segunda-feira, 29 de novembro de 2021

ADVENTO: TEMPO DE REFLEXÃO, PENITÊNCIA, CONVERSÃO

 O SEGUNDO DOMINGO DO ADVENTO

     À medida que avançamos na jornada espiritual do Advento, o segundo domingo simboliza tradicionalmente a virtude da FÉ. A segunda vela acesa neste dia é conhecida como "Vela de Belém". Refletir sobre o caminho da Virgem Maria e de São José a Belém durante as semanas que antecederam o primeiro Natal é uma boa maneira de permanecer em um espírito de humilde reflexão e penitência.
     Certamente, até a fé de Maria e José deve ter sido posta à prova durante a árdua jornada de Nazaré a Belém. Eles tiveram que viajar 145 quilômetros até a cidade dos ancestrais de José: ao sul, ao longo das planícies do rio Jordão; a oeste, pelas colinas que cercam Jerusalém e entrando em Belém.
     Eles não estavam acostumados a viajar a pé, mas com o estado avançado de gravidez de Maria, dizer que "as coisas estavam difíceis" seria um eufemismo terrível, beirando a blasfêmia. Eles teriam passado por terrenos áridos e acidentados, encostas rochosas, vales desertos e talvez olivais verdes, contando com a gentileza de estranhos para encontrar um lugar para descansar à noite.
     Todas essas dificuldades foram suportadas com espírito de fé, sabendo que o que foi prometido a eles seria cumprido, apesar de todas as evidências físicas em contrário. A criança no ventre de Maria seria o Salvador de toda a humanidade. O Criador de todas as encostas e vales pelos quais eles passaram, logo, muito em breve, respirará pela primeira vez entre eles. Em questão de dias, o mundo inteiro mudaria.
     "Agora, fé é confiança no que esperamos e certeza sobre o que não vemos." Hebreus 11: 1
 
Alimento para o pensamento
     Então, como alguém que vive no século vinte e um se prepara para comemorar um evento tão inspirador e sobrenatural? Quando cercado pelo consumismo que quase eclipsou o motivo da temporada, é fácil se deixar levar por um sentimento de indiferença. Tendo ouvido jingles irritantes de Natal nos alto-falantes de todas as lojas, alguém pode até ser culpado de desejar que o Natal tivesse "acabado".
     Há algo que podemos fazer individualmente para nos prepararmos espiritualmente para o Natal e para lutar contra a maré secular. É uma prática mais antiga do que o próprio Natal, uma observância obrigatória nos séculos passados ​​e uma disciplina recomendada pelo próprio nosso Senhor: Podemos jejuar no Advento.
     O jejum é uma forma de penitência, que à primeira vista parece descompassada no tempo da esperança. No entanto, é a penitência que nos prepara para a vinda do Salvador, que veio para nos salvar de nossos pecados. E Ele não nos salvará a menos que primeiro nos arrependamos - reconheçamos nossos pecados e nossa necessidade de ser perdoados - e então manifestemos nosso arrependimento por meio de atos de penitência: oração, jejum e esmola.
     O Papa São Leão Magno (reinou 440-461) - aquele que enfrentou Átila, o Huno - encorajou os fiéis a este respeito:
     "O que é mais eficaz do que o jejum, pelo qual nos aproximamos de Deus e, resistindo ao diabo, vencemos os vícios indulgentes? Pois o jejum sempre foi alimento para a virtude: pensamentos castos, desejos razoáveis ​​e deliberações mais sólidas lucram com o jejum. E por meio dessas aflições voluntárias, nossa carne morre para a concupiscência e nosso espírito é renovado para a excelência moral”.
Benefícios do jejum
     O jejum aguça nossos esforços para combater o pecado e agir com caridade, ajudando-nos assim a resistir à tentação de reduzir o Advento a uma longa maratona de compras. Do jejum, recebemos a graça de olhar para a manjedoura em vez do Walmart, os pastores em vez de "super" modelos indecentes, os Magos em vez de Macy's. Um Natal centrado no consumismo nos faria acreditar que nossos desejos podem ser saciados com o último item para presente ou tendência da moda. Mas o desconforto do jejum nos lembra que a satisfação com os bens materiais é passageira; somente Deus, a fonte e o fim de todos os desejos regulares, pode realmente satisfazer.
     Como nos lembra Santo Agostinho, “Nossos corações estão inquietos até que descansem em Ti, Senhor”.
     O jejum produz outro benefício, que aponta para a essência do Advento - o anseio. Quando jejuamos, nossos corpos clamam por aquilo que abandonamos voluntariamente, seja comida, conforto, entretenimento ou outros bens. Como católicos, podemos responder com uma oração: “Senhor, apressa-te a preencher o vazio dentro de mim neste Natal, porque sei que só tu podes satisfazer plenamente os anseios da minha alma”. Com o estômago vazio e um coração expectante, a velha oração de Israel: Ó venha, Ó venha, Emanuel, soa com um novo significado.
     O jejum é mais necessário do que nunca, pois vivemos em tempos em que a gratificação instantânea reina suprema; onde um grande número de seres humanos é encorajado a se escravizar a um vício, ou pior. O jejum ajuda a recuperar um certo grau de controle em nossas vidas, que é a verdadeira liberdade.
Enquanto você acende a segunda vela
     No segundo domingo do Advento, com os seus entes queridos, ou a memória dos seus entes queridos, reunidos com você em torno da Coroa do Advento, agora é hora de continuar a tradição milenar de acender a segunda vela junto com a primeira.
     Uma oração de sua escolha pode acompanhar esta iluminação, ou continuar a oração fornecida no primeiro domingo do Advento:
     Antes de acender a vela, reze: Ó Deus, regozijando, nos lembramos da promessa de seu Filho. Como a luz desta vela, que a bênção de Cristo venha sobre nós, iluminando nosso caminho e guiando-nos por sua verdade. Que Cristo nosso Salvador traga vida às trevas de nosso mundo, e para nós enquanto esperamos por Sua vinda. Pedimos isso por Cristo nosso Senhor. Amém
 
Adicione a seguinte invocação:
SEGUNDA SEMANA:
Ó Rei de todas as nações, Jesus Cristo,
Única alegria de cada coração,
Venha e salve seu povo.
 
