costumava ser tão caro que apenas governantes e reis podiam pagar.
     Infelizmente, o tema “realeza” ou “majestade” representa um problema em nossa era moderna. Fomos criados para desconfiar e nos sentirmos intimidados pela ideia de reis e rainhas. Não são eles que se aproveitam dos fracos e oprimem seus súditos? Não, não em um contexto católico, longe disso! O próprio Nosso Senhor não nos ensinou a orar: “Venha o Teu REINO”?
     Não devemos ter medo de nosso Rei, que governa com compaixão e justiça. O Professor Plinio Correa de Oliveira, devoto católico de Nossa Senhora de Fátima no século XX, compreendeu esta verdade da forma mais profunda e pessoal. Desejando mostrar aos outros católicos a gentil solicitude de nosso Rei celestial, Plinio escreveu a seguinte meditação:
     “Imaginem o Menino Jesus imensamente acessível. Este Rei, tão cheio de majestade, num determinado momento abre os seus olhos para nós. Percebemos de imediato que o seu olhar mais puro, muito inteligente e penetrante encontra o nosso. Ele imediatamente vê o mais profundo dos nossos defeitos, mas também o melhor de nossas qualidades...
     E quando menos esperamos, por um amável pedido de Nossa Senhora, Ele sorri. Apesar de toda a Sua majestade, com aquele sorriso sentimos a distância desaparecer, o perdão invade a nossa alma e somos atraídos para Ele; e assim atraídos, caminhamos para ficar com ele. Determinamos que nunca deixaremos o Deus Menino. A Divina Criança nos abraça afetuosamente e pronuncia o nosso nome, nos tons mais claros e amorosos que jamais chegaram aos nossos ouvidos...”
 
Oração para acender a quarta vela advento
     Quatro velas. Antes de acender a vela, reze: Ó Deus, regozijando, nos lembramos da promessa de seu Filho. Como a luz desta vela, que a bênção de Cristo venha sobre nós, iluminando nosso caminho e guiando-nos por sua verdade. Que Cristo nosso Salvador traga vida para as trevas de nosso mundo, e para nós enquanto esperamos por Sua vinda. Pedimos isso por Cristo nosso Senhor. Amém
Adicione a seguinte invocação:
 
QUARTA SEMANA:
Ó Sabedoria, santa Palavra de Deus, Jesus Cristo,
todas as coisas estão em suas mãos,
vinde e nos mostre o caminho para a salvação.


Hino do Advento
- tirado do Manual for a Christian Life, de Morgan Dix (1889)
 
Ele vem em nuvens descendo,
Uma vez na terra pelos pecadores mortos;
Milhares, mil santos presentes,
Aumente o triunfo de Seu séquito, Aleluia!
Jesus vem à terra para reinar.
 
Todo olho deve agora contemplá-lo,
Vestido em terrível majestade:
Aqueles que O desprezaram e O venderam,
O perfuraram e pregaram na árvore,
Lamentando profundamente,
O verdadeiro Messias verão.
 
Esses queridos sinais de sua Paixão,
Ainda Seu corpo deslumbrante apresenta;
Causa de exultação sem fim
Para Seus adoradores resgatados;
Ainda com êxtase,
Contemple essas cicatrizes gloriosas.
 
Veja Redenção, há muito esperada,
Agora, com pompa solene, aparece;
Todos os Seus santos, por homens rejeitados,
Levantam-se para encontrá-lo no ar; Aleluia!
Veja o Filho de Deus aparecer.
 
Sim, amém! Que todos Te adorem,
Alto em Teu trono eterno!
Salvador, tome Teu poder e glória,
Reivindique os Reinos para os Teus!
Ó venha rápido! Aleluia! Amém
 
Fonte: https://www.americaneedsfatima.org/
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário