segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Beata Condessa Tagliapietra, Virgem – 1°. de novembro

     

     A Beata Condessa Tagliapietra é uma virgem veneziana que viveu entre os séculos XIV e XV, considerada beata pelo povo veneziano, embora não haja informações certas sobre sua figura.
     Ela nasceu em Veneza em 1288, em uma família nobre que viveu em Campo San Vio, filha de Pedro (ou Nicolau) e de Helena.
     Ela era uma jovem virtuosa, dedicada à oração e à penitência, que frequentava a igreja de São Mauricio, além do Grande Canal. Desde muito jovem ela fez voto de virgindade dedicando-se a numerosas obras de caridade e ao sufrágio das almas no Purgatório.
     A tradição relata que tinha numerosos dons místicos, incluindo êxtase. Também é relatado que ela assistia diariamente Missa na paróquia de São Mauricio cruzando o Grande Canal com a gôndola de seu pai.
     Ela encontrou clara oposição de seus pais ao seu pedido para entrar no convento, os quais queriam um casamento para sua filha. Como seus pais eram contra sua entrada no convento, proibiram os barqueiros atracados na costa de San Vio de transportá-la através do canal para que ela pudesse chegar à igreja de São Mauricio, onde ela conheceu um padre com quem "se entretinha em conversas espirituais".
     Há uma lenda popular que conta como Condessa milagrosamente conseguiu chegar à igreja, atravessando o canal caminhando sobre um véu de linho estendido sobre as águas.
     A jovem condessa que sempre se recusou a se casar, morreu em 1º de novembro de 1308, após uma longa doença, com apenas vinte anos de idade.
     As numerosas pessoas que se reuniram para seu funeral imediatamente começaram a chamá-la de beata. Além disso, as mães venezianas, referindo-se ao milagre que dizia respeito à jovem Condessa Tagliapietra, “costumavam fazer seus filhos sentarem-se no túmulo da beata, acreditando assim preservá-los do risco de afogamento nos canais da cidade de Veneza”.
     A Condessa Tagliapietra foi enterrada na igreja de San Vio, onde era lembrada e celebrada em 8 de setembro. Após a supressão daquela paróquia por Napoleão e a demolição da igreja em 1813, seus restos mortais foram transferidos para a sacristia da igreja de São Mauricio.
     Atualmente seus restos mortais estão localizados no vão sob o pequeno altar da sacristia na igreja de São Mauricio, reconstruída e consagrada em 1829, em Campo São Mauricio. Seu corpo esquelético e convenientemente vestido e coroado é preservado em um caixão de vidro.
     A beatificação da Condessa Tagliapietra nunca foi oficialmente reconhecida pela Santa Sé, embora o patriarcado veneziano aceitasse seu culto.
     Em 1765, o patriarca João Bragadin pediu ao Papa Clemente XIII o status oficial do culto da Condessa Tagliapietra, mas o pedido foi ignorado, enquanto o Cardeal Jacopo Monico, Patriarca veneziano de 1827 a 1851, suspendeu o seu culto, porque queria um esclarecimento minucioso sobre a personalidade da Beata Condessa Tagliapietra.
     A Bem-Aventurada Condessa Tagliapietra, além de ser lembrada na enciclopédia "Biblioteca Sanctorum" e em outros textos do século XIX, também é lembrada no volume "Santos e Bem-Aventurados Venezianos". A festa em sua memória era celebrada no aniversário de sua morte, em 1º de novembro.
 
Fonte: Mauro Bonato
http://www.santiebeati.it/dettaglio/98947

Nenhum comentário:

Postar um comentário