O TERCEIRO DOMINGO DO ADVENTO

     “Eles entrarão em Sião cantando; alegria eterna coroará suas cabeças. Alegria e júbilo os dominarão, e a tristeza irá embora. (Isaías 35:10)
     No terceiro domingo do Advento, estamos quase concluindo este período de preparação. De imediato, notamos uma diferença distinta em nossas celebrações externas: as cores mudaram de roxo para rosa. As vestes dos padres e a terceira vela em cada coroa do Advento agora é rosa.

Por que rosa, e o que isso tem a ver com Gaudete?
     A cor rosa sempre foi associada à alegria e à festa. A alegria é simbolizada pelo acender da vela rosa, lembrando-nos da alegria que o mundo experimentou com a vinda do Salvador do Mundo.
Esta vela também foi chamada de "Vela dos Pastores", pois coletivamente imaginamos que alegria incrível esses humildes camponeses devem ter sentido quando foram anunciados pelos anjos com "Gloria in Excelsius Deo!"
     Portanto, é apropriado, em meio à oração e penitência, nos alegrarmos ao vermos o objetivo do tempo se aproximando: “O Senhor está perto”.
     "Alegrem-se sempre no Senhor; novamente, eu digo, alegrem-se. Que a sua modéstia seja conhecida de todos os homens. O Senhor está perto". (Filipenses 4: 4-5)
     Esta é uma citação em latim, e a primeira palavra da antífona é gaudete (latim, “alegrar-se”). Como a primeira palavra dessa antífona de entrada é “Gaudete”, o terceiro domingo do Advento ficou conhecido tradicionalmente como domingo de Gaudete.
     Com apenas mais um domingo antes do Natal, nossos preparativos, espirituais e temporais, adquirem um senso de expectativa mais ansioso e urgente. As vestimentas rosa e uma vela rosa na coroa do Advento ajudam a aumentar essa ênfase. Não é surpreendente que os verbos "cantar" e "alegrar-se" sejam ouvidos continuamente na Sagrada Escritura neste domingo.
 
O Deus que dá alegria à minha juventude (Ad Deum qui laetificat juventutem meam)
     Ninguém se “alegra” como as crianças. Portanto, este seria um bom momento para voltar sua atenção para o maior presente de todo este Natal, Jesus.
     Se você tem filhos ou netos, sobrinhas ou sobrinhos, o Advento é o momento perfeito para trazer o foco de volta para o verdadeiro motivo da temporada.
     Ler uma história bem ilustrada do nascimento de Cristo em um lugar público pode ser uma verdadeira proclamação de sua fé. Acrescente a isso o canto dos hinos do Advento que usam os nomes de Jesus e Maria e você terá uma contra-revolução cultural fiel!
     Apenas algumas sugestões:
* Leve as crianças para decorar seu gramado e sua casa com foco no presépio.
* Certifique-se de dar o exemplo SEMPRE desejando aos outros um “Feliz Natal”. Vamos fazer de “Boas Festas” nada mais do que uma moda passageira.
* Use cartões de Natal adequados com o tema da Natividade
* Belas canções tradicionais de Natal para você aprender e cantar com a família e amigos:
* Contos de Natal centrados em Cristo para compartilhar com jovens e adultos:
 
Algumas reflexões finais
     São Paulo exortou os filipenses a se alegrarem porque “O Senhor está perto”. Essa mesma presença de Deus deve ser o nosso foco, porque isso nos ajudaria com as outras coisas que precisam ser mudadas em nossa vida pessoal e no mundo.
  O que nos traria alegria hoje? Fim do aborto? Certamente! Conversão em nossas casas e comunidades? Um novo espírito de devoção e solenidade na liturgia? Com certeza. Na verdade, a maior alegria da nossa época seria que Nossa Santíssima Mãe se tornasse verdadeiramente a Rainha de todos os corações, o cumprimento da promessa de Nossa Senhora de Fátima de que, “Finalmente, o Meu Imaculado Coração triunfará”.
     Vamos participar com alegria e confiança dessa promessa, especialmente neste domingo de Gaudete, sabendo que, assim como a promessa de Deus de um Salvador já foi cumprida há dois milênios, assim será o Reino de Maria!
 
Oração para acender a vela do terceiro advento
     Antes de acender a vela, reze: Ó Deus, regozijando, nos lembramos da promessa de seu Filho. Como a luz desta vela, Que a bênção de Cristo venha sobre nós, iluminando nosso caminho e nos guiando por sua verdade. Que Cristo, nosso Salvador, traga vida para as trevas de nosso mundo, e para nós enquanto esperamos por Sua vinda. Pedimos isso por Cristo nosso Senhor. Amém

Adicione a seguinte invocação:
TERCEIRA SEMANA:
Ó Chave de David, Jesus Cristo,
Os portões do céu se abrem ao seu comando,
Venha e deixe seu povo livre.

(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário